Campeão paralímpico participa de Caravana da Inclusão em Pirassununga (SP)

Compartilhe:

A Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, juntamente com a  União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), está na sua quarta edição, percorrendo dez cidades do interior paulista. Pirassununga é o 6º município a receber o encontro.

A Caravana consiste em uma série de encontros regionais, com o objetivo de conscientizar os participantes sobre os direitos das pessoas com deficiência, que incluem: educação inclusiva, trabalho, cidadania, reabilitação, entre outros.

O atleta do Time São Paulo na modalidade natação, Andre Brasil, estará presente na Caravana de Pirassununga. André tem 29 anos e teve poliomielite aos seis meses de idade. Como consequência, ele sofreu uma pequena sequela na perna esquerda. A natação começou muito cedo em sua vida, com a finalidade de reabilitação. Aos nove anos de idade, começou a participar de competições, com outros atletas sem deficiência. Descobriu o Esporte Paralímpico ao assistir as Paralimpíadas de Atenas em 2004 e, desde 2005, compete no desporto Paralímpico. O atleta compete pelas classes S10, SB9, SM10 nas respectivas provas: 50m Livre, 100m Livre, 400m Livre, 100m Costas, 100m Borboleta, 100m Peito e 200m Medley . O atleta defende o ECP – Esporte Clube Pinheiros de São Paulo, SP.

André foi medalha de ouro no Mundial de Natação em Montreal em 2013, jogos paralímpicos em Londres, em 2012, nos jogos Parapan-americanos de Guadalajara em 2011, no mundial da Holanda em 2010, no German Championship de Berlin em 2009 e nos jogos paralímpicos de Pequim em 2008.

Além da novidade, ligada ao esporte, neste ano declarado pela 22ª Cúpula Iberoamericana, como Ano Iberoamericano para Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, vem somar-se aos parceiros da Caravana da Inclusão a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho – SERT, por meio do PADEF e o Poupatempo.

Além das atividades de exposição de temas e debates, haverá o "Mutirão do Emprego" e o apoio ao esporte, por meio do Time São Paulo, em todos os municípios que sediarão os encontros. Durante as Caravanas serão disponibilizados: emissão de carteira de trabalho (1ª e 2ª via); cadastro para vagas de emprego; encaminhamento para processo seletivo, mediante oportunidades de emprego disponibilizadas pelas empresas parceiras da região; e captação de currículos de pessoas com deficiência.

Para efetuar o cadastro e encaminhar para as vagas de emprego é necessário que o cidadão tenha 16 anos ou mais e apresente RG, CPF, Carteira de Trabalho e quando possível laudo médico. Para emissão da Carteira de Trabalho é necessário ter 14 anos ou mais: para 1ª Via – RG, Certidão de Nascimento e/ou Casamento original e 1 foto 3×4; para 2ª via – RG, Certidão de Nascimento e/ou Casamento original, 1 foto 3×4, carteira anterior ou qualquer documento que contenha o número e a série da carteira anterior.

A Caravana é aberta ao público, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na abertura de cada evento. O objetivo é fomentar políticas públicas que assegurem a cidadania e os direitos das pessoas com deficiência. A Caravana também apresenta ao público as ações e programas da Secretaria voltados às pessoas com deficiência.

Haverá Desfile de Moda Inclusiva e a mostra itinerante do Memorial da Inclusão.

SERVIÇO:

4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania
Data: 13 de setembro – sexta-feira
Horário: das 09h às 13h
Local: Centro de Convenções Professor Dr. Fausto Victorelli – Av Painguás n. 2014 – Pirassununga – SP
Inscrições: gratuitas, no local.

11 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

  3. em algumas companhias de avião (Latam, Gol…) só é permitido o voo gratuito do def.fisico em caso de tratamento médico comprovado, para isso deve preencher cadastro valido por um ano, no caso do acompanhante terá 50% de desconto na viagem. melhores informações no Youtube “Pessoas com deficiência terão passe livre em aviões” ou similares. boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *