TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará tem acessibilidade

Compartilhe:

A temporada das crianças vai começar e, com ela, mais uma edição do TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará. De 5 a 13 de outubro a cidade de Fortaleza terá novas possibilidades de diversão e arte em família, com programação gratuita em oito equipamentos públicos da cidade. Seguindo o exemplo das edições anteriores, o TIC também vai a Sobral e neste ano estreia em Icapuí, no litoral leste.

Nos palcos e praças, atrações cearenses e internacionais em cerca de 50 apresentações, parte delas com acessibilidade para deficientes auditivos e visuais por meio de tradução em libras e audiodescrição.

Com a opção responsável de promover diversão e arte para todas as idades, o 3º TIC, além do teatro de atores, oferece "Um mundo de possibilidades" – tema desta edição – apresentando outras linguagens cênicas: teatro de animação, mágica, circo, dança, contação de história e artes plásticas. A expectativa de público é de 15 mil pessoas, dos quais 5 mil de alunos de escolas com agendamento.

ACESSIBILIDADE: Audiodescrição, libras e braile

O TIC inova nesta edição oferecendo tradução em libras e audiodescrição em alguns espetáculos que serão apresentados em Fortaleza. Serão sessões mistas, para crianças com ou sem deficiência. Serão 08 sessões com tradução em libras e 06 com audiodescrição. Programações em braile também serão distribuídas na capital em instituições voltadas a deficientes visuais.

O cuidado com a acessibilidade está também na escolha dos espetáculos, em especial os internacionais, muitos deles sem fala, possibilitando o aproveitamento de deficientes auditivos e de quem não tem o conhecimento de língua estrangeira.

DESTAQUES NA PROGRAMAÇÃO: Um mundo de possibilidades

Teatro para Bebês – O grupo La Casa Incierta (ESPANHA/BRASIL) apresenta o espetáculo "Café Frágil", especialmente voltado para bebês. Serão duas sessões no dia 12 de outubro e duas no dia 13, às 16h e 17h30, no Teatro Antonieta Noronha, localizado na sede da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). A capacidade é de 40 bebês com um adulto cada. O acesso será mediante agendamento pelo telefone 85-3048.6077 ou pelo e-mail fest.teatroinfantil@gmail.com.

Criada em 2000 pelo diretor teatral espanhol Carlos Laredo e pela atriz brasileira Clarice Cardell, a companhia é pioneira no campo das artes cênicas para a primeira infância. Café Frágil é um espetáculo de teatro de objetos criado a partir do Universo de Antonio Catalano – do grupo Casa degli Alfieri -Universi Sensibili – que desenvolveu um projeto interativo entre teatro e artes visuais. Sua linguagem poética pretende estar à altura das capacidades infinitas dos bebês. O espetáculo revela, com um jogo de sombras e objetos, um universo mágico presente no cotidiano de todos.

Bolhas de sabão gigantes – Uma das atrações mais esperadas desta edição é o ESPANHOL Made in Jabón, com o espetáculo de animação e mágica "100% Burbujas". Made in Jabón é resultado de uma parceria entre Javier Urbina e David Vega. Fundada em 2007, a companhia ostenta o Record Guinness da mais longa cadeia de bolhas do mundo. Através da sua inovadora técnica de esculturas de bolhas de sabão, o grupo leva ao público humor, poesia, magia e ciência. As apresentações serão dia 11, às 19h, no CUCA Barra; e nos dias 12 e 13, às 17h, no Teatro Dragão do Mar (dia 12 com audiodescrição).

Espetáculo 100% cearense – "A Menina dos Cabelos de Capim", que estreou em 2000, é um belíssimo espetáculo da Cia Pã de Teatro, com texto de Ricardo Guilherme e direção de Karlo Cardozo. O autor inspirou-se no conto de tradição ibérica "Os Figos da Figueira" e recriou essa história da menina que é enterrada em um buraco pela sua madrasta, trazendo o ambiente e os costumes da cultura nordestina para essa montagem.

A montagem abre a programação de teatro de atores no dia 05, às 17h, no Teatro Dragão do Mar (audiodescrição e libras), e apresenta-se novamente no local no dia 10, em sessões exclusivas para escolas públicas agendadas, às 10h (com tradução em libras) e às 15h (audiodescrição e libras). No dia 13 estará às 18h no Teatro do Centro Cultural Bom Jardim.

