Áudio Cine levará a experiência do cinema audiodescrito para moradores de Assis e região

Compartilhe:

O Cine Fac de Assis terá no dia 17 de agosto uma sessão pra lá de especial: pessoas com deficiência visual terão a oportunidade de assistirem ao filme "O Palhaço", de Selton Melo. Serão duas sessões, às 15 e às 17h, com entrada e distribuição de pipoca gratuitamente. A sessão permitirá a inclusão de pessoas cegas e com visão reduzida nas atividades sócio-culturais que normalmente elas não costumam freqüentar devido à falta de adaptação dos locais.

O filme terá a audiodescrição, que é uma narração descritiva minuciosa de elementos visuais, como por exemplo, as expressões faciais e corporais, figurinos, efeitos especiais, aspectos do ambiente, mudança de tempo e espaço, etc. Isso tudo misturada à imaginação da pessoa que fica aguçada cada vez mais.

Já existem filmes que podem ser assistidos em casa, porém a empresa Audio Cine pretende levar a experiência completa do passeio: ir até o cinema com seus amigos, comer pipoca, tomar refrigerante e se divertir.

Dados

De acordo com dados da Associação de Amigos e Deficientes Visuais de Assis e região, estima-se em torno de 190 pessoas com deficiência visual total ou parcial na cidade de Assis e região, que se encontram excluídas da experiência audiovisual. Segundo dados do IBGE, existem mais de 16 milhões de pessoas com deficiência visual total e parcial no Brasil.

No mundo todo se discute a acessibilidade aos meios de comunicação e esses esforços visam não apenas proporcionar o acesso a produtos culturais a uma parcela da população que se encontra excluída, como também estabelecer um novo patamar de igualdade baseado na valorização da diversidade.

O Brasil está muito atrasado em relação a outros países em termos de iniciativas culturais com audiodescrição. Por aqui ela surgiu oficialmente em 2003 com a primeira edição do Festival Assim Vivemos. Informalmente ela já existia para pessoas que conviviam com pessoas cegas e descreviam imagens e situações cotidianas a eles.

Inovação

A diferença do Audio Cine para outras sessões com audiodescrição, é a abertura do evento aos demais espectadores sem deficiência visual, porém convidando-os a usar uma venda em seus olhos e assim, "assistir" ao filme sem vê-lo de fato. Uma nova e marcante experiência.

Serviço:
Local de realização
: CINEMA FAC – Rua Brasil, 15 – Centro – Assis/SP
Data: 17 de Agosto
Horários: 15h e 17h
Entrada gratuita. Pipoca e refrigerante também.
Retirada do ingresso: 1 hora antes na bilheteria do cinema
Idade mínima: 10 anos – acompanhados por um responsável
Haverá sorteio de camisetas do projeto no local.

Fonte: Blog da Audiodescrição