Deficientes visuais cobram implantação de sinais sonoros nos semáforos

Compartilhe:

Em muitas cidades, a travessia de vias públicas de pedestres com deficiência visual é facilitada por equipamento que emite sinal sonoro suave em complemento aos sinais visuais (semáforos). Uberaba (MG) já possuiu o sistema, que foi retirado, e os deficientes visuais cobram a instalação de sinais sonoros nas principais vias da cidade, para maior segurança e facilitar a locomoção pelas ruas. “No cruzamento da avenida Jesuíno Felicíssimo e rua Padre Leandro com a rua Marquez do Paraná, há um semáforo que não possui o sinal sonoro. Para atravessar o cruzamento, temos que ficar aguardando a boa vontade das pessoas, pois, o fluxo de veículos é intenso no local”, relatou Cristian Vieira.

Vieira chama a atenção das autoridades, pois a ausência de semáforos com sinal sonoro prejudica o trânsito de pessoas com deficiência. Ele reivindica às autoridades que vários pontos da cidade necessitam de adaptações para os deficientes. “Nos finais de semana, por exemplo, o semáforo instalado no cruzamento da avenida Leopoldino de Oliveira com a rua Artur Machado funciona no modo intermitente, o que dificulta a nossa passagem”, argumentou.

Cristian lembra que a cobrança é antiga, mas nenhuma autoridade dá atenção à solicitação que garante a segurança e a liberdade de ir e vir. “A implantação do equipamento em vários semáforos servirá de guia ou orientação para a travessia de pessoas com deficiência visual, promovendo a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida”, ponderou.

Fonte: Jornal de Uberaba

11 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

  3. em algumas companhias de avião (Latam, Gol…) só é permitido o voo gratuito do def.fisico em caso de tratamento médico comprovado, para isso deve preencher cadastro valido por um ano, no caso do acompanhante terá 50% de desconto na viagem. melhores informações no Youtube “Pessoas com deficiência terão passe livre em aviões” ou similares. boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *