Direitos da pessoa com deficiência (parte 3)

Na terceira matéria desta série, o Vida Mais Livre traz informações sobre legislação e direitos sobre transportes coletivos, compra de carro adaptado e vagas de estacionamento.

Foto de uma plataforma elevatória de um ônibus público
Daniel Limas, da reportagem do Vida Mais Livre
 
Existem diversas leis que beneficiam as pessoas com deficiência, mas nem todos conhecem seus direitos. Nesta terceira reportagem sobre os direitos da pessoa com deficiência, a reportagem do Vida Mais Livre aborda a legislação sobre transportes coletivos, compra de carro adaptado e vagas de estacionamento.
 
Aproveite também para acompanhar as outras duas reportagens da série, que tratam dos seguintes assuntos:
 
Parte 1: leis sobre locais públicos, como cinemas, teatros, restaurantes, bares, hotéis etc.Site externo.
 
Parte 2: leis sobre cão-guia, calçadas e em instituições de ensino e de saúde.Site externo.
 
Caso você tenha dúvida sobre alguma legislação, envie um e-mail para redacao@vidamaislivre.com.br ou faça um comentário ao final do texto.
 
 
Em transportes coletivos
 
Em São Paulo, apesar da existência de várias leis que tratam sobre este tema, infelizmente, o transporte público adaptado às pessoas com deficiência ainda está longe do ideal.
 
Uma dica importante é ligar para 156 (Serviço de Informações da Prefeitura de São Paulo) e perguntar se há veículos adaptados na rota em que a pessoa com deficiência necessita de transporte. Pelo mesmo telefone, é possível agendar um horário para que o ônibus adaptado recolha a pessoa com deficiência num ponto de ônibus pré-determinado.
 
Outra sugestão é procurar o Serviço de Atendimento Especial (Atende)Site externo., prestado pela São Paulo Transportes (SPTrans)Site externo.. O Atende foi criado pelo decreto 36.071/96 com o objetivo de prestar um serviço de transporte porta a porta, gratuito, com regulamento próprio, às pessoas com deficiência física. O serviço prioriza pessoas que utilizem este transporte para a reabilitação, tratamento de saúde, educação.
 
Os usuários devem fazer um cadastro prévio e agendar suas viagens 15 dias antes do início de cada mês. O cadastro deve ser feito por meio de preenchimento de ficha disponível no site SPTrans (www.sptrans.com.brSite externo.) e mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone 156.
 
Leis:
- Constituição Federal, art.244.
- Leis Federais 10.098/00, 10.048/00, regulamentadas pelo Decreto 5.296/04.
- No âmbito do município de São Paulo, há a Lei 11.602/94, regulamentada pelo Decreto Municipal 36.071/96 (que teve o parágrafo 2º do artigo 5º alterado pelo Decreto 45.038/04).
 
Compra de carro adaptado
 
- IOF: ficam isentas de IOF as operações de financiamento para aquisição de automóveis de passageiros de fabricação nacional de até 127 HP de potência bruta (SAE). Para isso, é necessário que a deficiência física seja atestada pelo Departamento de Trânsito do Estado onde a pessoa resida em caráter permanente, cujo laudo de perícia médica especifique. Lei Federal 8.383/91 (no artigo 72, parágrafo IV).
 
- IPI: a isenção de IPI é garantida para esse público. Lei 8.989/95. Lei 10.754/03. Instrução Normativa SRF nº 607/2006.
 
- ICMS: a isenção é garantida para todas as saídas internas e interestaduais de veículo automotor novo com características específicas para ser dirigido por motorista portador de deficiência física, desde que as respectivas operações de saída sejam amparadas por isenção de IPI, nos termos da legislação federal vigente. O benefício previsto somente se aplica a veículo automotor novo cujo preço de venda ao consumidor sugerido pelo fabricante, incluídos os tributos incidentes, não seja superior a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais). A isenção será previamente reconhecida pelo fisco da unidade federada onde estiver domiciliado o interessado, mediante requerimento específico. Convênio ICMS 03, de 19 de janeiro de 2007, do Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ.
 
- IPVA: veículos especialmente adaptados, de propriedade de pessoas com deficiência física, estão isentos de IPVA. Lei estadual nº 6.606/89. Portaria CAT nº 56, de 21 de agosto de 1996, define critérios para a solicitação de isenção do imposto.
 
Vagas de estacionamento destinadas às pessoas com deficiência
 
Para a utilização das vagas demarcadas com o Símbolo Internacional de Acesso, as pessoas com deficiência são obrigadas a deixar em local visível no veículo o cartão Defis-DSV. Caso não estejam utilizando este cartão, serão multadas.
 
O cartão Defis-DSV pode ser adquirido no setor de Autorizações Especiais do DSV (DSV-AE), na rua Sumidouro, 740, em Pinheiros, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 11 3812-3281 ou 11 3816-3022, ou ainda via internetSite externo..
 
Os documentos necessários para a aquisição são: formulário de requerimento do cartão Defis-DSV; formulário de atestado médico que comprove a deficiência física ambulatória ou a mobilidade reduzida, contendo a respectiva indicação, de acordo com o Código Internacional de Doenças (CID); o carimbo, o CRM e a assinatura do médico, com data de emissão não superior a três meses; cópia simples da Carteira de Identidade (ou de documento equivalente) da pessoa com deficiência física ambulatória ou com mobilidade reduzida e do seu representante, quando for o caso. Este último deve apresentar cópia simples de documento comprovando ser representante da pessoa com deficiência física ou mobilidade reduzida. Portaria DSV/G. n.º 014/02, de abril de 2002.
 
Fonte: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São PauloSite externo.

Comentários

Enviado em 27/03/10 às 15h54

Alessandra Figueredo (alesfig@gmail.com):

Eu, deficiente física, venho manifestar a minha indignação das pessoas que não são deficientes, que tomam conta das vagas destinadas para tal público. Algo tem que ser feito, eu nao aguento ter a liberdade de ir e vir, mas nao ter acesso à essas vagas.

Enviado em 29/03/10 às 14h50

Laercio Almeida Junior (laercioaj@hotmail.com):

Foi muito útil conhecer estes direitos. Sou cadeirante e gostaria de receber em meu e-mail toda a matéria(todas as partes).Grato e parabéns pela iniciativa.

Enviado em 29/03/10 às 20h27

lucas (lucasradaelli@gmail.com):

sou deficiente visual. em Curitiba, onde moro, existe uma rota de ônibus chamada inter2. Nos horários de pico (infelizmente o horário que entro e saio da universidade), eu não sei como faria para entrar nesse lugar sozinho. Tenho uma grande sorte de um amigo pegar o mesmo ônibus que eu e no mesmo horário, do contrário não seria possível me aventurar nessa "viagem". Se quiserem, até tento tirar uma foto para ver a situação..... - me preocupo com isso desde já, porque em breve pretendo estar buscando um cão guia nos EUA, e não consigo imaginar como um cachorro entraria naquele transporte público. Alguns ônibus da rota nova possuem um espaço destinado para pessoas com deficiência visual com seus cães guia, que é uma espécie de banco que pode ser abaixado em frente a uma das portas de entrada. Me parece relativamente prático, a não ser que ocupa o mesmo espaço que um cadeirante ocuparia, impossibilitando que uma pessoa com cão guia e uma pessoa com cadeira de rodas usem o ônibus ao mesmo tempo satisfatoriamente. Espero que em um futuro breve todos os ônibus da rota que eu faço mudem para esse modelo de ônibus mais novo, com essa vaga para o deficiente visual e seu cão guia, e mais: - que as pessoas desçam do ônibus para eu entrar, porque realmente, em um dos trajetos (entre um ponto e outro) é impossível se locomover, ficamos realmente prensados contra a porta.

Enviado em 30/03/10 às 09h30

Daniel Limas (daniel@espiralinterativa.com):

Lucas, obrigado pela sua participação. Concordo com você. Se puder, por favor, tire uma foto, sim. Nós vamos ter uma seção Flagra para tratar desses assuntos... Abraço Daniel

Enviado em 09/04/10 às 01h03

Samuel Ayres (sonhoseu2005@hotmail.com):

Sou cadeirante, e gostaria de saber se já tem os onibus adaptados interestadual circulando.

Enviado em 13/04/10 às 16h25

José Maria (jmbonfim@bol.com.br):

Prezados...
Muitas vezes, para provar e ou solicitar algum direito, e devido ao preconceito temos que divulgar ao mundo inteiro através de um mega-fone que somos portadores de deficiência física, deixando você extremamente constrangido. Por favor, quero saber se existe uma identidade (RG) específica para a identificação do deficiente físico que seja válida em todo território nacional...se tiver onde solicitar. Abraços

Enviado em 28/05/10 às 23h24

solange aparecida bittencourt (solange201010@hotmail.com):

sou cadeirante a bastante tempo e posso dizer que não é nada fácil. As calçadas quando tem rampas, na maioria são inclinadas demais. A maioria dos lugares públicos não tem. Embora aqui no bairro que moro vários amigos colocaram.

Enviado em 23/11/10 às 23h46

Libi (libka17@yahoo.com.br):

Gostaria de saber porque os deficientes auditivos não possuem o benefício da isenção de impostos na compra de automóveis e no pagamento de IPVA?
Vi que a lei abrange,além dos físicos, os visuais, pessoas com sindrome de down, deficiência intelectual e esqueceram (ou é, aparentemente, preconceito) dos deficientes auditivos, já que eles possuem uma ótima memória visual, recurso usado para a leitura labial.
Conheço deficientes auditivos que são ótimos motoristas e cuidadosos na direção.
Eu também dirijo automóvel e sou cuidadosa, porém, só vejo gente desvairada rodando por ai, sem dar a mínima para os outros condutores, porque acham não vai acontecer nada com eles. É mole? Sem falar dos motociclistas que trafegam com imprudência nas ruas.Não é a toa que 4 coisas podem acontecer com as imprudências e imperícias: tetraplegia, paraplegia, amputação de algum membro, ou morte.
As pessoas brincam muito com a vida, é impressionante!
Quero que revisem a lei e também beneficie os deficientes auditivos.
Agradeço!

Enviado em 16/12/11 às 12h44

Cesar Luisi Canto (cesarlcanto@gmail.com):

O PNE tem direito a colocar o veiculo fora do rodizio em SP e de não pagar IPVA.

Enviado em 27/04/12 às 19h42

EDSON LEITE DOS SANTOS (mision.edson@hotmail.com):

EU EDSON LEITE DOS SANTOS , NÃO SABIA QUE OS DEFICIENTE FIZICOS PODERIAM ESTAIONAR NAS RUA PÚBLICAS, CLARO DESDE QUE TENHA O CARTÃO CEFIS-DSV, MAS COMO JA FOI COMENTADO EU JA VI MUITAS PESSOAS QUE NÃO SÃO DEFICIENTES TOMANDO ESTAS VAGAS,PERGUNTO EM HOSPITAIS PÚBLICO QUE COBRAM ESTACIONAMNETO QUE EU ACHO UM ABSURDO ISSO, PODE ESTACIONAR , SEM PAGAR???SERÁ QUE NÃO TEM LEI PARA O DEFICIENTE SER IZENTO DE PAGAR ESTACIONAMENTO EM HOSPITAIS, TANTO COMO PÚBLICO, COMO PARTICULAR E NOS DEMAIS ORGÃO PUBLICOS, PERGUNTO POÇO ESTACIONAR NA RUA SEM SER MULTADO? POR FAVOR ME ENVIE TODOS OS DIREITOS DO DEFICIENTE FIZICO NO MEU e-meil mision.edson@hotmail.com, porque ha muitos direitos que eu não sabia, espero obrigado!!!!!!!!!

Enviado em 19/06/12 às 21h53

Rodolpho Cardoso (rodolpho_space@yahoo.com.br):

Olá bom dia a todos, meu pai é deficiente fisíco e me pediu ajuda com uma coisa e estou aqui pedindo a de vocês pois não sei muito sobre o assunto!
Ele tem o cartão emitido pelo CONTRAM e parou em uma vaga de deficientes na cidade de Jacareí onde foi multado na mesma, ao reclamar com o agente de transito foi lê dito que la deficiente tem a vaga mais tem que pagar como todo mundo, e foi multado!
pois bem alguem sabe se existe lei que diz que deficiente não paga estacionamento?
Ou ele realmente esta errado e tem que pagar a multa!

Enviado em 22/06/12 às 16h27

sandra cristina barreto de lata (san_lara@hotmail.com):

Gostaria de saber como obter uma carteira de identificação de deficiente físico pois quando preciso entrar em cinemas museus tenho que mostrar que uso prótese na perna.Fico no aguardo,obrigado.

Enviado em 21/07/12 às 12h24

solano (solano_tico@hotmail.com):

Minha mãe também é deficiente auditivo assim como LIBI, libka17@yahoo.com.br, será que essa lei ainda continua igual em 2012?

e se a lei a abrange eu gostaria de saber quais são os procedimentos para a compra de automovel?

se alguém me responder eu agradeço


um abraço

Enviado em 29/07/12 às 08h27

Alexandre França de Barros (negro.xandy@gmail.com):

Bom sou deficiente fisico estou fazendo um curso de imformática, em uma instituição privada qual lei dar direito a não pagar a matricula e a mensalidade.Existe inseção nestes casos porque eles me receberam de braços abertos e agora estão me cobrando que tipo de cota me encaicho agradecido desde ja Alexandre.

Enviado em 08/08/12 às 21h30

José Carlos da Conceição (carloscriativo1@hotmail.com):

Sou deficiente físico,a minha deficiência e monoparesia o cid: 83.1.Quero saber se tenho direito as isenção dos impostos na compra de um carro zero.

Enviado em 21/08/12 às 07h50

Bailon (bailnjunior@gmail.com):

gostaria de saber se eu cadeirante tenho direito a não pagar tarifa de estacionamento em shopping e hospitais?

Enviado em 31/08/12 às 21h52

eleonir de olveira (eleoniroliveira@uol.com.br):

gostaria de saber porque nao liberam a insençao do ipva para deficientes nao condutores sendo que o deficientes depende totalmente do condutor para esta se locomover .deveria esta lei ser mais ser recohecida pelos nossos superiores.emais analisada. porque ja temos um custo muito alto com combustivel , mecanica , alimentaçoes, etc uma criança de 10 anas nao tem como dirigi poriço depemde dos pais.eu acho um abisurdo isso. sao deficientes tambem...

Enviado em 01/09/12 às 14h22

dina ramos carneiro (dinaramos105@hotmail.com):

olá me chamo diná ramos e tenho um companheiro q é portador de esquizofrenia e se trata na rede de saúde municipal, quero dizer q tenho enfrentado várias dificuldades pois lá não é oferecido nenhum suporte para momentos de crise, nenhum apoio psicológico nem para o paciente, nem para o familiar, não é oferecido nenhum aconselhamento, nem esclarecimento, nem orientação sobre direito do paciente, qdo procuro obter alguma orientação necessária não obtenho resposta alguma. Quero dar ao meu companheiro uma melhor qualidade de vida, longe dos manicomios(local em q ele já esteve internado por diversas vezes em longos períodos, antes de nos conhecermos) . Atualmente vivemos juntos há 9 anos, mas tenho enfrentado grandes dificuldades devido não só a doença dele em si, mas também por toda a falta de estrutura q acompanha o tratamento dele. Ele está constantemente delirando, tendo alucinações, alteração no comportamento apesar da medicação(carbamazepina,fenitoína,fenobarbital,haldol,prometazina), eu quero dar a ele a melhor condição de vida q ele puder ter dentro das possibilidades, como inclusão social e na familia, porém nao tenho conseguido. Para isso , preciso de estrutura como: atendimento médico eficaz, suporte para os momentos de crise, mais apoio e amparo por parte das autoridades. A realidade é q estas leis só estão nos papéis, mas na prática enfrentamos descaso, preconceito e abandono. Eu mesma já enfrentei situação de discriminação e preconceito quando meu marido teve um surto dentro do supermercado e eu cheguei a ser ameaçada e profundamente constrangida.

Enviado em 05/09/12 às 22h42

Solange de Fatima Silva (slg.ftm@hotmail.com):

Boa noite, sou deficiente auditiva bilateral, com surdez total no ouvido esquerdo e moderada no direito e faço uso deprotese no mesmo, eu gostaria de saber se tenho direito a tirar carteira de identificação para deficientes e se tenho onde devo ir, pois muitas
vezes tenho que ficar mostrando a protese para poder ir em filas para portadores muitas vezes e constrangedor, pois eu so entendo o que as pessoas falam se elas tiverem proximas e de frente para mim. Por favor se alguem puder mim ajudar ficarei muito grata.

Enviado em 22/09/12 às 16h00

angela maria viotto nobre soares (angelanobresoares@hotmail.com):

moro em são manuel est. de são paulo tenho a carteirinha dopasse especial mais tenho que pagar a passagem do circular já´procurei a procurei a promotoria que disse que a impreza está correta,que devo fazer para que meu direito seja respeitado.

Enviado em 24/09/12 às 22h39

maria dos remedios barbosa (mariaremedios11@hotmail.com):

sou mãe de um deficiente fisico que faz uso de cadeira de rodas. Quero comprar um carro adaptado para transporta-lo. Já tenho a carta de isenção do IPI da Receita Federal, mas gostaria de saber de alguem que ja fez essa compra e me passar o passo a passo.

Enviado em 25/09/12 às 13h56

silvana pedrozo (uhlmannpedrozo@hotmail.com):

Gostaria de saber porque os deficientes auditivos não possuem o benefício da isenção de impostos na compra de automóveis e no pagamento de IPVA?
Vi que a lei abrange,além dos físicos, os visuais, pessoas com sindrome de down, deficiência intelectual e esqueceram (ou é, aparentemente, preconceito) dos deficientes auditivos, já que eles possuem uma ótima memória visual, recurso usado para a leitura labial.
Conheço deficientes auditivos que são ótimos motoristas e cuidadosos na direção.
Eu também dirijo automóvel e sou cuidadosa, porém, só vejo gente desvairada rodando por ai, sem dar a mínima para os outros condutores, porque acham não vai acontecer nada com eles. É mole? Sem falar dos motociclistas que trafegam com imprudência nas ruas.Não é a toa que 4 coisas podem acontecer com as imprudências e imperícias: tetraplegia, paraplegia, amputação de algum membro, ou morte.
As pessoas brincam muito com a vida, é impressionante!
Quero que revisem a lei e também beneficie os deficientes auditivos.
Agradeço!

Enviado em 25/09/12 às 15h51

felipe luis (felipinhocantor@hotmail.com):

ola, boa tarde

Possuo uma deficiencia na minha mão esquerda que é de nascencia e tive paralisia facial com 4 anos de idade gostaria de saber se mesmo eu portando essas deficiencias´eu posso entrar em uma universidade

Enviado em 26/09/12 às 18h18

josé r. correa de medeiros (tio.correa@hotmail.com):

ola amigos, tenho uma filha de 11 anos que tem sindrome de down, quero saber quais os direitos que ela tem. e quais são as leis que ampara ela. aguardo respostas, um abraços a todos os especiais e que nos abençôe.

Enviado em 29/09/12 às 14h06

Ana Patrícia Martins (anapatricia1234@hotmail.com):

Tenho uma filha de 9 anos que está de cama há 06 anos devido uma falta de oxigenio por aspiração. Quais são os direitos dela com relação à CPFL e ao carro, pois comprei uma Zafira usada em nome dela, mas queria saber se ela tem direito de ficar isenta do IPVA. Agradeço.

Enviado em 15/10/12 às 21h22

Valdenice Fornaciari Ferrari (vf.ferrari@uol.com.br):

Tenho 68, sou cadeirante a 23, trabalho e preciso de vaga especial, 13.10.2012 Local rua Cunha Moreira 106, 9.45 horas Cidade de Itanhaém, Chovia, vaga D.F. ocupada como sempre por "NÃO" D.F., telefonei ao transito para ajudar-me. Veio a viatura, guarda indignado, ofendeu-me constrangiu-me e multou-me duas vezes "sem descer do carro". A turista dando risada e sem ser incomodada foi calmamente embora. Tenho testemunhas, placas etc. tudo anotado. Como ficamos ?

Enviado em 24/10/12 às 15h45

MIGUEL BATISTA EVANGELISTA (copol_miguelb@hotmail.com):

APURAR JUNTO A CAMARA DOS DEPUTADOS O PORQUE DA DEMORA PARA APROVAR O PLC 40/2010 OU 277/2005, SENDO QUE ESTE PLC FOI APROVADO NO SENADO FEDERAL EM 1BRIL DE 2012, E DESDE ENTÃO ESTA PARADO NA CAMARA FEDERAL.

Enviado em 27/10/12 às 02h01

AMAURI SIMOES (amauri.simoes@yahoo.com.br):

Quero manifestar minha indignação contra os politicos de campinas, contra a Prefeitura-Cps, contra o EMDEC(Só serve para arrecadar multas e deve levar uma comissão sobre o montante), sobre o estacionamento da Rodoviaria de Campinas, aonde ao estacionar o carro que fasso uso, tive que pagar normalmente o valor que aumenta e dobra a cada 5 minutos. Me diseram que a lei de acessibilidade e isenção de taxas para deficientes eles não aplicam pois lá não vale isso, e mais, dizsem que cumprem ordens da Prefeitura de Campinas e da Secretária de Transportes. Pra que serve a lei então? Cadê os promotores públicos nessas horas? Estão do lado dos safados que exploram deficientes, PPNes,PPDes, e etc? E meus direitos aonde estão? Já sei, no esgôto de Campinas e Região!! Bando de Safados Usurpadores que só ferram nossos direitos.

Enviado em 04/11/12 às 16h36

maria gedalva da silveira (maria.gedalva@hotmail.com):

Boa tarde!Quero saber se deficiente é insento de zona azul e em estacionamento particular, pois alguns municipios cobram e ou não. obrigada

Enviado em 05/11/12 às 18h13

larissa cardoso (larissacardoso.s2@hotmail.com):

tenho um sobrinho com sindrome down e quero saber como faço pra tirar um carro no nome dele ele tem 2 anos e se eu tenho desconto

Enviado em 05/11/12 às 21h14

Raione nascimento (raione_12@hotmail.com):

onde devo da entra quais documentos precisa na compra do veiculos minha minha mãe devido um cancer teve que tirar a mama precisso de orientação obg

Enviado em 07/11/12 às 11h41

niscéia de oliveira pontes (ponto_seg@hotmail.com):

Olá falo por minha filha, ela é cadeirante estuda em colégio particular desde o pré. em algumas matérias está como inclusão ( matemática, inglês e espanhol) o que realmente quero saber se ela tem direito a desconto em mensalidade e a rematricula mesmo porque ela não abrange a tudo

Enviado em 28/11/12 às 15h39

MARIA IZABEL RODRIGUES ALVES (BEST060562@HOTMAIL.COM):

USO A CADEIRA ADV POSTURALMENTE ESTOU OUTRA MAS, MEU PROBLEMA MAIOR E NELA E POR Ñ SABEREM SEGURAM DE QUALQUER MANEIRA,ESSES SÃO OS ATREVIDOS AINDA TEM AQUELES QUE ACHAM QUE Ñ TEM QUE SAIR NEM PARA AJUDAR,É PROBLEMA DO CADEIRANTE E DE QUEM QUISER AJUDAR.FAÇAM ALGO POR MIM!COM ISSO TUDO MINHA CADEIRA ESTA DESGASTADA E QUASE CAIO POR ESTA COM ROLAMENTO DEVIDO AS CALÇADAS E POR NÃO TER RAMPA NO PREDIO E MINHA CADEIRA ESTA COM PNEU BEM GASTA,E QUEBREI O FREIO DIREITO ,NO MOMENTO TENHO MAIS INSEGURANÇA.ESTOU FICANDO SEM CADEIRA, JÁ NÃO TRAVA DIREITO E CAIO NOS ÔNIBUS E NAS RUAS OS CARROS TIRAM FINO DA MINHA CADEIRA POIS NAS CALÇADAS Ñ POSSO ANDAR DEVIDO OS BURACOS E CADA VEZ DEVIDO O ESFORÇO AGRAVA MEU QUADRO,TIVE 4PNEUMONIAS E 4DERRAMES PLEURAIS,NO MOMENTO PASSO POR UMA INFECÇÃO PULMONAR, E NÃO DISPONHO DINHEIRO PARA COMPRAR A CADEIRA QUE A FISIOTERAPEUTA PASSOU,CADEIRA MONOBLOCO,M3,ME AJUDEM! DIAGNÓSTICO DO TRM (CISTO ARACNÓIDE) TENDO COMO SEGUNDA PARAPLEGIA NEURAL SECUNDÁRIA,LESÃO RAQUI MEDULAR. COM ESSA CADEIRA TEREI MAIS VENTILAÇÃO NAS COSTAS E QUEM SABE? A FAIXA NAS PERNAS É PORQUE, NÃO SINTO AS PERNAS E TENHO MUITOS ESPASMOS E MEUS PÉS CAEM SEM SENTIR E FICAM ARRASTANDO NO CHÃO, PODENDO AO SER ARRASTADO ATÉ QUEBRAR E EU NÃO SENTIR NADA ,SÓ ME DAREI CONTA QUANDO COMEÇAR A FICAR ROXO NO LOCAL E INCHADO. DESDE JÁ AGRADEÇO O QUE PODER FAZER POR MIM! A CADEIRA QUE PRECISO COM MUITA URGÊNCIA É , A M3 MONOBLOCO CADEIRA QUE VAI PODER MELHORAR A VENTILAÇÃO DOS PULMÕES ,POIS A CADEIRA QUE TENHO ADV ABAFA MUITO MEUS PULMÕES .ALÉM DE SER MAIS LEVE E FICAR MAIS FÁCIL DE MANUSEAR SOZINHA.ME AJUDEM POR FAVOR!ESTA SEMANA ESTAREI INDO NO HOSPITAL DA LAGOA PARA SER AVALIADA PELA NEUROLOGISTA,ELA TRATA LESÕES RAQUINI MEDULAR , ONDE FAREI VARIOS EXAMES COMO TC DO TORAX,RNM DE COLUNA TORÁCICA E LOMBAR DEVIDO A PARAPLEGIA NEURAL,COM RELATO DE PARAPLEGIA PROGRESSIVA,.ME TRATO NO SETOR DE PNEUMOLOGIA DO HOSPITAL HSE,VOLTANDO TAMBEM A CONSULTA ESTA SEMANA. NÃO TENHO CONTROLE SFINCTERIANOS,NECESSITANDO DO USO DE FRALDAS DESCARTÁVEIS CONTINUAMENTE ,CID10 G82.1 .FAZIA REABILITAÇÃO NA ABBR MAS TIVE ALTA HJ FAÇO MINHA REABILITAÇÃO NAS PRAÇAS .

HÁ ALGUMA POSSIBILIDADE DE AJUDA?SOU MARIA IZABEL , moro no rio de janeiro,SOU APOSENTADA E TENHO UM DISTURBIO NEUROLÓGICO, CAI DO SEGUNDO ANDAR DO MEU PRÉDIO E NA RESSONANCIA MOSTROU UM CISTO ARCNOIDE TORÁCICO FIS UMA CIRURGIA CHEGUEI A ANDAR POR POUCO MAS POR TER CAIDO NO HALL DE ENTRADA DO PRÉDIO SENTI UMA DOR INCONTROLÁVEL E PAREI DE ANDAR, FUI FAZER A REABILITAÇÃO NA ABBR E NADA ADIANTOU TIVE ALTA A 2 SEMANAS CONTINUO SEM ANDAR E APRESENTO UMA LESÃO RAQUI MEDULAR. NA ABBR SAI COM O LADO DE PARAPLEGIA ESPASTICA SEQUELA DE TRAUMATISMO MEDULAR POR QUEDA E COMPRESSÃO MEDULAR CRÔNICA .SUBMETIDA A LACTOMIA EM D4 D5 CID82.1.NA RESSONANCIA QUE FIS EM FEVEREIRO ESTÁ NO RELATO´RIO ,ALTERAÇÃO MORFOESTRUTURAL E NA INTENSIDADE DE SINAL DOS PLANOS MUSCULO ADIPOSO POSTERIORES DA REGIÃO DORSAL SUPERIOR RELACIONADOS AO PROCEDIMENTO PRÉVIO,ALTERAÇÕES DEGENERATIVAS NOS PLATÔS VERTEBRAIS APOSTO DE D6 -D7 ,REDUÇÃO NA ALTURA E NA INTENSIDADE DE SINAL EM T2 DO DISCO INVERTEBRAL DE D6 -D7 CORRESPONDENDO A DISCOPATIA DEGENERATIVA,PROTUSÕES DISCAIS POSTERIORES EM D5-D6 A D7-D8 MAIS EVIDENTE EM D6-D7 ,PROMOVENDO IDENTAÇÃO SOBRE A FACE VENTRAL DO SACO DURAL,LEVE ABAULAMENTO DA MEDULA DORSAL AO NÍVEL D4-D5 COM PEQUENOS FOCOS DE HIPERSINAL DE PERMEIO.RECENTEMENTE FIZ OUTRA RESSONÂNCIA DIA 22/10/2012 CONSTA DISCRETA REDUÇÃO DA ALTURA DE ALGUNS DISCOS INTERSOMÁTICOS DORSAIS MEDIOS ,OBSERVAMOS ÁREA FOCAL DE DISCRETA DISTORÇÃO DO CONTORNO POSTERIOR MEDULAR DORSAL NO PLANO D4, DE ASPECTOCIRCUNSCRITO ,COM SINAL PRESERVADO E SEM REALCE APÓS A INJEÇÃO DE CONTRASTE .O RESTANTE DA MEDULA SE APRESENTA DE CALIBRE E SINAL PRESERVADOS ,FORAMES NEURAIS AMPLOS.DISCRETA REDUÇÃO DA ALTURA DE ALGUNS DISCOS INTERSOMATICOS DORSAIS MÉDIOS.SEGUE ALGUMAS INFORMAÇÕES DESTE CISTO E PELO QUE MEU ME´DICO FALOU TEM INDÍCIO DE OUTROS CISTOS,GOSTARIA QUE ALGUÉM ME AJUDASSE SE INTERESSASSE E ME ESCLARECESSE SE POSSÍVEL O QUE VAI ACONTECER COMIGO ALÉM DE APRESENTAR PARAPLEGIA CRÔNICA? ME AJUDEM ESTOU PRECISANDO.TIVE 4 DERRAMES PLEURAI ,4PNEUMONIAS ,1INFEÇÃO PULMONAR A UM MES E 3MESES ,SINTO DORES HORRÍVEIS A CADEIRA QUE USO É ADV ,POSTURALMENTE MELHOREI MUITO ,MAS AGORA POR SER PESADA Ñ CONSIGO SUBIR RAMPA ,NEM IMPINAR A CADEIRA QUANDO NECESSÁRIA.Ñ SINTO AS PERNAS,TENHO INCONTINENCIA URINARIA E ME FOI COGITADA UMA CADEIRA M3 MONOBLOCO POR SER MAIS LEVE E Ñ ME CANSAR MUITO,MAS NO MOMENTO Ñ TENHO CONDIÇÕES DE COMPRAR UMA,Ñ SEI O QUE FAZER ,VIVO PEDINDO A TODOS UMA AJUDA E ND,TELEVISÃO ,RÁDIO ,PROGRAMAS QUE NEM RESPOSTAS ME DÃO,ME AJUDEM POR FAVOR!Marca: Ortomix
Modelo: ELITE TI Marca: Ortomix
Modelo: DINÂMICA NEW AJUSTÁVEL
Marca: Ortomix
Modelo: SW Estilo

DESDE JÁ AGRADEÇO ,MARIA IZABEL
TEL31641707 74364296
SE FOR O CASO PODEREI ENVIAR ALGUNS LAUDOS.

Enviado em 30/11/12 às 11h21

Erica Saraiva (erikasaraiva2@hotmail.com):

Olá bom dia!
A minha dúvida é a seguinte; Deficiêntes Físicos tem direito de entrar em shows antes dos portões abrirem? (Shows grandes, como por exemplo no Estadio do Morumbi, ou no Parque dos Atletas no Rio de Janeiro).
Desde já agradeço a atenção.
Abs,
Erica Saraiva

Enviado em 30/11/12 às 11h25

Elizabete assis (elizabeteassis2011@hotmail.com):

Olha tenho uma irmã que é deficiente fisíca e cadeirante, não pode frenquentar uma escola hoje ela tem 39 anos e procuro uma instituição onde ela possa fazer algumas atividades, porém essa instituição não existe muitas recebe o deficiente mental, mas cadeirante não por que ela necessita de ajuda para tudo ex: ir ao banheiro, nas higienes etc...
Tenho procurado um lugar que ela possa frentar todos os dias e não consigo encontra, a lei diz que o deficente tem direto á que a guias rebaixa,entrada no cinema com meia ou de graça, com estacimento isso é muito pouco diante das limitações que cada deficiente apresenta ou seja ,cada caso é um caso.
Se a lei diz que ela tem direitos onde estão e quem vai ser esse direito funcionar.
A instuição que faz algum tipo de atividade com pessoas portadoras de deficiencia, mais o maximo de atividade é um dia por semana, no caso da irmã ela faz dança de cadeira uma vez a semana no horario 14:00 as16:00.
Ai colocam uma camiseta no defienciente e escrevem inclusão social,quando na verdade estão é excluso da sociedade.

Enviado em 06/12/12 às 15h59

ARAIDES (araantunes@hotmail.com):

minha duvidá é a seguinte pessoa deficiente com o cartao pode parar em qualquer vaga que esteja especificando que é para deficientes especiais mesmo ele nao indo naquele estabelicimento e indo no estabelicimento ao lado e a unica vaga q tinha para deficientes era aquela

Enviado em 11/12/12 às 23h07

paulo gomes barbosa (paulosovictoria@gmail.com):

sou deficiente especial gostaria de saber se ha uma carteira especifa,e como adquiri-la pois tenho apenas 42 anos e aas pessoas nos jugam achando e criticando quando falo sobre a minha deficiencia ai sou obrigado a mostrar meus laudos medicos co n. da cid. pois duvidam da minha doença mesmo olhando o meu estado.muito obrigado.

Enviado em 14/12/12 às 02h50

Sergio Vicente Pedroso (serginho.vps@hotmail.com):

Olá..
Sou deficiente físico (cadeirante), qero ficar por dentro das leis, vcs tão de parabéns,.. desde já obrigado!!!

Enviado em 27/12/12 às 12h17

Alexandre dos Passos (alexandre.passos@carvalhoadvogados.com.br):

parabens pelo site muito util tira varias duvida.

Enviado em 29/12/12 às 18h59

cicero pinto de souza (cicero130499@yahoo.com.br):

Eu sou deficiente e quero saber como eu faço para ter acesso ao quanto de desconto eu tenho na compra de um carro no valor total de 42.000 mil reais,na % de IPI e ICMS.

Enviado em 01/01/13 às 11h04

RAQUEL (rapdesouza2008@hotmail.com):

tenho uma filha com deficiencia mental ,ela tem 25 anos somente eu cuido dela tenho td documentaçao sb a doença dela,ela e gorda enfim forte tem dificuldade d andar percussos longos e fica mt dificil para mim,e verdade que eu nao teria condiçoes d pagar um carro sozinha mas o avo se dispois a ajdar devido as nossas dificuldades,ela ja e iterditada por mim na justiça,posso adquirir o direito dos desconto do carro para o avo pagar sem nos perdemos o direito do beneficio que ela recebe por favor preciso mt desta orientaçâo d vc urgente obrigado.

Enviado em 01/01/13 às 21h03

Solange Barcelos (solraios@hotmail.com):

Sou deficiente física e para conseguir minha CNH tive que abrir mão da isenção dos impostos, comprando um carro usado, pois as auto escolas não oferecem veículo adaptado. O pior é que após quase um ano de luta para conseguir a CNH, passei nas provas teóricas e de direção, agora o detran de Gov. Valadares me informou que minha permissão leva ins 90 dias para chegar, enquanto das outras pessoas leva uns 20 dias. Estou indignada, alguem por favor poderia me ajudar, pois por conta disso terei que pagar o IPVA do carro,pois não tenho como apresentar a cópia da habilitação.Isso é uma discriminação

Enviado em 03/01/13 às 01h11

Rosaemaria ap. Silva (Rosimaria@hagoo.com):

Moro em cruzila mg. Sou cadeirante. Fiz varios concusos da prefeitura e nao conseguir um trabalho. Sera porgue sou cadeirante? Como lutar pelos anos perdidos e reçeber por eles?

Enviado em 03/01/13 às 15h49

Everaldo Antonio Martins (everaldoantoniom@bol.com.br):

Sou deficiente auditivo gostaria de saber se existe alguma entidade que nos defende. como faço para comprar carro com inseção de IPI e icms, uso protese nos dois ouvido.

Enviado em 06/01/13 às 13h10

valmi onorato (valmisilva1054@hotmail.com):

olá, sou deficiente fisico perdi parte da perna esquerda bem no-meio da coxa e recebo salario minimo gostaria de saber se tem alguma lei para revisão deste quantia,e tanbem estou comprando uma casa pela caixa quero saber se tenho algum direito como redução de impostos sobre este imovel como exsemplo a documentação da pela prefeitura como itbi e outros poderão ser isentos e outros tipos de impostos agradeço se alguem venha mim responder obrigado.

Enviado em 25/01/13 às 21h21

Paula C. D. Ribeiro (Paulacdr@hotmail.com):

Boa noite, gostaria de saber se existe algum cartao de identificacao p deficiente alem do defis, pois tenho tres cirurgias na coluna e fiquei c sequela na perna esquerfa, nao aguento ficar em pe por muito tempo nem sentada, e quando peco prs passar na frente tenho que mostrar meu corte. Ando com o cartao defis, mas algund lugares nao e aceito
Preciso de um outro tipo de identificacao pra ser respeitada. Aguardo uma respota.

Enviado em 28/01/13 às 17h45

simone de fátima (simonebile@hotmail.com):

Sou defiente auditiva bilateral e faço o uso de prótese nos dois ouvidos,tenho cnh especial sem fazer uso de carro adptado ,quero saber se tenho direito de comprar carro com desconto e insenção de ipi e icm...agradeço desde já ..me respondem por favor!!!

Enviado em 02/02/13 às 10h35

valdinei de jesus (valdineivjs@hotmail.com):

dr jonasdonizete muito obrigado por olhar por nois eu sou deficiente nao compre o carro ainda mais si deus quiser vou consigui o meu desejo tudo de bom para o senhor e sua familia mor em coxim mato grosso do sul vou compartilha com todos meu amigos essa bençao que o senhor seta dando para nois.

Enviado em 06/02/13 às 11h14

jussara lopes (jus-sara23@hotmail.com):

Gostaria de saber se o cadeirante com deficiência física tem que ficar em espera para o atendimento médico ou mesmo fazer algum tipo de exame, pois meu pai é cadeirante e sempre que temos que levá-lo ao médico temos que ficar esperando pois a maioria só atende por ordem de chegada, tivemos até que mudar de um médico porque ela só atendia a partir das 16 horas mas todas as vezes que a gente ia levá-lo, ela só começava o atendimento às 18 horas e saíamos lá pela 22 horas. Agradeço e espero uma resposta se for possível.

Enviado em 18/02/13 às 21h24

Inez Leite Goes (inezgoes@hotmail.com):

Gostaria de saber se tenho direito a a carteirinha para vaga de estacionamento para pessoas com deficiência,pois tenho mobilidade rereduzida com CID :m17,m54.5,m54.3,m51.0 / agradeço desde já . obrigada!

Enviado em 20/02/13 às 19h00

Douglair Anequini (douglairanequini@yahoo.com.br):

Olá!!!, sou do interior do estado de SP, tenho algumas duvidas, sendo:1. Quando e de que forma comprovar que o individuo é considerado deficiente, por ex: minha filha tem ausência de 2 dedos da mão direita, dos 3 restantes 2 nasceram unidos, sendo separados por cirurgia, Ela é uma deficiente física? 2. Muitos dos direitos comentados são p/o município de SP, e a nível estadual/federal, quais são os direitos, onde pesquisar?......obrigado!!!!

Enviado em 21/02/13 às 03h41

MARIA LUCIA GONÇALVES (marylucy.aspas@gmail.com):

Boa noite, preciso de uma ajuda pois não sei como devo me enterar sobre este assunto, estou com um tio com 67anos, que é deficiente fisíco e visual que necessita de ajuda pois quando jovem tinha uma vida ativa e hoje está tentando se habituar com o novo. Por onde preciso começar, preciso do passo a passo. Hoje ele quer conhecer pessoas com as mesmas deficiencias dele, pois só assim poderá interagir e conhece-lo melhor. Interagir com a família e se entendido,hoje ele tem muita vontade de viver cada momento de sua vida. Ele sempre diz que não perdeu nada e sim ganhou um novo motivo para viver. Moramos no Município de Duque de Caxias ( baixada fluminense).

Enviado em 25/02/13 às 12h55

Neriana Amaral Rodrigues (nerianaamaral@uol.com.br):

Eu faço parte de uma entidade filantrópica para pessoas com deficiência, APONESO(associação dos portadores de necessidades especiais do município de Osório) O que eu pude notar até agora, além de muitas vezes o descaso do governo, das empresas e da sociedade em si, foi justamente o desinteresse dos próprios deficientes. Trabalho na diretoria da entidade, já fui presidente, desenvolvo dentro da entidade, trabalhos sociais, ajudando pessoas carentes, isso porque os deficientes recusam ajuda e também a negam. Eu sou cadeirante e preciso de sugestões de outras pessoas com deficiência, para que a minha Associação possa crescer e fazer um trabalho ainda melhor. Um abraço!

Enviado em 01/03/13 às 13h14

joao fransico padilha (joaofpadilha2@hotmail.com):

eu sou de bacurituba quero cabe poque não teme nada aqui

Enviado em 10/03/13 às 20h22

marcos (marcos1605@gmail.com):

comprei um carro usado pois tenho uma filha de 1 anos e 3 meses com sindrome de down, pois sempre tenho que ficar levando para o hospital e outros locais, não sabia dos descontos que ela tem direito. Eu gostaria de saber se eu tenho direito de isenção do ipva e como faria para tal. aguardo a resposta e desde ja venho agradecer pela ajuda

Enviado em 10/03/13 às 21h22

maria do socorro (mariacosta.costa455@gmail.com):

teho um filho especial de 32 anos de idade, eu tenho 50 anos, pago aluguel, meu filho tem um beneficio do INSS de um salario minimo, não tenho com quem deixa-lo pra trabalhar, meu aluguel é 500 reais como que eu faço pra viver? estou desesperada minha filha casou e foi embora,e agora será que eu posso pedir minha aposentadoria pra cuidar dele? tenho só uns 16 anos de contribuição será que consigo essa aposentadoria?

Enviado em 13/03/13 às 16h37

marcio gomes nogueira (marcio.g.nogueira@hotmail.com):

gostaria receber informações dos direitos exclusivos para ostomizados.

Enviado em 15/03/13 às 09h12

claudia martins (cadrianacm@hotmail.com):

sou deficiente física fui no ver os meus direito para comprar um carro porque tenho que provar que tenho capital para pager o carro se vou fase parcelado nao entendi pode me explicar obrigado

Enviado em 17/03/13 às 10h56

Marly dos santos Aguiar (marlyvidaaguiar@hotmail.com):

Boam dia,por favor estou precisando de uma orientação, eu tenho a curatela definitiva da minha irmãzinha que tem Síndrome de Down. Cuido dela desde a mortes dos meus pais, como eu pago unimed nacional a amais de 16 anos, eu gostaria de saber se ela tem direito de ser dependente de 100% desconto no meu plano de saúde?
Por favor, me de orientação. diz que ela tem muitos direitos em muitas coisas,até desconto na energia elétrica. Alguém pode me ajudar. desde já agradeço, é aguardo retorno.
Obrigada.
Marly

Enviado em 18/03/13 às 13h39

edinalva jorge (EDINALVAJORGE@YAHOO.com.br):

como conseguir videos para meios de locomocao dos deficientes. sem constrangi-los.

Enviado em 27/03/13 às 17h21

Mirella Castro (drmirela@uol.com.br):

Tenho uma deficiência física, necessitando dirigir com o acelerador do lado direito.
Tenho o cartão defis, entretanto, na cidade onde passo a maior parte da semana, em Espírito Santo do PInhal, estado de SP, qualquer pessoa para nas vagas para deficientes, sem ser e logo, sem ter o cartão.
Ninguem aqui, vê isso e ninguém se importa.

Enviado em 31/03/13 às 23h43

Antonio Alberto (aalbertogomes@bol.com.br):

Olá a todos. tenho uma filha de 1 ano e sete meses, com síndrome de down, não recebo nenhum benefício.
Gostaria de uma orientação.
Eu e minha esposa somos professores e temos renda mior que 3 salários mínimos, fato que nos elimina de qualquer benefício público.
Só quem tem que sabe os custos de uma pessoa com necessidades especiais.
aquardo contato.

Enviado em 02/04/13 às 13h17

Marinaldo Almeida (marinaldo1948@hotmail.com):

Sou portador de esclerose lateral amiotrofica (ELA)estou precisando de um aparelho BIPAP, este aparelho ajuda na respiração. Gostaria de saber se tenho direito de um fornecido pelo governo sem custo.como proceder? Fico grato pele resposta

Enviado em 05/04/13 às 00h50

Rosemeire Lescova (roselescova@gmail.com):

sou P.N.E e gostaria de saber se existe algum tipo de documento como um RG que identifique a nossa deficiencia para ser apresentado em locais como cinema,filas preferenciais e outros locais,pois outro dia no cinema a recepcionista me pediu um rg de identificaçao e eu so tinha a carteirinha de onibus e ela disse que no poupa tempo eles emitiam o tal documento mas procurei em 2 poupa tempos e ninguem soube me informar a existencia desse documento,ele existe ou nao? se nao porque o governo nao cria um RG especial onde teria tds os dados ,o numero do CID,se `aposentado por essa deficiencia,e que valeria até pra renovarmos as carteirinhas de onibus,isso ajudaria a diminuir a burocracia as filas e o tempo para renovar esses documentos.aguardo a resposta,obrigada

Enviado em 19/04/13 às 13h14

cesar (cesar.souza@hotmail.com):

olaa, me informaram que deficientes físico, existe uma carteirinha, que não pagam para entrar em festas, clubes etc, gostaria de saber se existe mesmo esta carteirinha, e se existe mesmo esta lei, e onde conseguir esta carteirinha!!!
grato desde ja.

Enviado em 26/04/13 às 11h20

Simone Yumi (monao5syt@hotmail.com):

Olá! Gostaria de saber quais os direitos além da isenção na aquisição de veículos eu possuo pelo fato de ter amputação de mão a nível de punho. Direito as vagas para estacionamento sei que não mas em relação a meia entrada ou filas? Obrigada. Tenho a sensação de que Sou e não sou portadora de necessidades ao mesmo tempo pois apesar de limitações devido à amputação meus direitos são mais restritos. Sou de Londrina- Paraná

Enviado em 26/04/13 às 20h53

severino joao da silva (severinojoao10@hotmail.com):

ola boa noite sou cadeirante, funcionario municipal, artesao em madeira sou funcionario municipal desde 1994, na epoca fiz o concurso pra proferssor de artes nao tenho faculdade so o primeiro grau completo, hoje vejo que nao sou valorizado, pois o que eu recebo e um salario minimo, e vejo que a secretaria de educaçao nao mim valorizado como deveria no entanto no meu contra cheque estar como professr e porque o municipio nao mim ver hoje como um professor de artes? gostaria de sabe o que devo fazer e se eu tenho o mesmo direito que os outros professores tem em salario? o sindicato nunca buscou uma soluçao pra mim ajudar nessa situaçao, a coisa e tao seria que eu mim afastei do sindicato e nao sei a quem buscar essa ajuda! mim ajude o que a lei diz sobre minha situaçao?

Enviado em 30/04/13 às 01h03

francisco cacilon (adefizon@gmail.com):

eu sou cadeirante, existe uma lei, que me garante pegar e descer do ônibus, fora da parda de ônibus. obrigado espero sua resposta.

Enviado em 02/05/13 às 15h09

francisco antonio (daca2013@hotmail.com):

olá sou deficiente fisico, posso compra um carro poupando somente com um salario minimo sem correr risco de perder meu beneficio? obrigado aguardo sua resposta.

Enviado em 05/05/13 às 12h54

Marinaldo Lima de Sousa (marinaldols.1@gmail.com):

Boa tarde,sou portador de deficiência física e paciente continuo de saúde mental do SUS, desde 19/05/1994. Conforme receita médica que possuo daquele período.Quando pela primeira vez dei entrada no PS.Crise de epilepsia, onde anos mais tarde surgiu a depressão,síndrome do panico. Recentemente foi diagnosticada como sendo(eu)portador esquizofrenia vivo a base de ante-depressivos e o fenobarbital. Gostaria de saber, se por estar a um longo período de tratamento um paciente nas minhas condições tem direito a usufruir de benefícios do INSS. Só pra ressaltar vivo bem, trabalho atualmente e acredite ou não, sou o deficiente/paciente mais feliz sortudo de todo o universo, pois conto com a orientação e proteção divina que me fez doente pra eu ver como é importante respeitar e receber orientação direta dos profissionais da área da saúde. Hoje vivo dias felizes mas cheio de alegria e gratidão. Agradeço Proteção que recebi até agora.


Muito obrigado!!

Enviado em 10/05/13 às 17h00

gisela (giselahubert08@hotmail.com):

Morro em Rolandia pr, e sou cadeirante tive a polio aos 5 anos de idade e gostaria de saber se o laudo medico pericial eh do Detran de Londrina. Grato pela atenção.

Enviado em 15/05/13 às 14h54

cintia maciel (darckpaty@hotmail.Com):

tenho uma deficiencia em meu pe,pois perdir um dedo e tenho uma grande sequela !tenho direito de receber alqum beneficio? com posso fazer!

Enviado em 16/05/13 às 09h19

angela (an.rodri@bol.com.br):

Moro em São Paulo e sofri um acidente no qual fraturei meu cotovelo esquerdo e perdi 50%da mobilidade no braço gostaria de saber quais os meus direitos e como faço para ter esses direitos reconheçidos

Enviado em 16/05/13 às 14h29

marcos (marcoscacoodara@hotmail.com):

cuido de um cadeirante a quase 4 anos q sofre com uma fistula anal sempre que o acompanho a seu medico diz q tem prioridade mas nunca e chamado para fazer a tal cirugia , gostari de receber um imail na finalidade de saber que possso fazer dentro da lei para resolver essse problema pois alem dele ter q permanescer sentado tem vezes q permanese deitado por uma ou duas semanas com dores segresoes e sangramentos , obrigado

Enviado em 22/05/13 às 09h11

iara barros (iarateixeiraiara@hotmail.com):

minha filha tem 8 anos e ficou paraplegica ha um ano e hoje eu consigo ter noção do que um deficiente passa e muito descaso gostaria de me manter informada sobre os direitos dela como por exemplo direitos nos estudos pois quero muito que ela faça faculdade ou cursos e etc... obrigada

Enviado em 23/05/13 às 13h19

erica sousa vieira (ericaslv@hotmail.com):

boa tarde a todos, bom tenho uma filha com deficiencia e gostaria de saber se na compra do carro , se ele tem tambem o direito de nao adiquiri o juros do carro? espero pela resposta fico grata!

Enviado em 24/05/13 às 21h50

leila rodrigues (leila.family@hotmail.com):

ola gostei muito desse sait ,pois nos trazem informaçoes importante sobre deficiencia,tenho uma filha autista,e por isso nao posso trabalhar fora,eu trabalhava de carteira assinada antes de te la,hoje vivo em funçao dela pois ela e´totalmente dependente de mim

Enviado em 25/05/13 às 17h07

ROSANI (DELLAVOLPI@HOTMAIL.COM):

Gostaria de saber como obter uma carteira de identificação de deficiente físico pois quando preciso entrar em cinemas museus tenho que mostrar que uso prótese no joelho.Fico no aguardo,obrigado.

Enviado em 29/05/13 às 18h43

rosane santana (zane.santana29@gmail.com):

sou deficiente e acho q p subir n onibus e muito alto poderia ser mais baixo isso ia ajudar bastante. obrigada

Enviado em 31/05/13 às 18h40

Ana Helena (anahele@gmail.com):

Boa noite
Meu filho perdeu parte da mão em uma serra circular, perdeu o polegar e o indicador, o dedo medio foi reimplantado, mas não responde aos movimentos. Parte de cima das mão os nervos e tendões e ossos foram comprometidos, foi reimplanto o indicador no lugar do polegar, mas houve rejeição, esta internado no centro especializado de Ribeirão Preto, muito bem assistido. Mas gostaria de saber se existe algum tipo de prótese ou luva para que ele tenho movimentos da mão, como dirigir, voltar a academia, utilizar talheres, etc... Ele tem 21 anos e foi na mão esquerda, mas ele é destro, Graças a Deus.... Por favor me ajudem. Agradeço. Ana

Enviado em 04/06/13 às 03h03

Rubio (rubioyamada@hotmail.com):

Bem sou esquizofrenico, tive algumas crises e descobri faz 6 meses,tenho 28 anos, quais os beneficios que tenho direito? como devo proceder? quero cursar uma universidade publica, tenho direito a cota de pessoas deficientes?

Enviado em 08/06/13 às 00h29

Tayane (tayanegonca@yahoo.com.br):

Por gentileza, sou deficiente e moro no Rio de Janeiro, quero fazer o cartão DEFIS, COMO FAÇO PARA FAZE-LO SEM TER QUE IR Á SÃO PAULO?

Enviado em 10/06/13 às 20h30

Edson Paes de Oliveira (edson.epo@gemail.com):

Gostaria de saber se posso viajar gratuito em ônibus estaduais, sou deficiente físico e como faço para conseguir carteira de deficiente.

Enviado em 11/06/13 às 16h07

geovan henrique ramos (geovan_2006@hotmail.com):

Eu sou paraplegico da cintura para baixo, mas movimento os abraços normalmente, mas eu faço emodialise mas tem vezes que eu passo mal, mas então quem vai dirigir o carro vai ser meu irmão, tem algum problema se o carro sair no meu nome e meu irmão dirigir o carro pra levar eu aonde eu quiser?
E quais documento eu preciso para esse carro sair no meu nome e ter os desconto que eu tenho de direito? E quais são esses desconto? OBRIGADO.

Enviado em 12/06/13 às 16h00

ewersom (alvesewerson@gmail.com):

Tenho pinos na coluna, mas consigo ter uma vida normal. Os direitos aplicados a um deficiente se aplica a mim

Enviado em 20/06/13 às 15h22

APARECIDA GOMES DA SILVA (cidagomessilva2009@hotmail.com):

SOU DEFICIENTE FISICA, GOSTARIA DE SABER SE MINHA FILHA DE 16 ANOS PODE TIRAR HABILITAÇÃO PRA DIRIGIR PRA MIM.....POR FAVOR ME RESPONDA O MAIS RAPIDO POSSIVEL...OBRIGADA

Enviado em 21/06/13 às 12h29

vanessa (eclosaoparabrisas@hotmail.com):

gostaria de saber qual o valor da ajuda de custo para tratamento fora do domicílio no DF para deficientes auditivos.

Enviado em 24/06/13 às 11h53

fabiana de melo barres (fabianabarres@gmail.com):

gostaria de saber se eu tenho que fazer tudo que uma pessoa normal faz no emprego mesmo eu entrando na vaga de deiciente fisico

Enviado em 24/06/13 às 17h33

Gisele (gi.f.azevedo@gmail.com):

Gostaria de deixar o meu e-mail para receber informações sobre direitos que portadores de necessidades especiais.Tenho uma afilhada que tem retardo mental seguido de epilepsia de difícil controle e característica de autismo.

Enviado em 25/06/13 às 01h20

rosemere (rosescyrino@hotmail.com):

gostaria de saber se em Espirito Santo do Pinhal tem um disk depressão ou NA para atendimento desses pacientes pois tem pacientes que liga para os pronto socorro, bombeiro, policia, etc, para desabafar, quer atenção via fone. Se existe por favor mande para mim é urgente, antecipadamente obrigada

Enviado em 25/06/13 às 13h05

Rosana p cmargo fernandes (Jeparol@ig.com.br):

Tenho uma filha de 14 anos ela e acamada e usa oxigenio e ventilacao mecanica, para traza la para casa me marido teve que comprar o bipapi,gostaria de saber se tem como eles me resarcir o aparelho por favor gostaria de saber tambem que direitos ela tem pois eu cuido dela em casa, desde ja agradeco.

Enviado em 25/06/13 às 15h24

DARCY PAULIQUE (dppaulique@hotmail.com):

sou deficiente fisica minha carteira hab obs: RESTRIÇÃO A;C;G , TIVE QUE VENDER MEU CARRO,POIS NÃO PODIA MAIS DIRIGIR, QUAL O PROCEDIMENTO PARA COMPRAR UM VEICULO,POIS NÃO POSSO FICAR COMO ESTOU A PÉ S/ PODER ANDAR TENHO MINHAS LIMITAÇÕES.
AQUI NA MINHA CIDADE NÃO TEM DEPARTAMENTO PARA INFORMAÇÃO.A CIDADE É FERNANDOPOLIS SP,É PEQUENA FICA 120 KM DE SÃO JOSE RIO PRETO, SE FOR POSSIVEL ENVIE TODAS INFORMAÇÃO , DESC, FINANCIAMENTO POIS NÃO SEI QUASE NADA GOSTARI A DE INFORMAÇAO. DESDE JA OBRIGADA. DARCY

Enviado em 28/06/13 às 11h36

GERSON (gerson.figueiredo70@gmail.com):

BOM-DIA sou deficiente eu gostaria de saber os direitos que tenho gratuidade meu carro ja e adaptado freio manual minha perna direita nao tenho forsa pra brecar poriço o detran autorizor a conduzir veiculo automatico ou adaptado na minha necesidade eu tanbem perdi um centimetro da perna meu problema e o acidente que tive no ano 2009 no meu femo d eu nao ando sen usso de 1par muletas vcs podem me dizer os direitos que tenho obs.eu ja tenho passe de onibus e de estacionamentos eu tenho direito mas alquns como pedagio ou de entrada no cinema ou de aviao ou interesdadual me responda E-MAIL e que deus abencoe sempre moro em d de caxias rj?

Enviado em 06/07/13 às 13h29

wanderley vieira (wanderleyvieira@ibest.com.br):

Boa tarde sou portador de poliomielite e gostaria de saber se tenho direito bolsa de estudo em faculdade com algum desconto nas mensalidades.

Enviado em 08/07/13 às 15h12

camila (camila.df@hotmail.com):

Gostaria de saber como obter uma carteira de identificação de deficiente físico.

Enviado em 13/07/13 às 19h52

Deusdésio Vivaldo da Silva (desio_sat@hotmail.com):

Bom dia, meu nome é Deusdésio, tenho atualmente 43 anos de idade, em 1991, no dia 05 de Agosto passei por processo cirúrgico, fui operado de HIDROCEFALIA – III VENTRÍCULO, na qual perdi a minha visão do olho esquerdo, me adaptei a contento, só que somente fui ser reconhecido como portador de necessidades especiais agora em Novembro/2012, dia 05 de Agosto / 2013, completaram-se 21 anos de minha cirurgia, ou seja desde então não enxergo da vista esquerda, gostaria de saber como faço para conseguir direitos para compras de carros, passes livres inter-estaduais, enfim direitos como (PNE) portador de necessidades especiais, pois demorei tanto para conseguir este direito, pois somente com a Hidrocefalia, não conseguiria, e somente com a visão Monocular também não, então juntaram as duas (A VISÃO E A HIDROCEFALIA) foi então que consegui o direito como portador de necessidades, gostaria que me enviassem alguma coisa, relatando os direitos que me cabem como portador, ficaria muito grato pois desde 1988 que sou habilitado, sou um ótimo motorista, sou ótimo datilógrafo, sou fluente em inglês enfim tenho várias qualidades, somente me falta esta o direito de usufluir de benefícios que me cabem como portador de necessidades especiais, até para arrumar um emprego está difícil para mim, sempre trabalhei em escritório com faturamento, contas corrente, baixas e entradas de títulos, telex, fax, planílias do Excel, Word, enfim sou bom em digitação, gosto do que faço, somente me falta oportunidade para poder mostrar minhas qualificações.

SIMPLES DESABAFO

Muitíssimo obrigado, fico no aguardo de um possível contato por e-mail

Enviado em 17/07/13 às 12h56

Tatiane viegas (tativiegas@hotmail.com):

Olaboa tarde!!!Gostar de saber como faço para tirar ipva,pois tenho um filho especial,sindrome de donw(q.90)e deficiencia auditiva(h.90)nao sei como devo fazer e aonde devo ir,se puder me ajuadr agradeço e fico aguardando a resposta... telef.(011)2086-2924,96518-2124oi.

Enviado em 30/07/13 às 17h07

Maria Rita Almeida Sampaio (ceni_samp@yahoo.com.br):

Sou deficiente físico do braço esquerdo. Nasci assim. Meu médico disse que posso me identificar como deficiente e gosar de todos os direitos legais. Como fazer?

Enviado em 04/08/13 às 18h59

Edgard Ferrari (vf.ferrari@uol.com.br):

Cadeirante Neurológico, eterno sofredor. Desamparado depende apenas da família. Cadeira de roda e banho caríssimas e inseguras. Porque o governo não fiscaliza as isenções e da atenção para que não faltem cadeiras e peças de reposição a preços de custo ?

Enviado em 05/08/13 às 16h05

Maria das graças ferreira campos:

O QUE TENHO A PERGUNTAR E SE MINHA ESPOSA PODE CONPRAR UMA CASA PELA CAIXA ECONOMICA FEDERAL ATE PORQUE ELA CONPROU UM CARRO NO SEU NOME A POUCO TENPO E POSIVEL SE POSIVEL POR GENTILEZA NOS RETORNE FICAMOS GRATOS .NAO TEMOS E-MAIL TEMOS FONE 062 3289 8393.

Enviado em 07/08/13 às 16h17

Laura (Lalalinda596@hotmail.com):

As leis criadas sao otimas mas seria muito bom se elas fossem respeitadas. As causadas daqui sao altas e na maioria das vezes nao possuem rampas. Muitos cadeirantes desistem de ir de onibus pq o onibus esta quebrado ou o motorista nao sabe mecher no aarelho....assim nao da. Isso precisa mudar.



Enviado em 07/08/13 às 18h19

l otario henrique haller (lotariohaller@gmail.com):

sou deficiente auditivo parcial acentuado nos 2 ouvidos, portanto vejo que não tenho direito a adquirir um automovel com redução do ipi e outras vantagem comforme outros deficientes tem, e tambem gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria por deficiente pela nova lei que foi aprovada pela presidenta dilma mesmo que não consta na carteira como deficiente fisico, aguardo resposta, obrigado

Enviado em 13/08/13 às 22h34

jorzenita martins da cruz (nita.geny@hotmail.com):

minha filha e portadoura da sindrome de Rett gostaria de saber si eu poço comprar um carro no nome dela. pois ela nao anda, e nei fala totalmente dependente, nao tem como eu sair de casa e nei mesmo dar um passeio com ela, pois e muito pesada e eu nao cnssigo carrega-la ela tem algum direito mim reponde por favor atenciosamente NITA eu sou a mae dela obrigada

Enviado em 14/08/13 às 11h14

Edson Chibotti (chibotti.premium@globo.com):

Gostaria de saber como obter uma carteira de identificação de deficiente físico pois quando preciso entrar em cinemas, bancos, museus, tenho que mostrar que uso prótese na perna.Fico no aguardo,obrigado.

Enviado em 15/08/13 às 11h00

Edilma (biblioenfa@hotmail.com):

Tive poliomielite quando criança, mas como ando sem apaio e quase ninguém nota ,achava que não era deficiente físico, embora tenho dificuldade para subir em escada, não tenho força na perna direita me considerava normal.Fui ao ortopedista e fiz um exame com o neurologista Eletroneuromiografia, que confirmou as sequelas da poliomelite.CID B91 posso fazer concurso para deficiente fisico?

Enviado em 16/08/13 às 09h15

ana paula de souza cunha (paulasouzaswatch@yahoo.com.br):

Bom dia tem 3 anos e pouco fiz uma cirurgia na coluna cervical coloquei parafusos e também uma na maõ direita,gostaria de saber se tenho direito a comprar um carro com beneficios e como fasso para fazer.E quais beneficios tenho direito.

Enviado em 16/08/13 às 09h18

ana paula de souza cunha (paulasouzaswatch@yahoo.com.br):

Bom dia tem 3 anos e pouco fiz uma cirurgia na coluna cervical coloquei parafusos e também uma na maõ direita,gostaria de saber se tenho direito a comprar um carro com beneficios e como fasso para fazer.E quais beneficios tenho direito.

Enviado em 18/08/13 às 10h30

Zaim Adam (varese.eng@gmail.com):

Bom Dia. Preciso de um serviço de retirada de cadeirante do sobrado onde vive. O problema é que são 02 lances de escada, um dos quartos até a sala e outro até a garagem que fica no nível da calçada.

Podem me ajudar, pois a pessoa está praticamente enclausurada sem poder sair para lado nenhum.

Enviado em 20/08/13 às 15h27

José idilio Alves Muniz (josealves62@yahoo.com.br):

Olá sou deficiente fisíco gotaria de saber como eu faço para conseguir o meu ingresso para COPA DO MUNDO no BRASIL.aguardo uma respostae muito obrigado !

Enviado em 22/08/13 às 09h06

Sergio Vinci (sergiovincijr@hotmail.com):

Prezados...
Muitas vezes, para provar e ou solicitar algum direito, e devido ao preconceito temos que divulgar ao mundo inteiro que somos portadores de deficiência física. Por favor, quero saber se existe uma identidade (RG) específica para a identificação do deficiente físico que seja válida em todo território nacional...se tiver onde solicitar.

Enviado em 26/08/13 às 22h51

Giovane da Silva Alves (geovanepit@gmail.com):

Sou deficiente físico,perdi meu braço direito com 16 anos. Hoje com 37 posso dizer que quase nunca me beneficio dos direitos dos quais sempre vejo falar que todos deficientes possuem. (passo livre) Como tenho um emprego,minha renda ultrapassa a tal renda mínima para fazer jus; O que não acho correto porque a maioria dos deficientes possuem renda acima de um salario. Mas o que mais me deixa indignado´´e que todas as vezes que chego em qualquer portaria (cinema,teatro,banheiro) sou obrigado a pagar,porque mesmo com minha deficiência estampado na cara de todos,eles sempre me pedem uma tal carteira de deficiente,so que ninguém me da uma informação concreta de onde,e o como fazer para tirar a tal bendita carteira. Sera que vcs podem me ajudar? E se não for pedir muito me mandar algumas informações sobre quais são os direitos sobre viagens de um deficiente com a renda acima do salario mínimo. Obrigado

Enviado em 28/08/13 às 16h46

valdenor de almeida (vald.almeida@hotmail.com):

gostaria de receber em meu e-mail todos direitos de um portador de deficiencia com mobilidade reduzida.

Enviado em 30/08/13 às 15h21

Ricardo (ricardogiordani@yahoo.com.br):

O portador de deficiência com dificuldades motoras, que utiliza de seu veículo adaptado às suas condições, em caso de divórcio litigioso, possuindo o veículo como seu único bem do casal, tem que partilha-lho com a ex - esposa?

Tem alguma legislação que assegure seus direitos?

Abraço,

Ricardo.

Enviado em 31/08/13 às 16h16

Thamiris Ferreira (lyllalove@hotmail.com):

Sou cadeirante, e gostaria de saber se existe uma lei que dá direito de comprar imóvel com desconto.

Aguardo resposta...

Enviado em 04/09/13 às 13h47

Tiago (Tiago.dambros@hotmail.com):

Bom Dia!
Sou inseto de imposto para carro okm devido a minha deficiencia, hemiplegia.
Minha duvida é, estou no Serasa SPC posso comprar um carro no nome da minha mãe ou esposa com isenção de impostos?
Obrigado.

Enviado em 05/09/13 às 14h56

Paula (paula.ncr@gmail.com):

Boa tarde fiz uma cirurgia na coluna cervical onde coloquei protese isso jà tem 3 anos e atè hoje fasso tratamento por causa das dores e outra na māo direita cindrome do tunel do carpo nāo estou trabalhando e quando fiz o da coluna tambèm nāo estava,mas meu marido quer me dar um carro e o de marcha è terrivel para mim que tenho dores fortes na coluna gostaria de saber se tenho direito de comprar um automatico e se tiver como fasso para comprar um com os descontos.

Enviado em 10/09/13 às 08h52

patricia (patricia.justina@bol.com.br):

quero falar uma coisa porque sera que todo o caixa de supermercado se acha superior a um deficiente eles sempre perguntam voce tem que ler ali em cima este caixa e so para deficiente,idosos e mulheres gravidas sera que temos que andar com um cartaz no pescoço pa dizermos que somos deficientes?

Enviado em 11/09/13 às 20h33

joão batista de oliveira (daozinho52@hotmail.com):

sofri um acidente de trabalho e perdi metade dos dedos polegar e mindim da mão esquerda e os outros tre^s dedos tem os movimentoslimitados enão consigo segurar um objeto de 1/kg não consigo fechar a porta esquerda do carro

Enviado em 12/09/13 às 23h12

Andreia fagundes marcon (marcon1978@hotmail.com):

sou deficiente ,gostaria de saber, vou comprar uma casa, quais os direitos de isenções q eu tenho, quais os direitos ?? e desconto ??

Enviado em 15/09/13 às 08h02

josivania leandro da silva (josivania_batalha@hotmeil.com):

sou deficiente,coxo femoral trabalho è muito distante da minha casa vivo cheia de dor na coluna como devo fazer pra compra um carro

Enviado em 15/09/13 às 12h57

antonio marcos rosario (antonio.rosario13@hotmail.com):

eu tenho uma deficiencia e só ganho um salario oque devo fazer eu nesecito de um carro

Enviado em 16/09/13 às 08h15

fabricia bezerra da silva barbosa (fabriciasume@gmail.com):

meu nome é fabricia tenho poleomelite nunca recebi nada do governo não tenho bousa familha pago todos meus impostos e me viro sosinha eu gostaria de saber quais são os meus direitos pois não tenho firmesa na perna esquerda e doi doi do joelho pra baixo quem poder me fala algo.

Enviado em 16/09/13 às 08h33

Fabricia bezerra da silva barbosa (fabriciasume@gmail.com):

comoja tinha dito tenho poleomelite tenho uma perna mais fina e os pés um maior que o outro gostaria de saber se eu posso aposentar pois cinto muita dor do joelho pra baixo um dos pés e torto é doi quando piso no chão por muito tempo no chão me mandem uma resposta não recebo nem um beneficio do governo e estou sem emprega

Enviado em 16/09/13 às 09h49

janaina (janaina@hotmail.com):

eu amor janaina memos que ela seja doentes

Enviado em 17/09/13 às 19h43

Maria da Graça Halmenschlager (gracamh@gmail.com):

Gostaria de receber de vcs a lei que institui descontos em passagens aéreas para deficientes e seu acompanhante, que passou a vigorar a partir desse mes de setembro. Tenho mobilidade reduzida, pois sou portadora de SCA3 ou DMJ. Gostaria tb, que me enviassem junto a lei que proporciona a compra parcelada de materiais para PCDs;
att,
Graça

Enviado em 20/09/13 às 15h07

SERGIO VINCI JR (SERGIOVINCIJR@HOTMAIL.COM):


Prezados...
Muitas vezes, para provar e ou solicitar algum direito, e devido ao preconceito temos que divulgar ao mundo inteiro que somos portadores de deficiência física. Por favor, quero saber se existe uma identidade (RG) específica para a identificação do deficiente físico que seja válida em todo território nacional...se tiver onde solicitar.

AGUARDO RESPOSTA

Enviado em 20/09/13 às 15h35

vilma monteirode paiva (vilm.monteiro87@hotmail.com):

eu sou deficiente mas vivo igual td mundo deus me da forcas p lutar

Enviado em 23/09/13 às 10h59

fernandez (susanmichael911@hotmail.co.uk):

Olá
meu nome é fernandez, estava realmente à procura de um emprestador do empréstimo legítimos, mas eu estava enganado duas vezes. Mas finalmente tenho o meu empréstimo de financiamento global limitado. como parte do meu apreço para o que eles fizeram por mim, eu prometi para conseguir mais clientes para eles. Então se você está procurando um empréstimo olhar não mais porque global finance limitada lhe dará qualquer quantidade que você precisa. Você pode contatá-los através do e-mail: susanmichael911@hotmail.co.uk
Obrigado.

Enviado em 24/09/13 às 07h14

jose pereira neto (gilvanetto@ig.com.br):

que tanta enganação , e caras de pau .desses senadores,a maioria ladrão, e xavequeiro, tem que irem para a cadeia,urgente ,não fazem nada por ninguem só robam o nosso dinheiro, ou eu estou errado,cade a lei do deficiente fisico que todo dia é falado e não sai do papel , eu estou á mais de ,10 anos sem registro em carteira por que não passo no exame medico ,por causa de perca que tenho no ouvido,então parem de falar bobagem, fassam algumas coisa por nos deficiente auditivo, e outros ´chega de engsnar o povo.

Enviado em 24/09/13 às 10h02

samuel jose do carno (samjok@hotmail.com):

bom dia gostaria de tirar uma duvida tomo remedio controlado a 15 anos desde 1998 tenho ansiedade sindrome do panico tenho direito ao aux. doença ou não

Enviado em 25/09/13 às 12h38

Patrícia Fernandes (paty_alves07@hotmail.com):

Bom Dia
Eu uso protese no ouvido esquerdo, recuperei 80%, gostaria de saber se posso fazer concurso para deficiente

Enviado em 26/09/13 às 16h54

luciana evani de melo (luciana.eva@hotmail.com):

OI boa trade o meu comentário é que o atende é muito bom são muito educado com os deficientes, o atende que a minha pega é o 72038 é muito bom.

Enviado em 30/09/13 às 11h21

Neves (nascimento_neves@hotimail.com):

Sou deficiente fisico e preciso de uma informação por gentileza: Existe aqui em Salvador.Ba. "Vida mais livre?". Caso sim, gostaria de saber o telefone e endereço prá contato. Obrigado.

Enviado em 01/10/13 às 18h50

Anita Ludimila da Silva (ariana.ludimila@hotmail.com):

tive pólio aos 6 anos,sou funcionária pública em Brasília por incrível que pareca só consegui tiara minha CNH aos cinquenta anos e estou muito feliz apesar de ter um carro usado o mesmo é meus pés e minhas mãos









Enviado em 02/10/13 às 10h47

DELCIDIO CLEMENTE DE SOUZA (DELCIDIO2011@r7.com):

SOU DEFICIENTE DA PERNA ESQUERDA.NÂO POSSO ANDAR.TROQUEI A MINHA CNH PARA DEFICIENTE.CUAIS DOCUMENTOS PRECISA PARA COMPRAR UM CARRO PARA DEFICIENTE.E ONDE DEVEREI IR.POR FAVOR.

Enviado em 03/10/13 às 18h21

mariliza p de lima (marilizapereiadelima@gmail.com):

quero fazer a carteirinha de identificação da minha filha que e portadora da sindrome de dowm e não sei por onde começar.

Enviado em 07/10/13 às 18h40

leonardo (leoinfor2004@hotmail.com):

estou abrindo uma autoescola e estou em dificuldade para me adaptar a lei de acessibilidade pois fica em um segundo andar com prédio sem elevador, como posso proceder?

Enviado em 18/10/13 às 00h41

Maria José de Andradrade (Mazedeandrade@bol.com.br):

Gostaria de comentar que hoje o valor maximo para compra de carro por deficientes é de R$ 70.000,00.

Enviado em 25/10/13 às 14h57

Thiago (Thiagoradioso@hotmail.com):

Eu gostaria de saber te como ficar isento do ipva carro usado ..thiagoradioso@hotmail.com
Obrigado!!!

Enviado em 22/11/13 às 10h28

Fco edson (Fcoedsonoliveira@hotmail.com):

Sou. Edson. Tenho 49 anos. Recetemente perdie a visão do olho esquerdo e o direito é 20/200. Tenho o passe de gratuidade que da o direito de acompan hante. So ando com alguem. Mas to tendo problemas com as topiques. Pois estão alegando que não existe nenhuma lei que me dar o direito de entrar pela porta trazeira. E meu acom panhante levar o passe para o cobrador passar na catraca. Eles dizem que eu sou obrigado a passar na catraca.. E ja fui cons trangido por fiscais no final da linha da topic 59. Onde moro. O que fazer. Moro em fortaleza/ce

Enviado em 29/11/13 às 09h46

Jose Alves de Santana (josesantana431@hotmail.com):

Temos um filho deficiente e,minha esposa é funcionária da Prefeitura ao qual necessita de redução de sua carga horária, para dar melhor assistência, uma vez que, é a que melhor entende o mesmo, sendo que ele necessita uma vez que ele é deficiente total. Não fala, não anda e muitas das vezes, fica a mercê de assistência, por ser ela a que mais tem paciência. Por-tanto,solicito-lhe o obséquio de enviar-me alei que favorece o deficiente para que eu possa requerer tais direitos. Aguardando breve resposta, agradeço. Atenciosamente

Enviado em 30/11/13 às 20h49

ivone bonaldi (ivonebonaldi-08@hotmail.com):

A minha dúvida é a seguinte; Deficiêntes Físicos tem direito de entrar em shows, fui no show no Paraná ,minha filha cadeirante me barraram e queria cobrar um ingresso absurdo.....por favor passar a lei do cadeirante.....
Desde já agradeço a atenção.
Abs,

Enviado em 02/12/13 às 15h31

Angela Maria B. Antonelli (antonelli@inb.gov.br):

Sou deficiente física e há alguns meses na minha cidade proibiram ônibus fretados por empresas circularem no centro da cidade, o que dificultou para mim porque o ônibus me deixava bem próxima a minha casa e com essa mudança eu tenho que descer num ponto que fica aproximadamente 1km de distância da minha residência e tenho que passar por locais com um tráfego intenso e em vários locais não tem sequer calçadas para poder garantir a minha segurança. O que eu gostaria de perguntar é se eu estou protegida através do estatuto do deficiente físico? Onde encontrar algum texto que fale sobre isso. Fiquei sabendo que a empresa é obrigada a me deixar o mais próximo de casa, isso é verdade? Para eu correr atrás dos meus direitos eu preciso de ajuda.

Desde já agradeço a atenção.

Grata,
Ângela

Enviado em 03/12/13 às 15h21

tami cristine oliveira (cristinetami@hotmail.com):

deficiente monocular paga tarifa de onibus em curitiba?

Enviado em 07/12/13 às 21h18

francisco mardones do nascimento (franciscomardones2014@hotmail.com):

moro na cidade de tiros mg, sou cadeirante a 6anos e tenho 26anos to querendo muito trabalhar mais tâo me enrolando mais vou logo falando eu nâo admito isso e nâo vou baixar a cabeca nâo correrei atras d todos os meus direitos,fica a dica não abaixem a cabeca jamais,sorte pra todos...

Enviado em 16/12/13 às 20h34

mara lidia (m.lidia.melo@bol.com.br):

gostaria de saber se tenho como recorrer a justica em busca de um processo por grandes constragimentos que enfrento ao chegar em determinados locais e sempre me perguntam qual minha deficiencia?se sou deficiente?aparentemente nao preço ser,mas possuo deficiencia fisica no membro inferior direito.tenho esse direito?

Enviado em 25/12/13 às 17h26

maria suzanna (mariahirschmann1@hotmail.com):

sou deficiente visual, sou cega de um olho e tenho 4 de miopia, mas astigmatismo e ainda uso óculos bifocal, tenho 63 anos e gostaria de saber se como deficiente física posso ser avalida com pontuações absurdas no ambiente de trabalho, pois recentemente me tiraram 2 pontos que equivalem a 142,00 do meu salario...e espero um resposta de vceis quanto a isso, se for possível. Desde já o meu muito obrigada

Enviado em 04/01/14 às 12h09

Marcelo Pinto (marcelo@fisior.com.br):

A minha dúvida é a seguinte; Deficiêntes Físicos tem direito de entrar em shows antes dos portões abrirem? (Shows grandes, como por exemplo em Estadio ou em Parque).
Se existe carteira de identificação para deficiente físico. E onde encontro todas as respostas das dúvidas acima relacionadas
Desde já agradeço a atenção.

Enviado em 12/01/14 às 12h08

Aline Correa Santana (alinesantana33@hotmail.com):

A minha dúvida é a seguinte;sou deficiênte física e gostaria de compra um carro qual o desconto que temos direito e ser pagaremos parcelado, minha deficiência e na perna esquerda meu carro vai ser adaptado;desde já agradeço..

Enviado em 13/01/14 às 13h47

Ana Claudia Macedo Araujo (anacma44@hotmail.com):

Tenho sequela de poliomielite que tive na infancia, perna direita mais curta, musculo da coxa atrofiado, por isso tenho limitaçao de alguns movimentos, gostaria de saber onde tirar documento pessoal que conste esta informaçao?

Enviado em 16/01/14 às 16h18

bluno h tavares (blunotavares@gmail.com.br):

sou deficiênte física e gostaria de compra UMA PROTESE TRANSRADIAL NO MEBRO SUPERIOR POIS EU NNÃO TENHO MÃO O MEU CID: S58.1gostaria de saber onde tirar documento pessoal que conste esta informaçao? eu sou deficiente mas vivo igual td mundo deus me da forcas p lutar POIS EXISTEM ALGUM QUE PATOCINA ESSE TIPO DE PROTESSE POIS EU SO TOU PEDINDO PQ Ñ TENHO CONDISOES PARA COMPRA UMA ELA CUSTA NESSE VALOR 3.800 REAIS


estou aguardando a sua resposta



Enviado em 20/01/14 às 08h44

LAIRANE MARIA BERNARDO (lay_nardo@yahoo.com.br):

Gostaria de saber se existe alguma lei que dá direito ao CURADOR de pessoa com deficiência (ALTISTA E ESQUIZOFRENIA), a comprar um imóvel com desconto na CAIXA ECONOMICA FEDERAL OU OUTRO BANCO, e também se tem direito a descontos ou isenção de taxas como: LAUDEMIO, CARTÓRIOS, ESCRITURAS e outros, Obrigada.

Enviado em 22/01/14 às 10h50

Claudia (clauapdias971@gmail.com):

Ola bom dia,eu estou preste a comprar um carro no nome do meu filho,sou deficiente física e ainda estou com artrose nos dois pés eu teria direitos dos desconto e como faço tenho que fazer a compra no meu nome.

Por favor aguardo uma orientação.
Desde de já meu muito obrigado.


itu/Sp


Grato;
Claudia.

Enviado em 23/01/14 às 12h12

valquiria (valquiriavieiraneves@hotmail.com):

oi gostaria de saber ser uma criança com hidrocefalia ter algum beneficio relacionado a compra de casa propria.obrigada

Enviado em 29/01/14 às 02h21

Barbara Eva Foggetti de Almeida (albertofoggetti@hotmail.com):

meu marido é parkisoniano, com movimentos extremamente reduzidos.já conseguimos isenção de IR e estamos ( faz tempo!) aguardando a devolução do imposto recolhido indevidamente. A dúvida agora é a seguinte: podemos adquirir carro novo com isenções? Ele óbviamente não dirige, há muitos anos eu sou a condutora. Fico grata .


Enviado em 31/01/14 às 08h22

eneias (eneiasandre@gmail.com):

sou def.fisico,na compra de um veiculo zero,de quantos por cento eu teria de descontos

Enviado em 01/02/14 às 13h50

Natali (Natalimedeiros1@hotmail.com):

ola deficiente pode ter dos carros, um com os descontos do IPI e ICMS e outro n~~ao prejudica em alguma coisa?

Enviado em 04/02/14 às 13h10

Martin Stribl (martinstribl@gmail.com):

Nos deficientes temos o direto de ir e vir mas fomos impedido a gol estava dando as passagem aeria e cortou no dia 19 Dezembro e alega que não vai ter mais gostaria saber algum orgão publico vai dar resposta obrigado

Enviado em 04/02/14 às 21h07

joao (dejonhi@yahoo.com.br):

sofri um acidente de moto a bastante tempo hj tenho a perna 10 cm menor que a outra e nao ddobro o joelho como adiquirir meu direito ja que sofro com isso. alguem pode me ajudar.

Enviado em 11/02/14 às 20h52

Nilza (nilzaepereira@hotmail.com):

Tenho deficiencia física, e gostaria de saber onde posso fazer essa carteirinha para estacionamentos privados e publicos.
Obrigada, aguardo retorno

Enviado em 19/02/14 às 13h39

Adauto (adautobs@live.com):

Boa tarde.
Na adolescência, ocorreu um acidente, onde minha mão esquerda ficou com algumas deficiências... último dedo sofreu fratura exposta ( fico em dedo martelo sem movimento ) quarto dedo foi amputado na segunda falange ( só possuo o toquinho ) terceiro dedo sofreu fraturas em todo ele onde está torto ( possui cicatrizes que estão atrofiando e atrapalhando na movimentação )
Gostaria de saber quais seriam os meus direitos e quais recursos devo procurar para conseguir eles?
Desde já agradeço.

Enviado em 23/02/14 às 13h00

pedro macedo (pedro.smr@hotmail.com):

oi sou deficiente visoau e
fui barrado na portaria de um estabelicimento de lazer alegaro que só teria direitos a gratuidade si aminha deficiencia foci vizivel
aprezentei o passi livri do ministerio dos transporte e não asceitaram falaram que eo
teria que ter uma cartera
de deficiente falei que não aconhecia amesma e emdaguei quau o orgo emiçor o gerente falou que não saberia nem precizava saber.
fui bastante constrangido
a mesmo este documento e o que posso fazer para que eo e outras pessoas não pasci o mesmo no boneario do caudas de barbalha no ceara CE

Enviado em 26/02/14 às 19h56

meire (nmatsue@hotmail.com):

Quando uma pessoa perde a mobilidade parcial do braço e é potadora de cancer ela nao tem direitos de estacionar em vagas para defeciente.

Enviado em 07/03/14 às 12h10

Francisco Rodrigues Teixeira Neto (frtneto@bol.com.br):

Olá. Gostaria de saber se existe RG específico para deficientes ou algum outro documento que me identifique como tal? Obrigado.

Enviado em 12/03/14 às 18h04

Freitas (cs-freita@bol.com.br):

Boa Tarde!


Gostaria de saber se posso ser considerada deficiente auditiva.
* Ouvido Esquerda - Perda auditiva neurosensorial profunda - timpanometria curva tipo A bilateral, com reflexo estapediano ausente a esquerda.


Att,
Cristiane Freitas

Enviado em 14/03/14 às 18h21

Ruth pereira. (pereira.ruth@hotmail.com):

boa tarde . eu estou andado de bengala por problemas de saúde. hoje por volta das treze horas eu fui ate o mercado soda da agua branca parei o meu carro na vaga de deficiente físico .eu não tenho o catão especial .foi ai que apareceu um senhor me obrigado eu a mostra o cataõ .eu disse que naõ tinha o mesmo falou que ia me multar .porque ela policial aposentado.e fez eu sai . da vaga especial e os segurança naõ me ajudaram .

Enviado em 20/03/14 às 20h26

maria de fatima da Conceição (m_faconce@yahoo.com):

Gostaria de saber se ha uma carteira de identificação do deficiente físico,para não passar por tantos constrangimentos em locais públicos,e onde fazer. ob

Enviado em 20/03/14 às 23h13

Geraldo Martins (Padraocese@gmail.com):

Srs
Minha amiga foi operada de coluna aos 17 anos. Hoje ela, aparentemente saudável e independente, carrega 17 parafusos e duas hastes na coluna.
Isto pode classificá-la como deficiente parcial ou total? Ela é barrada nos detectores de metal, o que é constrangedor.Tem jeito dela ter uma carteirinha atestando esta situação? Ela tenta trabalhar e estudar (engenharia) e caso tenha esta carteirinha poderá ter direitos tais como: assento mais adequado,provas/estudos em casa?
Como ela deve proceder para obter esta carteirinha?
At
G Martins

Enviado em 24/03/14 às 13h46

Kauysa (kaoumi@ig.com.br):

Boa Tarde.
Minha filha fez uma cirurgia de escoliose 54°, ela colocou vários pinos e hastes em torno da coluna, fiquei sabendo que ela é portadora de necessidades especiais, gostaria de saber se ela tem que tirar algum tipo de documento especial, pois a única coisa vísivel nela seria a baixa estatura e a enorme cicatriz nas costas. E onde devo ir, pois não tenho poder aquisitivo para pagar um advogado. Muito Obrigada pela sua atenção e me desculpe pelo transtorno, mas só faz 08 meses que ela fez a cirurgia e ainda estou meio abalada. abraços.

Enviado em 24/03/14 às 16h18

maria de fatima da Conceição (m_faconce@yahoo.com):

Gostaria de saber se a uma carteira de identificação para deficientes físicos,para evitar tantos constrangimentos públicos.obg

Enviado em 24/03/14 às 17h31

Rogerio Rios (gmeletec@gmail.com):

Boa tarde, sou deficiente visual, porém apenas de uma de minhas vistas, e tenho redução de visão em outra.
Consigo dirigir durante o dia, porem com um pouco de dificuldade, e durante a noite eu perco totalmente a noção de espaço devido a falta de iluminação e dependo de outras pessoas para me locomover.
Recebi a informação de um perito do INSS que a perda de uma das visões quando for de forma irreversível, é considerada deficiência física.
Gostaria de saber se tenho direito aos benefícios citados na matéria e se existe alguma carteira de identificação para deficiente apresentar em lugares que oferecem o beneficio e como tira-la???

Enviado em 25/03/14 às 20h02

Marcio (ma_bmx@hotmail.com):

Olá gostaria de saber como tirar a carteira de deficiente, e não sei por onde começar? perdi o movimento do tornozelo de vido uma queda no esporte e gostaria de saber se tenho direito de tirar ou não? Grato

Enviado em 29/03/14 às 15h47

Claudia Alves Correia (claudiaita71@hotmail.com):

Eu tenho um filho que tem 10 anos que não anda,não fala e nem enxerga .
ele tem paralisia celebra, hidrocefalia,microcefalia ,problema respiratório e outros problemas.
e eu necessito de um carro adaptado para transporta meu filho para os lugares.
O que eu preciso fazer para compra um carro para o meu filho ?
E quanto de desconto ele deve ter por causa da sua deficiência na compra de um carro?
Mim responda com urgência . Obrigado

Enviado em 31/03/14 às 06h45

Jorge Luís Cardoso (jlcardosofisioinloco@hotmail.com):

Prezados,gostaria de saber ainda se há uma Lei que refere-se à acessibilidade única de terrenos para cadeirantes; onde o vizinho deva ceder uma passagem mesmo quando já há uma passagem principal para ir e vir do cadeirante. Obrigado pela atenção.

Enviado em 02/04/14 às 17h07

tania monteiro (tania29_monteiro@hotmail.com):

sofrie um acidente agora sou uma pessoa deficiente e estou com meu carro com prestações atrasadas comprei pelo bco.itau eu quero sabe se eu temho dereito de alguns desconto eu n~temho como pagar agora
















preciso sabe se uma pessoa deficiente q. ja comprou um carro por n~saber q. tinha dereito a esse desconte já pagou l5 parcelas pelo banco se ainda pode ter um desconto mesno nas parcelas ou em qualquer coisa estou esperando sua resposta






Enviado em 16/04/14 às 10h42

GUIMARAES NASCIMENTO LISBOA JUNIOR (JR_TRYSTAR@HOTMAIL.COM):

SOU DEFICIENTE AUDITIVO TOTAL. ASSIM COMO UM DEFICIENTE FISICO DAS PERNAS FALAM QUE SUAS PERNAS NÃO PRESTAM E TEM DIREITO AO IPI, ENTAO EU DIGO QUE MEUS OUVIDOS NAO PRESTAM ELES NÃO FUNCIONAM E PORQUE NAO SOU DEFICIENTE? O CARA DAS PERNAS ESCUTA E CONSEGUE SE ENTRETER E TRABALHAR E SE COMUNICAR. EU NAO!! SOU SURDO E VIVO NUM SILENCIO ETERNO PQ MEUS OUVIDOS NAO PRESTAM NAO ESCUTO NADA E SOFRO NO SILENCIO ETERNO. ENTAO OQ SOMOS???? ALGUEM PODE ME DIZER???

Enviado em 22/04/14 às 10h46

Renata Dias Vieira de Castro (Renata160877@gmail.com):

Tenho uma filha com 03 aninhos ela tem paralisia cerebral e síndrome de West gostaria de saber se tenho desconto na faculdade.

Enviado em 29/04/14 às 21h07

eder geraldo alves (edergeraldoa@yahoo.com.br):

Eu tenho deficiencia monucular qual sao meus direitos como deficinte

Enviado em 01/05/14 às 09h42

esther veritas (estherveritas@live.co.uk):

Olá,
Este é informar o público em geral que a Sra. Esther Veritas, um emprestador empréstimo privado tem abrir uma oportunidade financeira para todos que necessitam de qualquer ajuda financeira. Nós damos o empréstimo a uma taxa de juros de 2% para os indivíduos, as empresas e as empresas sob um termos e condições claras e compreensíveis. contacte-nos hoje por e-mail para: (estherveritas@live.co.uk)

Enviado em 15/05/14 às 13h45

Regiane (regiane.gomes.bezerra@gmail.com):

Olá,sou deficiente auditiva,tenho perda total no ouvido direito e parcial no esquerdo. como faço para conseguir uma vaga na faculdade santa cruz em curitiba?

Enviado em 05/06/14 às 15h43

Thiago de Almeida Freitas (thiago-af@hotmail.com):

Sou deficiente físico,a minha deficiência e monoparesia o cid: 83.1.Quero saber se tenho direito as isenção dos impostos na compra de um carro zero.

Enviado em 15/06/14 às 23h15

VAGNER ALVES M. AUGUSTO (vagnerama.turismo@gmail.com):

Gostaria de saber se tem algum manual a venda sobre direitos, deveres e obrigações de deficientesfisicos

Enviado em 18/06/14 às 18h37

camila de campos (mila100sacional@hotmail.com):

Ola faz 9meses que eu sofri um acidente de trabalho, e praticamente perdi todos meus dedos da mao esquerda, so sobrou 2 mais pela metade. Eu ja me considero deficiente fisicos. E gostaria de saber,se exeste alguma carteirinha para entra em cinema show,na metade do preço. Aguardo

Enviado em 19/06/14 às 12h48

magnun lopes pereira (magnum_pereira@hotmail.com):

OLA SOU DEFICIENTE VISUAL GRAVE . COMPROVADO NO INSS E LADO MEDICO OMITIDO PELO SUS E PARTICULAR. SÓ TENHO 10% VISÃO DOENÇA CHAMADA TOXOPLASMOSE COM GÊNITA CID: H54-2,EU POSSO SER ISENTO DE PASSAGENS METROPOLITANO E URBANA SÓ COM MEU LADO E HOMOLOGAÇÃO DO INSS ?

Enviado em 04/07/14 às 17h39

Wesley Moreira (wesley.moreira123@gmail.com):

Sou deficiente físico e quero saber se tenho isenção das mensalidades da faculdade ou algum outro tipo de beneficio...alguém pode me ajudar??

Enviado em 18/07/14 às 15h47

APARECIDA M MADRID (cidinhamadrid@hotmail.com):

Tenho uma deficiência física, e tenho um carro adaptado. trabalho como funcionaria pública e a minha vaga de solo fica do lado oposto da porta de entrada. Tenho que atravessar uma rua muito movimentada para isso.
Quero saber que lei me ampara para que a secretaria de transito de minha cidade passe essa vaga perto da porta de entrada. Obrigado

Enviado em 24/07/14 às 22h01

edevaldo leite (edevaldo.autotec@hotmail.com):

Oi boa noite. Eu sou deficiente físico,gostaria de saber se a pessoa k recebe mais de um salário mínimo pode fazer a carteira de passe livre Estadual?

Enviado em 04/08/14 às 21h44

LIVIA (liviaoffice@globomail.com):

Ola! Por favor, gostaria de saber se existe uma identidade (RG) específica para a identificação do deficiente físico que seja válida em todo território nacional e se tiver, onde solicitar. Minha tia perdeu uma audição total, uma visão total e parte da outra visão, ela é considerada deficiente e pode tirar esse documento? Precisamos desse documento, caso ela tenha direito, para conseguir gratuidade em passagens interestaduais para fazer tratamento médico. Obrigada!

Enviado em 09/08/14 às 17h24

jailson santos (jailsonsantosjj@outlook.com):

sou deficiente fisico amputei a perna direita a 2 anos gostaria de saber quando vão libera as passagem aerea para nos as passagem são muito caras? abraço moro em aracaju-se

Enviado em 25/08/14 às 15h52

wellington Silva de Oliveira (wellingtonoliveirashego@hotmail.com):

Boa Tarde.
Prezados.
Meu nome é Wellington sou deficiente fisico não tenho a mão direita quero saber se tenho direito a uma bolsa integral para cursar uma faculdade particular passei no vestibular para direito?
Grato.

Enviado em 02/09/14 às 11h05

Marcos Antônio Pereira da Silva (marcos_pereira2013@hotmail.com):

Bom a todos meu nome e marcos tenho uma protese na cabeça do femo gostaria de saber se tenho os mesmo direitos que os outros se posso obeter a carteira pois nao consigo ficar muito tempo em pe.

Enviado em 10/09/14 às 11h57

ROBERTO VIEIRA MARTINS (brito-martins@hotmail.com):

sou portador de doença mental cronica aposentado por invalidez total e permanente.minha esposa e minha curadora por determinação judicial ela que me leva para fazer tratamentos gostaria de saber se posso requerer o cartão para deficiente fisico estacionar o carro.em TRES LAGOAS MS.

Contribua com seu comentário!

©2014 Espiral Interativa. O conteúdo produzido por colunistas e blogueiros, bem como os comentários de leitores publicados no Vida Mais Livre, não refletem a opinião da redação do portal.