Porto Alegre recebe campeões mundiais paralímpicos em setembro

Compartilhe:

A capital do Rio Grande do Sul receberá, entre 12 e 15 de setembro, mais de 600 atletas paralímpicos, que disputarão medalhas em duas grandes competições: a segunda fase nacional do Circuito Caixa Loterias de Atletismo, Natação e Halterofilismo, e o Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas. As provas de atletismo e as disputas de halterofilismo serão na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), as de natação, no Grêmio Náutico União, e as de esgrima, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE).

Primeira competição no Brasil após os Mundiais de atletismo e de natação, realizados em julho e agosto, respectivamente, a segunda fase nacional do Circuito Caixa Loterias contará com a participação de muitos dos recém campeões mundiais. Terezinha Guilhermina, ouro nos 100m, 200m e 400m no Mundial de Atletismo, e Daniel Dias (seis ouros e duas pratas no Mundial de natação) e Andre Brasil (três ouros e três pratas, também na natação) são alguns dos nomes confirmados para a etapa.

Também são presenças garantidas as pratas da casa Roberto Alcade, Susana Schnarndorf e Alex Douglas. O bageense Roberto é uma das novas estrelas da natação brasileira. O atleta, de 21 anos, competiu no Mundial de Natação, no último mês, e conquistou o ouro nos 100m peito, classe SB5. Já a porto-alegrense Susana, com 45 anos, na mesma competição, tornou-se campeã mundial pela primeira vez, ao levar o ouro nos 100m peito, classe SB6. No atletismo, o jovem Alex, 23, de Sapiranga, chegará ao Circuito com o peso de duas pratas (1500m e 5.000m) e um bronze (800m) conquistadas no Mundial de Atletismo.

No Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de rodas, o destaque fica para o atleta de Barros Cassal Jovane Guissone. O esgrimista foi medalhista de ouro nas Paralimpíadas de Londres -2012 e, neste ano, já é dono de três bronzes em etapas da Copa do Mundo da modalidade. O torneio de esgrima em Porto Alegre ainda contará com a participação de outros 36 atletas.

Serviço

Circuito Caixa Loterias de Atletismo, Natação e Halterofilismo – 2ª fase nacional
Local: atletismo e halterofilismo – Sogipa (R. Barão do Cotegipe, 400, São João)
Natação – Grêmio Náutico União (Sede Moinhos de Vento – R. Quintino Bocaiúva, 500)
Data e horário: atletismo e natação (14/9 – das 8h às 12h e das 14h às 18h; 15/9 – das 8h às 12h)
Halterofilismo (13/9 – das 8h às 12h e das 14h às 18h; 14/9 – das 8h às 12h e das 14h às 18h; 15/9 – das 8h às 12h)

Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas
Local: Centro Estadual de Treinamento Esportivo – CETE (Rua Gonçalves Dias, 628, Menino de Deus)
Data e horário: 13/9 – 9h (primeiras lutas) e, a partir das 17h, finais; 14/9 – 9h (primeiras lutas) e, a partir das 17h, finais; 15/9 – 8h (primeiras lutas) e, a partir das 13h, finais.

Fonte: CPB

11 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

  3. em algumas companhias de avião (Latam, Gol…) só é permitido o voo gratuito do def.fisico em caso de tratamento médico comprovado, para isso deve preencher cadastro valido por um ano, no caso do acompanhante terá 50% de desconto na viagem. melhores informações no Youtube “Pessoas com deficiência terão passe livre em aviões” ou similares. boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *