Presos cadeirantes participam de programa de trabalho em Itajaí (SC)

Compartilhe:

Presos cadeirantes participam de um projeto de inclusão social na penitenciária de Itajaí (SC), no Vale. Os três não trabalhavam por causa da limitação de movimentos, mas com o projeto "Cadeirantes em ação" ganharam a oportunidade de trabalhar. "O bom é trabalhar, ter a cabeça erguida, não ficar com medo de a polícia bater na tua casa. O crime não compensa", diz o detento Luiz Carlos dos Passos.

Durante seis horas por dia, os três organizam os kits de higiene e roupas do presídio. "O primeiro benefício é a remissão: a cada três dias trabalhados diminui um da pena. Outro benefício é a remuneração, de um salário mínimo, que é revertido para as família dos detentos", explica José Goulart, gerente laboral. "Meu sonho era abrir meu próprio negócio e agora isso vai se concretizar", diz Marcos Patrício de Oliveira.

Antes de trabalhar, eles tinham um rotina de 22 horas dentro das celas. "O trabalho me ajudou a dar dinheiro para minha mãe e para minha filha. E me ajuda a voltar para a sociedade depois", explica Emerson Rafael Alves.

Fonte: G1

11 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

  3. em algumas companhias de avião (Latam, Gol…) só é permitido o voo gratuito do def.fisico em caso de tratamento médico comprovado, para isso deve preencher cadastro valido por um ano, no caso do acompanhante terá 50% de desconto na viagem. melhores informações no Youtube “Pessoas com deficiência terão passe livre em aviões” ou similares. boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *