Primeiro aplicativo tradutor de português para Libras chega à versão 2.0

Compartilhe:

O ProDeaf Móvel, primeiro aplicativo para smartphones capaz de traduzir fala em português para Libras (Língua Brasileira de Sinais), recebeu melhorias e acaba de chegar à sua segunda versão. Desenvolvido pela companhia pernambucana ProDeaf e distribuído gratuitamente, o aplicativo registrou mais de 50 mil downloads em sua primeira edição, lançada em março deste ano.

Com base no feedback desses usuários, a empresa realizou uma série de melhorias no aplicativo. Entre outras novidades, o ProDeaf Móvel 2.0 traz nova interface, ainda mais amigável, navegação simplificada entre todas as palavras do dicionário, centenas de novos sinais – além de melhorias naqueles já existentes –, traduções mais inteligentes e recursos de atualização automática para novos sinais no dicionário. A expectativa da ProDeaf é que a versão 2.0 do aplicativo chegue à marca de 90 mil downloads.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil cerca de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva, e, deste total, 2,7 milhões não conhecem a língua portuguesa. O ProDeaf Móvel é útil, justamente, para eliminar esta barreira de comunicação que há entre ouvintes e surdos, especialmente entre pessoas do mesmo convívio social, como parentes e amigos.

O aplicativo está disponível para download gratuito em celulares Android (via Google Play), iOS (iPhone/iPad/iPod) e, em breve, para Windows Phone 8.  

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *