Pessoas com deficiência têm direito a descontos na compra de veículos

Redução de impostos para pessoas com deficiência estão previstos por lei.

Publicada em 11 de março de 2013 - 14:30

Painel de um carro com mãos segurando o volante

Na hora de comprar um carro novo, pessoas com deficiência física ou com doenças graves têm direito garantido por lei a alguns descontos sobre os impostos do veículo. O processo para provar a deficiência junto ao Detran e à Receita FederalSite externo. é longo, o que faz com que as concessionárias não realizem muitas vendas de veículos adaptados a estas condições.

Os beneficiados são pessoas com deficiência física, HIV, câncer, com nanismo (menos de 1,5 metro de altura) e problemas cardíacos ou renais que provoquem limitações nos movimentos. Estas pessoas estão isentas do pagamento do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) - o que representa uma redução de 13% no valor inicial do carro - além de isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A regra também vale para quem tem filhos com deficiência.

A aquisição de um carro pode dar uma melhor qualidade de vida e facilitar a ida ao médico, exames ou clínicas de tratamento. Para o assessor de articulação da Secretaria de Estado de Administração (Sead), Edmilson Silva, os benefícios são uma compensação para que as pessoas com deficiência possam adquirir um veículo. "Encontramos muita dificuldade nas calçadas, ruas. O carro é fundamental no deslocamento", afirma o assessor. Magno Everton é um exemplo: o funcionário público conseguiu pouco mais de R$ 8 mil em descontos. "O carro que eu comprei girava em torno de R$ 40 mil. Eu paguei R$ 31.800", explica.

Passo a passo

Para conseguir o desconto, o primeiro passo é marcar uma consulta com a junta médica do Detran, munido com o laudo do médico de acompanhamento da pessoa com deficiência. "Lá, quem não pode dirigir vai fazer um exame e pegar outro laudo, que sai dentro de 15 a 20 dias, em média. Com o laudo em mãos, a pessoa deve se dirigir à Receita Federal", explica a chefe de Teleatendimento do Detran-PE, Gláucia de Oliveira.

Na Receita Federal, o comprador vai se cadastrar como contribuinte especial. "Após entrar no site da Receita e preencher os documentos necessários, o laudo médico do Detran será analisado", enumera o delegado adjunto da Receita Federal, Paulo Lira. Se aprovado, o pedido de isenção e a documentação correta do contribuinte ficam prontos em cerca de quatro dias úteis.

O último passo é se dirigir à Secretaria da Fazenda, que vai analisar mais uma vez o pedido e conceder o benefício. Agora, é só escolher o carro novo e fazer o faturamento do veículo sem os impostos. "Ao todo, são cerca de três meses entre o Detran, Receita Federal e Secretaria da Fazenda", diz a supervisora de vendas de concessionária, Luciana Lima. Para agendar uma consulta na área médica do Detran e dar os primeiros passos para a aquisição dos benefícios, o telefone é o (81) 3184.8147.

Fonte: G1Site externo.

Comentários

Enviado em 11/03/13 às 21h20

Francisco Barros da Silva (frankibarros2010@hotmail.com):

eu tenho vontade de um dia poder comprar um carro e eu mesmo habilitar, por isso quero um carro adaptado para que eu mesmo possa andar com ele se deus quiser eu vou conseguir um dia, vou ter esse prazer de possuir um carro adaptado para deficiente físico, para facilitar a minha locomoção.

obrigado: atenciosamente, FRANCISCO BARROS.

Enviado em 03/05/13 às 12h14

nilcelio (morenobh30@bol.com.br):

quero saber se os juros sao muito alto pra quem nao tem o dinheiro pra pagar a vista o carro e se e facil pra aprovaçao da ficha

Enviado em 11/05/13 às 21h20

mauro luiz de almeida (mla.almeida29@yahoo.com.br):

Tem um primo da minha esposa que ainda bebe teve seus olhos retirado devido ao câncer, além disso tem problemas de altismo, a minha esposa tem a tutela dele, nesse caso seriamos beneficiados c/ a aquisição de um veiculo c/ as reduções dos impostos????, o tramite seria os mesmos??, ha propósito minha esposa não dirige, conseguindo o benefício, poderia ser em meu nome???.

Enviado em 14/05/13 às 08h52

Elza de Ramos Lopes (elzaranosbaldez@hotmail.com):

Tenho 1.48 de altura e 60 anos de idade, para eu comprar um carro tenho esses direitos do nanismo, e o carro tem que ser adptado,
Elza

Aguardo retorno

Enviado em 19/05/13 às 18h24

Evanilson da silva santos (Evanisomsilva@hotmail.com):

meus pai é deficiente sonha em compra um carro adaptado ele já tem carteira de habilitação quais são os direitos dele.

Enviado em 22/05/13 às 19h58

marcia t g koch (marciakoch_@hotmail.com):

meu filho é deficiente motor,tenho carteira de motorista,oq devo fazer p conseguir esse beneficio

Enviado em 29/05/13 às 22h51

Edna pedraza (ednapedraza2@gmail.com):

Tenho 1.44 de altura e 38 anos de idade, para eu comprar um carro tenho esses direitos do nanismo, e o carro tem que ser adptado, já tenho a CNH A/B.

Enviado em 14/06/13 às 18h56

christian (christianjhi@hotmail.com):

minha tia e deficiente eu sempre estou levando ela para fiozetrapia so qui temos um carro velho posso compra um no nome dela mora com ha muito te ela praticamente mi crio ela ja estar aposentada . recente mente torno quebra ha perna de novo agora nao anda mais tenho qui compra um carro para carrega uma cadeira de roda

Enviado em 21/06/13 às 18h48

Claudia de Araújo Lima (claudia.pe@gmail.com):

Olá, tenho 36 anos e já possuo CNH. Tenho 1,48 de altura. Gostaria de saber se tenho direito a redução no imposto na hora da compra de um automóvel? E se esse automóvel é adaptado.
Obrigada.

Enviado em 24/06/13 às 12h13

Marcia Helena Nunes Pereira (marcia_2hpm@hotmail.com):

Sou portadora de "LUPUS" e tenho limitações uma vez que não posso fazer movimentos repetitivos e por isso já sou readaptada. Posso ser beneficiada com a isenção de impostos na aquisição de um automóvel adaptado?
Grata

Enviado em 25/06/13 às 02h40

Cátia (catinha-ribeira@hotmail.com.br):

Tenho uma prótese na femural direita e três stent na coxa direita e muita dificuldade na hora de passar a marcha, meu médico me deu um laudo para que eu possa trocar meu carro que está no nome do meu esposo mas o seguro em meu nome pois sou a condutora do veículo meu esposo não dirije e me presenteou só que a +ou_ um ano e meio fiz três cirurgias e estou com dificuldades com a embreagem como devo proceder para conseguir esse beneficio já que sou dependente do meu esposo, aguardo orientações, um grande abraço.

Enviado em 02/07/13 às 23h22

Priscila Lages (priscila_lages@hotmail.com):

Boa noite,tive cancer,o tratamento ja acabou,comprei um carro sem adaptações achando q ia conseguir dirigir,sinto muita dor nas pernas,quando piso na embreagem,não consigo dirigir,não tenho a mesma mobilidade de antes,gostaria de saber se tenho direito ao imposto.

Enviado em 03/07/13 às 14h37

Marli de Oliveira Braz (marlimimosa_66@hotmail.com):

Tenho um filho com autismo.
Gostaria de saber se eu tenho direito, ele tem quatorze anos.

Enviado em 05/07/13 às 20h47

dircel (dircel31@yahoo.com.br):

meu nome e Dirceu minha mulher esta comprando um carro com todos os benefícios concedido,pelos órgão competentes, mas estivemos fazendo as contas, e descobrinos que o valor que vamos pagar em relação ao valor do carro para um cliente comum,não chega nem a 20% de desconto, gostaria de sabe quem da este desconto,o fabricante ou governo..fico aguardando resposta..

Enviado em 11/07/13 às 09h40

Edevado Dezoti (edezoti@hotmail.com):

Minha esposa desde os 10 anos tem um desgaste na cabeça do femur doença diagnosticada com Leg-Perts Hoje o desgaste é de 2,5cm e ela já esta adaptada na escola e quer saber se ela tem direito a um carro especial .

Enviado em 11/07/13 às 17h39

francisco josé dos santos vieira (franciscosantos02@nokiamail.com):

sou deficiente do ante braço esquerdo tenho muita vontade de ter meu proprio transporte. será que tenho condiçoes der algun dia dirigir .

Enviado em 27/07/13 às 18h37

Rozélia Gonçalves Lobato (rozelia.lobato@gmail.com):

Fiz uma cirurgia no joelho esquerdo há quatro meses e ainda não me recuperei, pois, segundo o médico que realizou tal procedimento, diagnosticou uma Distrofia Simpático Reflexa e até então sinto muitas dores na perna, meus movimentos e a força são limitados e sempre inchado. Gostaria de saber se tenho direito ao desconto na aquisição de um veículo com câmbio automático.

Enviado em 28/07/13 às 08h58

valdinei crisostomo moreira serra (nei_crisostomo@hotmail.com):

tenho distrofia musular de beker ñ tenho forças nas pernas para pisar nos pedais de freio embreagem e etc. estou encostado pelo nss; posso adquirir esses procedimentos. moro no RJ.

Enviado em 28/07/13 às 17h15

SONIA MARIA (soniacocais@hotmail.com):

Tenho diabetes há 24 anos, já operei hérnia de disco e os dois túneis do carpo e mais 5 tenossinovites, e faço laser regularmente para estancar micro hemorragias por causa da diabetes para evitar a cegueira, posso me beneficiar deste recurso?

Enviado em 28/07/13 às 19h50

Givaldo Bezerra de oliveira (givaldobezerra@hotmail.com):

tenho deficiencia visual,ja tive CNH fui renovar mais nao consequi, posso ser beneficiado com os descontos na compra do carro.Obrigado fico na espera da resposta.

Enviado em 03/08/13 às 12h32

Fernando (flsbj@hotmail.com):

Sofri um acidente e por conta disso tenho laudo do IML que comprova que perdi 65% do movimento do braço direito, queria saber se tenho direito a esse desconto. obrigado

Enviado em 05/08/13 às 12h32

luiz antonio de toledo leite (sototo@terra.com.br):

Sou funcionario publico federal aposentado, com 74 anos, sendo que em 2004 tive cancer de prostata, estando no momento sob controle, após passar por 63 secões de radioterapia, naquela apoca. Passei por junta medica perante o meu orgão, ou seja Tribunal Regional do Trbalho da 2a.região, sendo-me concedida a isenção de recolhimento em meus vencimentos, de acôrdo com a lei n.7713/88, em seu artigo 60, desde aquela epoca. Tenho direito aos beneficios para aquisição de veiculo, pois além daquela molestia tive em 2008, arritimia cardiaca, sendo portador depois de cirurgia, de aparelho"desfibrilador e marca passo".

Enviado em 11/08/13 às 12h32

rafaela sabino (ra.fasabino@hotmail.com):

sofri um acidente de carros e uma limitação de 5 cm na perna esquerda quando retirei minha cnh não precisei de adaptação mas sei que consigo comprar um veiculo com desconto gostaria de receber informações sobre como conseguir isso pois ando com sapatos adaptados e me locomovo com ajuda de muleta canadense em minha cidade ninguém sabe me informar sobre como conseguir adquirir um veiculo por favor se tiverem como me informarem ficarei grata preciso de um carro para me locomover minhas costas doem muito

Enviado em 13/08/13 às 09h45

paulo sergio bezerra (paulo1s3@hotmail.com):


Sou portador de "LUPUS" e tenho limitações uma vez que não posso fazer movimentos repetitivos e por isso já sou readaptada. Posso ser beneficiada com a isenção de
impostos na aquisição de um automóvel.

Enviado em 19/08/13 às 09h29

mariana rodrigues (maryana762011@hotmail.com):

tem hernia de disco quero saber se tembem tem direito

Enviado em 22/08/13 às 22h17

maria campos (maria.azenir.campos@gmail.com):

Ola...tenho 39 anos, visao monocular
..tenho 1.48de altura..tenho direito a desconto de impostos na compra de carro novo?

Enviado em 22/08/13 às 22h38

maria julia Guimarães Oliveira Soares (Mmjulieg@gmail.com):

Tenho 1.48 de altura e 55 anos de idade, para eu comprar um carro tenho esses direitos do nanismo e também tenho hérnia cervical e lombar. ainda trabalho, mas dependo do meu marido para dirigir, pois a perna esquerda dói quando dirijo com o movimento da embreagem . Gostaria de ter um carro que facilitasse a minha vida no trabalho, bem como as idas na hidroterapia, Pilates. Agradeço a oportunidade de esclarecimentos. Professora Maria julia
Tenho síndrome do túnel do carpo também

Aguardo retorno

Enviado em 04/09/13 às 22h01

Joselita (jo_litinha@hotmail.com):

tenho lúpus, fibromialgia e artrose cervical, tenho dificuldades em andar de ônibus. Estou pelo INSS, pois não tenho condições de trabalhar, e gostaria de saber se tenho direito de comprar um carro com desconto.

Enviado em 11/09/13 às 15h26

miltom (mcdalke@gmail.com):

o utilitario montana ( 103 hp ) tem esses descontos p/ deficientes??

Enviado em 25/09/13 às 08h16

ANA CLAUDIA (ANACLAUDIASILVA36@HOTMAIL.COM):

MEU NOME É ANA CLAUDIA, SOU DEFICIENTE AUDITIVO PARCIAL, E TIREI O CNH A DOIS ANOS, GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO COMPRAR UM CARRO COM DESCONTO PARA PESSOAS DESSE TIPO DE DEFICIÊNCIAS O QUE TENHO QUE FAZER PARA DAR ENTRADA NO PROCESSO.

Enviado em 02/10/13 às 10h26

bendito vieira sobrinho (benevieirasobrinho@gmail.com):

gostaria de saber se tenho direito de adquerir um veicolo novo o q tem o preço mais acesivl c/ desconto pois minha esposa tem uma squela no cerebro,o qual causa cnvulsão ,ja fez tratamento nos dois joelhos s/sucesso !Temos 65 anos de idade ,sou habilitado temos q estar sempre indo ao medico.Ficarei grato se vcs puderen me orientar ,c/ a parte burocratica equis s/ os desconto,Grato

Enviado em 02/10/13 às 21h12

lourival aparecido lima (lourival_lima73@hotmail.com):

eu tenho uma operaçao de coluna e estou recebendo um beneficio e nao posso mais trabalhar e tenho um laudo medico q sou invalido ao trabalho a qq tipo de trabalho.
ja faz 7 anos q sofri um acidente, preciso de um automovel automatico para mim me locomóver ate o hospital ou para outro lugar q preciso pois nao aquando andar muito longe.
gostaria de saber como q eu posso der o direito de der um automovel com desconto para deficiente fisico.
muito obrigado desde ja.
lourival aparecido lima.
aguardo retorno.

Enviado em 09/10/13 às 16h50

fabio de moura alves (alves200697@hotmail.com):

tenho um tio que tem problema mental e e igual uma criança eu sou oq toma conta dele e ele e aposentado a deficiencia dele da direito de compra um carro com desconto pq eu tenho que levar ele onde eu vou levar ao medico mas ele nao pode tirar carteira de habilitaçao sera que ele tem direito ao desconto

Enviado em 10/10/13 às 17h12

cleide (titiacle@hotmail.com):

gostaria de saber se pessoas com deficiência auditiva[surda]tem direito os benefícios da insençao

Enviado em 01/11/13 às 01h06

Damaris (damagiallucca@yahoo.com.br):

Tenho platina no fêmur direito, prótese de válvula mitral mecânica e marca passo, gostaria de comprar carro automático pelo preço de um carro econômico ,existe essa lei
que me beneficia?
aguardo resposta, obrigada

Enviado em 02/11/13 às 22h16

Paulo André Maia (pepauloandre@gmail.com.br):

Hola, precisaria de ajuda, meu pai é deficiente, teve um derrame e não caminha a um ano já. é difícil a locomoção dele. Ele tem 88 anos e eu cuido dele. Além disso tenho minha mãe que sofreu uma queda e fraturou o fêmur. Ambos são aposentados e eu tenho a tutela deles. Para dar uma condição melhor a eles gostaria de saber se me encacho nos nos descontos dos impostos.
agradecido e aguardo resposta via e-mail.

Enviado em 22/11/13 às 18h54

Lucia Helena da Silva Lopes (luciadoni2008@hotmail.com):

sou portadora de ca de mama e coluna com varias protesess,to em tratamento faz 5 anos quero comprar um carro to tirando carta de motorista,pra eu comprar o carro tenho que ter essa habilitação primeiro

Enviado em 28/11/13 às 10h26

aline aparecida padilha (aline.bia.clara@gmail.com):

quero saber se tenho direito tenho uma filha especial ela e totalmente dependente de mim pra tudo

Enviado em 01/12/13 às 04h00

RAIMUNDA SUASSUNA DUTRA (bibiasuassuna@yahoo.com.br):

TENHO UMA FILHA DEFICIENTE CADEIRANTE. ELA ESTÁ PRECISANDO URGENTE DE UM CARRO, PARA FAZER TRATAMENTO, E GOSTARIA DE UMA INFORMAÇÃO CONCRETA SOBRE A COMPRA COM DESCONTO. SÓ QUE ELA NÃO PODERAR DIRIGIR, EU SOU QUEM DIRIJO, CASO COMPRO UM CARRO. EU COMO MÃE, POSSO DÁ ENTRADA? PORQUE É DIFÍCIL LEVÁ-LA, PORQUE NÃO TENHO QUEM A LEVE.É TÃO DIFÍCIL ESSE DESCONTO? POR FAVOR ME ENVIE UM EMAIL ESCLARECENDO.SÓ PODE SER O DETRAN DE RECIFE?

Enviado em 05/12/13 às 17h56

maria madalena da silva (madalenasilva957@hotmail.com):

tenho 56 anos sou deficiênte física pretendo comprar um carro automático, porque minha deficiência é na perna esquerda. só que existe muita burocracia para se chegar ao que temos direito, deveria ser mais hágil. Obrigado.

Enviado em 15/12/13 às 12h39

Adriana Aparecida Lopes (driccaplopes@hotmail.com):

Sou portadora de "LUPUS" e "ARTRITE" com várias limitações, inclusive a artrite causou deformação nos dedos das mãos e ainda não posso fazer movimentos repetitivos e minha capacidade de força é limitada, por tudo isso sou readaptada no meu trabalho. Posso ser beneficiada com a isenção de impostos na aquisição de um automóvel zero?
Grata

Enviado em 16/12/13 às 16h40

Mariní Fiurst Colturato (marinifiurst@hotmail.com):

Olá tenho 50 anos e 1,46m de altura, já sou habilitada há mais ou menos 25 anos, será que tenho direito ao desconto por nanismo?

Enviado em 03/01/14 às 00h27

ROBINSON DOS SANTOS MULFORD (panda51@vivointernetdiscada.com.br):

Quais são as deficiências consideradas para a aquisição de uma carro?

Enviado em 03/01/14 às 19h12

Neila Fátima vitica Venturi (neilavitica@hotmail.com):

Tenho 58 anos e quebrei o tornozelo direito, na qual foi colocado uma placa de mais ou menos 15 cm e seis pinos permanentes. gostaria de saber se tenho direito a esses descontos. Aguardo uma resposta, antecipadamente agradecida

Enviado em 10/01/14 às 20h16

Neusa Soares Andrade (neusinha632@gmail.com):

Tive um câncer na cabeça do úmero do braço direito e perdi os movimentos.Gostaria de saber qual o valor do desconto na compra do carro.Infelizmente voltou na coluna e na clavícula.Já passei pelo Detran e o próximo passo é na Receita Federal.

Enviado em 15/01/14 às 09h41

Renault Lima (renault_lima@hotmail.com):

Bom dia,
Minha esposa tem lúpus sistêmico, gostaria de saber se ela tem direito a isenção de impostos na compra de um carro 0km?

Enviado em 15/01/14 às 19h03

cleusa maria da silva dias (betocleusa@hotmail.com):

boa tarde eu tenho artrite rematoide a mais de quatros anos sendo que a artrite atacou principalmente os meus joelhos. tenho muita dificuldade em andar. uso bengala. e está cada vez mais dificil dirigir o carro comum. gostaria de saber se posso tirar o carro para deficiente.com todas as vantagem que o defiente tem.

Enviado em 17/01/14 às 21h50

Maria das Dores Alves e Silva (ddores_alves@hotmail.com):

Tenho 1.47 de altura e 40 anos de idade, para eu comprar um carro tenho esses direitos do nanismo, e o carro tem que ser adptado
das Dores.

Aguardo retorno

Enviado em 21/01/14 às 16h50

landulfo damaceno oliveira (landulfo64@globomail.com):

em quantas prestações consigo comprar um carro com descontos já que sou amputado da perna esquerda ?

Enviado em 22/01/14 às 21h45

valdemir pinto (valdemir_milly@outlook.com):

os juros são muito alto e difícil de aprovar sou cadeirante não tenho nada pra dar de entrada mas já tenho a cnh

Enviado em 30/01/14 às 10h59

Erasmo Torres de Azevedo (Erasmomafalda@gmail.com):

Sou cardiaco fui revascularizado em 2002, 2 mamarias e 1 safena.
Sou aposentado(em 2003), em 2011 entrei com
pedido de revisao de aposentadoria por invalidez. Em junho de 2013 o juiz que julga o caso determinou um laudo medico pericial. O resultado foi o seguinte(Caracterizada situação de incapacidade laborial total e permanente desde 21/01/2005 devido progressao de doença. A minha esposa tem 1,48 m e esta com problemas de coluna(espondilotistese e Espondilodiscoartrose) Alen de Rizoartrose bilateral nas mãos,Osteófitos com irregularidades da superficies osseas nos joelhos e nos pés e Refiticaçãoda lardose fisiológica cervical na Coluna lombar.

Minha pergunta é se com isto eu ou a minha esposa temos direito a compra de carro zero com senção de IPI e ICM. Grato fico no aguardo

Enviado em 07/02/14 às 19h30

wanderson (wanderson.fit@gmail.com.br):

Quero saber se essa isenção de impostos se aplica na compra parcelada do veículo ou somente a vista

Enviado em 21/02/14 às 13h48

Natalina (nadja.luz8@gmail.com):

Tenho fibromialgia problema sério de e faço acompanhamento médico. Quero saber se tenho direito a tirar carta de habilitação especial?
Já tenho carta de habilitação , mas na época eu não tinha esses problemas. Caso eu tenh permissão como devo proceder e onde devo ir para trocar a carta. Obrigada fico no aguardo de uma resposta

Enviado em 24/02/14 às 15h04

KEILA (keilinhafreitas@hotmail.com):

Tenho 1,48 e gostaria de saber se encaixo na cota de deficientes. Posso comprar um carro com desconto insento de IPVA.
Aguardo resposta.

Enviado em 24/02/14 às 21h39

Edna Melo Lima Camargo (ednamelo@ibest.com.br):

Sou portadora de "LUPUS" e "ARTRITE" com várias limitações, inclusive a artrite causou algumas deformações, não posso fazer movimentos repetitivos e minha capacidade de força é limitada, por tudo isso sou limitada. Posso ser beneficiada com a isenção de impostos na aquisição de um automóvel zero?
Grata

Enviado em 27/02/14 às 17h01

Severino Ribeiro da Silva (svr.ribeiro@yahoo.com.br):

Eu não sabia desse direito é que é também pouco divulgado até nas concessionárias de venda de carros.Mas é ótimo! Tenho na família 2 pessoas velhas acima 80anos sendo que um fêz avc. E tenho uma sobrinha que ajudo que é cadeirante e precisa sempre do meu apoio. Êsse velho que fêz avc,é meu sogro e eu e espôsa cuidamos dêle. Aliás sou o socorro dos três. Será que consigo alguma coisa para facilitar o trabalho que eu e espôsa temos com os nossos necessitados?A minha intenção é comprar uma van e transforma-em alguma coisa tipo trailher, para dar mais conforto a êles. Será que consigo?

Enviado em 01/03/14 às 16h51

ALCIONE GOMES DA SILVA (drgomes.alcion@hotmail.com):

Meu irmão é reconhecido por lei deficiente físico possuindo todos os laudos comprobatórios. Não possui veículo. Deu entrada via despachante para a aquisição de um 0 Km. quando checou na fase da receita federal foi barrado eis que apresenta débito de impostos federais oriundos de uma loja que possuia a 12 anos atrás. Existe processo de cobrança na Justiça Federal contra ele. O que fazer fora da esfera judicial para conseguir o benefício ? E na judicial já existe jurisprudência? qual é o tipo de processo? Por favor me ajudem. Aguardo retorno.

Enviado em 03/03/14 às 13h50

ANA PAULA (paulinhaw24@hotmail.com):

GOSTARIA DE SABER, SE POSSO OBTER A ISENÇÃO DOS IMPOSTOS NA COMPRA À VISTA? E SE É NECESSÁRIO A COMPROVAÇÃO DE RENDA.

Enviado em 05/03/14 às 12h35

Denise Pereira da Silva (denise_ikkatras@hotmail.com):

Eu tenho lúpus subagudo não posso me expor aos raios solares pois isso agrava minha doença e aparece várias manchas gostaria de adquirir um carro mas gostaria de saber se tenho direito e se tenho se posso parcelar obrigada.

Enviado em 09/03/14 às 11h54

yuri (itynetwork@hotmail.com):

sou portador de lupus sistemico tenho algum beneficio na compra de veiculos

Enviado em 10/03/14 às 23h44

charles braz (charlesrt@pop.com.br):

eu tenho 36 anos e 1.49cm eu tenho dreito ao desconto,por nanismo ?

Enviado em 19/03/14 às 12h59

elielma (elielmascampos@hotmail.com):

o carro sai sem entrada?

Enviado em 19/03/14 às 13h45

Matheus (matheustbento@gmail.com):

Sou portador de prótese do fêmur !! Tenho direito ?

Enviado em 20/03/14 às 00h13

Maria das Gracas (g.rebollal@hotmail.com):

Meu esposo esta com cancer de prostata.ja fez radioterapia mas nao melhorou. O medico disse que agora e esperar. Ele quer comprar outro carro novo. Ele tem direito a isencao de algum imposto? Ele esta aposentado pois se aposentou por livre vontade pois descobriu a doenca e nao falou para a familia . Ele tem uma micronempresa mas esta sempre cansado e ira parar de trabalhar.

Enviado em 20/03/14 às 13h37

Afonsina Guarnieri Duarte (ninaguarnieri@oi.com.br):

Fiz cirurgia em 18/10/2013 na mama esquerda para retirada de um câncer. Fiz radioterapia e estou me submetendo ao tratamento via oral. Gostaria de saber se com os laudos que comprovam a doença terei direito ao desconto para a compra de um carro novo mesmo tendo sido operada e estar passando bem. Atenciosamente
Afonsina Guarnieri Duarte

Enviado em 27/03/14 às 16h21

nivaldo gonçalves (niniursos@gmail.com):

tenho 4 ernia de disco lobar fui aposentado por invalides gostaria de saber se tenho direito a insesao do imposto do carro 0km

aguardo retorno

Enviado em 01/04/14 às 13h36

Flora Maria Pinho Silva Godinho (flora.godinho@gmail.com):

Tenho um irmão que está a meu cargo tem alzamai o neurologista deu-lhe 100%de incapacidade . Tem carta não pode conduzir tenho que andar sempre com ele.Será que tem direito a carro?

Enviado em 20/04/14 às 17h14

MARIA DO CARMO (carminhasenador01@hotmail.com):

BOA TARDE! TENHO UMA FILHA QUE POSSUI UMA DEFICIENCIA RARA CHAMADA DE SINDROME DE ATAXIA TELANGECTASIA, ELA TEM 13 ANOS E GOSTARIA DE SABER SE O AVÔ DELA PODE COMPRAR UM VEICULO NO NOME DELA, POIS ELA DEPENDE TOTALMENTE DE UM AUTOMOVEL PARA ANDAR PRINCIPALMENTE EM DISTANCIAS LONGAS. O QUE DEVO FAZER? AGUARDO RETORNO..

Enviado em 21/04/14 às 19h56

Erica nardes (ericanardes@yahoo.com):

tenho uma filha de 2 anos e meio que nasceu de 6 meses e por cequela disso tem paralizia cerebral e nao anda temos que comprar um carro pq o tratamentp e feito quase todos os dias quero saber se ela tem direitos eqquais?.

Enviado em 28/04/14 às 20h50

Luciene Sales (lucienedmc@hotmail.com):

Meu esposo perdeu o olho esquerdo em um acidente automobilístico e usa prótese. O olho direito, tem pressão alta mas enxerga normal. Ele tem direito a isenção dos impostos ? Ele é condutor. tem categoria B, mas com aviso da deficiência.
Aguardo resposta.
Obrigada.
luciene

Enviado em 02/05/14 às 18h36

Romilda Giannoni (rgpesquisa@bol.com.br):

Tenho Lúpus,tenho muitas dores sempre em locaris diferentes,quase todos dias estou no medico, ñ estou trabalhando devido muitas dores,tenho carro 2006 pago p/ uma pessoa me livar pois eu ñ dirijo e o carro está dando problemas, ñ temho dinheiro p/ concertar, como faço p/ dar esse carro e pegar um zero e usar os benefícios dos descontos?

Enviado em 10/05/14 às 23h07

Jonatan Santos Revetta (jsrovetta@hotmail.com):

Sou paraplegico (CADEIRANTE) Tenho um Parati 2002 adaptado, dirijo por todo lado, só não viajo porque o meu veículo e velho, e já me deixou na mão umas duas vezes, por isso que tenho medo de viajar pra longe. Mas eu gostaria de adquirir um veículo novo. Mas a burocracia é tanto que me desanima, e acabo comprando carro de 3 a 4 ano mais novo do que o meu, e nunca consigo comprar um novo. Governante por favor, facilita pra nós,já não basta de nos ver-nos confinados em uma cadeira de rodas!

Enviado em 19/05/14 às 18h46

Leandro Mendes (lms0808@hotmail.com):

Tenho hipertensão, consigo esse desconto

Enviado em 23/05/14 às 15h17

Johannes Drossopulos (jdrossopulos@hotmail.com):

Quero saber , minha esposa é deficiente. Fez uma cirurgia no joelho e colocou uma prótese e tem
artrose no joelho direito, posso
comprar um carro e obter os descontos e isenção do IPVA ?
Agradeço pela informação.

Enviado em 29/05/14 às 21h14

maria rita firmino de souza (ritamoda@hotmail.com):

tenho 59 anos e sou portadora de artrose no joelho direito e ma coluna lonbar derde de 2006 eu entrei no beneficio da previdencia gostaria de comprar um carro com desconto porque nao posso andar pois sinto muitas dores sou habilitada.tenho direito ao desconto? obrigada.

Enviado em 02/06/14 às 17h33

Dirceny M. Ferreira (Dirceny@hotmail.com):

Tenho desgaste em meus joelhos, principalmente,no esquerdo, devido uma doença que tive quando estava com 1 ano de idade.Tenho muitas dores quando dirijo carro com embreagem. Gostaria de saber se tenho o direito?

Enviado em 09/06/14 às 19h41

Edinei Demetrio Staidel (edineidemetrio@hotmail.com):

Meu esposo sofreu um acidente de trabalho onde teve os dedos da mão direita amputados:metade do polegar, dedos indicador, médio e anelar (amputados inteiros. Para ele facilitaria se conseguisse adquirir um veículo com câmbio automático. Ele é habilitado. Gostaria de saber se ele consegue o desconto? E de quanto? Obrigada pela resposta: Edinei

Enviado em 29/06/14 às 19h02

Valdomiro Lira (Mironascimento@hotmail.com.br):

MEU NOME É Valdomiro Lira SOU DEFICIENTE AUDITIVO , E TIREI O CNH A DOIS ANOS, GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO COMPRAR UM CARRO COM DESCONTO PARA PESSOAS DESSE TIPO DE DEFICIÊNCIAS.

Enviado em 15/07/14 às 16h37

giullyane (giullyane_roberta@hotamil.com):

quero saber se os juros sao muito alto pra quem nao tem o dinheiro pra pagar a vista o carro e se e facil pra aprovaçao da ficha,o carro sai sem entrada? e pacelado obrigado...

Enviado em 19/07/14 às 15h01

rafael lima (rafael46@gmail.com):

Sou cadeirante e pretende comprar um carro zero quilômetro como eu faço qual concessionária deveria procurar obrigado por responder minhas perguntas

Enviado em 01/08/14 às 14h41

Julio Fonseca (jctfonseca@hotmail.com):

Minha esposa tem lupus amais 5anos que faz tratamento,mas só manifestou baixa imunidade. Ela tem desconto na compra de automovel?

Enviado em 06/08/14 às 12h09

ALMIR ROBERTO RUY (almir_ruy@uol.com.br):

boa tarde
tenho deficiência auditiva, eu posso adquirir
veículos zero com desconto, como devo me proceder, pois só agora tive conhecimento deste benefício.

Enviado em 08/08/14 às 00h14

divina lucia de oliveira (luoliveira009@hotmail.com):

tenho 2 filhos deficientes auditivos, um deles tem hiperatividade , quero saber se tenhbo direito de comprar um carro com desconto.

Enviado em 19/08/14 às 16h14

renato luis ferreira (idegaruva@gmail.com):

sofri um acidente de moto e quebrei bacia, femo, nervo ciatico e pulso esquerdo( placa com seis parafuso) gostaria de saber se tenho direito

Enviado em 19/08/14 às 20h51

maria aparecida ribeiro dordetto (cidadordetto@hotmail.com):

já passei em duas cirurgias de túnel do carpo tenho dores mto forte em minhas mãos principalmente a direita ,agora meus dedos travam e meus ombros com mta dor , tenho um carro mas tenho mta dificuldades para dirigir ,tenho direito a desconto a carro ,desde já obrigada .

Enviado em 27/08/14 às 23h42

sirlei waldrigues (sirlei.3001@gmail.com):

Bom dia!
Sou portadora de espondilouncoartrose na cervical e lombar, gostaria de saber se me enquadro nesse beneficio; fico no aguardo

Enviado em 28/08/14 às 21h36

rosirene aparecida de sales (neguinhayr@gmail.com):

tenho 1,34 m de altura gostaria de saber si posso comprar um automovel usando o beneficil do nanismo? aguardo resposta.

Enviado em 04/09/14 às 19h06

Lauriana da Conceição Silva (lauriana-s-@hotmail.com):

Tenho um irmão com deficiência, ele é cadeirante , pois teve tce, eu tenho a tutela dele, nesse caso gostaria de saber se ele poderia ser beneficiado com a aquisição de um veículo com as reduções dos impostos e se ele teria o direito ao desconto na compra? no caso ele não sabe dirigi e não tem CNH se ele conseguir, poderia ser em meu nome? pois sou eu quem cuido dele e levo ele para o medico , fisioterapias e para passear.
Quais os passos a ser tomado para esses direitos? desde ja grata.

Enviado em 04/09/14 às 19h11

Lauriana da Conceição Silva (lauriana-s-@hotmail.com):

Tenho uma irmã que tem 1.46 de altura e tem 30 anos de idade , quero saber se ela tem direito do nanismo para comprar um carro e o carro tem que ser adaptado?ela não tem CNH.
GRATA..

Enviado em 11/09/14 às 09h45

adriana silva (ricasulina@yahoo.com.br):

meu marido so tem 10% no olho esquerdo o medico falou q ele pode dar entrada na aposentadoria como defisiente sera que ele poder tentar junto aos orgÂO COMPETENTE PRA FAZER USSO DESSE DIREITO. OBRIGADA