Esculturas de Cabelo – O grupo Sienta la Cabeza é da ESPANHA, mas foi criado em 2001 pela cabeleireira brasileira Fafá Franco e o músico escocês Nick Prescott. Atualmente conta com a colaboração da atriz brasileira Tatiana da Silveira como cabeleireira artística. Trata-se de um espetáculo de artes visuais ao som de DJ, onde o grande destaque é o público. No espetáculo, que leva o nome do grupo, são realizadas verdadeiras esculturas de cabelo, que ganham cores e formas inusitadas, com direito a pinturas no rosto que complementam a arte. O grupo, que vem pela primeira vez ao Nordeste, se apresenta dia 05, das 16h às 19h, no Mercado dos Pinhões; e dia 06, das 18h às 21h no Espaço Rogaciano Leite Filho, no CDMAC.

Galinhas gigantes – A ALEMÃ Cia Pas Par Tout apresenta "Cock-Tales", uma divertida apresentação musical com galinhas gigantes. O galo Capón (vaidoso e briguento), a galinha mãe (sofrida e vigilante) e o frangote (raquítico e indeciso) estão reunidos neste cômico espetáculo que prende a atenção do público de todas as idades. Pela primeira vez na América Latina, por meio do TIC, a companhia foi fundada em 2005 por Eva, Martin e Raimund e tem recebido inúmeras premiações em festivais internacionais. Já se apresentou em países como Alemanha, México, Bélgica, Holanda, Noruega, França, Espanha, Luxemburgo, Áustria, Portugal, Rússia, Tailândia, Turquia e USA. No 3º TIC serão 06 apresentações. No dia 12, às 9h30 no Parque das Crianças, às 16h30 no Mercado dos Pinhões e às 18h no Espaço Arena do Centro Dragão do Mar. No dia 13, às 9h30 no Passeio Público, às 16h30 no Estoril e às 18h novamente no Espaço Arena do CDMAC.

Animação com o corpo / Mímica – Vem do PERU Hugo & Ines, o mais renomado grupo de teatro de animação com o corpo, fundado em 1986 por Hugo Suarez e Ines Pasic. É um verdadeiro trabalho de mímica, onde o grupo explora as possibilidades expressivas de cada parte do corpo, como joelho, barriga, rosto e cotovelo, criando bonecos de carne e osso, dando vida a personagens surpreendentes. Esse trabalho vem garantindo a presença de Hugo & Ines em diferentes festivais de artes cênicas do mundo. O espetáculo "Contos Pequenos" é um solo com Hugo Suarez, unindo mímica e teatro de animação. Trata-se de um desfile pitoresco de divertidos personagens que narram o eterno drama tragicômico humano com seus sonhos e frustrações, seus êxitos e fracassos. As apresentações serão no Centro Dragão do mar de Arte e Cultura, no dia 05 às 18h no Anfiteatro e no dia 06 às 17h no Teatro, esta sessão com audiodescrição e tradução em libras.

OS LOCAIS

Em Fortaleza o TIC estará no Mercado dos Pinhões, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), Parque das Crianças, Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), CUCA Barra, Teatro Antonieta Noronha (Secultfor), Estoril e Passeio Público, além do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, onde, a exemplo do Festival em 2012, haverá uma apresentação especial para os filhos das internas.

Em Sobral o TIC acontecerá no Teatro São João e em Icapuí a programação será apresentada no Centro da Juventude e Cidadania (CJC).

O TIC

Em sua 3ª edição, o TIC segue se reinventando e cumpre seu papel de democratizar o acesso à cultura da infância e de promover o teatro infantil no Ceará, fomentando novas perspectivas, dramaturgias e estéticas e conquistando novas plateias. Com essas ações, a Invento Produção Cultural visa consolidar o festival dentro do calendário cultural do Estado, com foco na difusão e formação do teatro infantil.

O TIC é uma realização da Invento Produção Cultural, numa promoção da Associação de Pesquisas e Atividades Teatrais Cia do Batente e a Seara de Desenvolvimento e Cultura. Patrocínio: Coelce. Agradecimento: Prefeitura Municipal de Icapuí, Prefeitura Municipal de Sobral e Instituto ECOA. Parceria: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Vila das Artes e Institut Ramon Llull. Apoio cultural: Secultfor e Secult/CE.

SERVIÇO

3º TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará – Em Fortaleza (5 a 13 de outubro), Sobral (11 e 13) e Icapuí (dia 12). Informações: (85)3048.6077, fest.teatroinfantil@gmail.com. Twitter: @inventocultural. Facebook: TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará. Site: www.festivaltic.com.br. Toda a programação é GRATUITA.

Fonte: Blog da Audiodescrição

11 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

  3. em algumas companhias de avião (Latam, Gol…) só é permitido o voo gratuito do def.fisico em caso de tratamento médico comprovado, para isso deve preencher cadastro valido por um ano, no caso do acompanhante terá 50% de desconto na viagem. melhores informações no Youtube “Pessoas com deficiência terão passe livre em aviões” ou similares. boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *