Dia de luta da pessoa com deficiência terá celebração especial em Boa Vista

Compartilhe:

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficência, 21 de setembro, será celebrado em Boa Vista (RR) com uma programação especial. A primeira atividade será na quinta-feira (19) na Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes, no bairro Conjunto Cidadão, zona Oeste de Boa Vista.

Durante a programação, serão apresentadas atividades relacionadas à inclusão social da pessoa com deficiência. São  473 crianças com deficiência que estão matriculadas na rede municipal de ensino e a prefeitura também conta com o Centro Municipal Integrado de Educação Especial que atende estudantes de todas as escolas da rede com o apoio de equipes multidisciplinares.

Segundo o secretário, é essencial que a pessoa com deficiência tenha acesso à educação e convivência social. Ele destaca que as escolas municipais possuem uma estrutura preparada para contribuir com o desenvolvimento dos alunos.

História de vida

A servidora pública Creuzimar dos Santos é cadeirante e comentou que a inclusão da criança com deficiência na escola e o apoio recebido de todas as partes é muito importante, mas fez algumas ressalvas.

"Cada deficiência tem a sua particularidade. É necessário observar e garantir as necessidades da pessoa com deficiência. Se é possível a criança ir à escola, é primordial que ela vá", ressaltou.

Creuzimar acrescentou ainda que na época em que estudava enfrentava muitos problemas com a acessibilidade nas escolas. "Só quando recebe um aluno com deficiência é que a escola percebe o quanto precisa melhorar e se adequar. Com esse tipo de inclusão, todos ganham: o aluno e a sociedade", destacou a servidora.

Atividades

Os alunos das escolas municipais serão envolvidos nas atividades com a produção de diferentes trabalhos. Os alunos da escola Centenário apresentarão o Hino Municipal em Libras [Língua Brasileira de Sinais] e os estudantes da escola Glemíria Gonzaga de Andrade a oração do 'Pai Nosso'.

Os corais das escolas Aquilino Mota Duarte e Hilda Franco também farão uma apresentação. A capoeira e brincadeiras de roda serão mostradas pelos estudantes da escola Valdemarina Normando Martins e o circo na brinquedoteca será apresentado por alunos do Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE).

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *