Ativista tetraplégico inicia greve de fome pelo direito a uma vida independente

Compartilhe:

Eduardo Jorge anunciou através da rede social facebook, que vai iniciar uma greve de fome, a partir de 7 de outubro, em frente à Assembleia da República, em Portugal, em protesto com a falta de dignidade que, todas as pessoas com deficiência e dependentes de terceiros, são sujeitos em Portugal.

“Todos sabemos que a maioria das pessoas com deficiência não pode viver sem assistência pessoal”, afirma Eduardo Jorge no seu blogue “Tetraplégicos”. O ativista tetraplégico chama à atenção para a falta de condições das soluções existentes e salienta a necessidade de “muitas mães e pais deixarem as suas carreiras e vidas em suspenso porque são obrigadas a abdicar de tudo em prol do seu filho”.

Eduardo Jorge defende ainda que “o Estado e o utente gastam imenso dinheiro com programas, e em instituições inadequadas quando o mesmo dinheiro poderia servir para assegurar a continuidade das pessoas em suas casas, e no seu ambiente familiar, com outra qualidade de vida e dignidade. Seriamos nós a gerir as nossas vidas”.

Este protesto conta também com o apoio do Movimento (d)Eficientes Indignados.

Eduardo Jorge diz que a greve de fome terminará quando “os grupos parlamentares se comprometerem a apresentar uma lei de promoção da autonomia pessoal – vida independente”.

Fonte: Esquerda.net

11 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

  3. em algumas companhias de avião (Latam, Gol…) só é permitido o voo gratuito do def.fisico em caso de tratamento médico comprovado, para isso deve preencher cadastro valido por um ano, no caso do acompanhante terá 50% de desconto na viagem. melhores informações no Youtube “Pessoas com deficiência terão passe livre em aviões” ou similares. boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *