Audiência discutirá regulamentação da equoterapia

Compartilhe:

A Comissão de Seguridade Social e Família vai promover audiência pública, nesta quinta-feira (26), para discutir o projeto (PL 4761/12, do Senado) que regulamenta a prática da equoterapia – método de reabilitação que utiliza o cavalo para o desenvolvimento de pessoa com deficiência.

A iniciativa do debate é da relatora da proposta na comissão, deputada Nilda Gondim (PMDB-PB). Ela destaca que a equoterapia auxilia no fortalecimento da musculatura dos pacientes, na redução da ansiedade e no aumento da autoestima dos pacientes.

Leia maisOs benefícios da equoterapia para as pessoas com deficiência

“Os exercícios são realizados com a orientação de um especialista para que sejam feitos de forma segura e aproveitando os movimentos do cavalo. O ser humano, ao conseguir domar um animal maior e mais forte do que ele, sente-se motivado e com a autoestima elevada”, explica a relatora.

Foram convidados para a audiência:

– o presidente da Associação Nacional de Equoterapia (Ande), Jorge Dorneles Passamani;
– a coordenadora técnica e administrativa do Centro de Equoterapia Rancho Cambará, Aparecida de Lima Oliveira;
– o coordenador do curso de Medicina Veterinária e Hospital Veterinário da Universidade Metodista de São Paulo, Nilton Abreu Zanco; e
– representantes do Ministério da Saúde.

A reunião será realizada no Plenário 7, às 9h30.

Fonte: Agência Câmara Notícias

11 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

  3. em algumas companhias de avião (Latam, Gol…) só é permitido o voo gratuito do def.fisico em caso de tratamento médico comprovado, para isso deve preencher cadastro valido por um ano, no caso do acompanhante terá 50% de desconto na viagem. melhores informações no Youtube “Pessoas com deficiência terão passe livre em aviões” ou similares. boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *