Áudio Cine levará a experiência do cinema audiodescrito para moradores de Assis e região

Compartilhe:

O Cine Fac de Assis terá no dia 17 de agosto uma sessão pra lá de especial: pessoas com deficiência visual terão a oportunidade de assistirem ao filme "O Palhaço", de Selton Melo. Serão duas sessões, às 15 e às 17h, com entrada e distribuição de pipoca gratuitamente. A sessão permitirá a inclusão de pessoas cegas e com visão reduzida nas atividades sócio-culturais que normalmente elas não costumam freqüentar devido à falta de adaptação dos locais.

O filme terá a audiodescrição, que é uma narração descritiva minuciosa de elementos visuais, como por exemplo, as expressões faciais e corporais, figurinos, efeitos especiais, aspectos do ambiente, mudança de tempo e espaço, etc. Isso tudo misturada à imaginação da pessoa que fica aguçada cada vez mais.

Já existem filmes que podem ser assistidos em casa, porém a empresa Audio Cine pretende levar a experiência completa do passeio: ir até o cinema com seus amigos, comer pipoca, tomar refrigerante e se divertir.

Dados

De acordo com dados da Associação de Amigos e Deficientes Visuais de Assis e região, estima-se em torno de 190 pessoas com deficiência visual total ou parcial na cidade de Assis e região, que se encontram excluídas da experiência audiovisual. Segundo dados do IBGE, existem mais de 16 milhões de pessoas com deficiência visual total e parcial no Brasil.

No mundo todo se discute a acessibilidade aos meios de comunicação e esses esforços visam não apenas proporcionar o acesso a produtos culturais a uma parcela da população que se encontra excluída, como também estabelecer um novo patamar de igualdade baseado na valorização da diversidade.

O Brasil está muito atrasado em relação a outros países em termos de iniciativas culturais com audiodescrição. Por aqui ela surgiu oficialmente em 2003 com a primeira edição do Festival Assim Vivemos. Informalmente ela já existia para pessoas que conviviam com pessoas cegas e descreviam imagens e situações cotidianas a eles.

Inovação

A diferença do Audio Cine para outras sessões com audiodescrição, é a abertura do evento aos demais espectadores sem deficiência visual, porém convidando-os a usar uma venda em seus olhos e assim, "assistir" ao filme sem vê-lo de fato. Uma nova e marcante experiência.

Serviço:
Local de realização
: CINEMA FAC – Rua Brasil, 15 – Centro – Assis/SP
Data: 17 de Agosto
Horários: 15h e 17h
Entrada gratuita. Pipoca e refrigerante também.
Retirada do ingresso: 1 hora antes na bilheteria do cinema
Idade mínima: 10 anos – acompanhados por um responsável
Haverá sorteio de camisetas do projeto no local.

Fonte: Blog da Audiodescrição

11 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

  3. em algumas companhias de avião (Latam, Gol…) só é permitido o voo gratuito do def.fisico em caso de tratamento médico comprovado, para isso deve preencher cadastro valido por um ano, no caso do acompanhante terá 50% de desconto na viagem. melhores informações no Youtube “Pessoas com deficiência terão passe livre em aviões” ou similares. boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *