Ensino regular vai acolher até 80% dos alunos com deficiência

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Embora a meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE) trace um cenário de inclusão para que, até 2016, todos os alunos com deficiência estejam matriculados em escolas regulares, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) percorre no Paraná um caminho paralelo ao do Ministério da Educação (MEC). O ensino regular paranaense deve receber no máximo 80% desse público. O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, defende que os 20% restantes, com deficiências mais acentuadas, não se beneficiariam com esse tipo de inclusão.

Para Arns, há pessoas cujas necessidades não podem ser atendidas em escolas comuns, dependendo de atenção especial de entidades e profissionais especializados. Nesses casos, a decisão deve ser adotada entre pais, pedagogos e, quando necessário, médicos e terapeutas. “O grande objetivo em relação à pessoa com deficiência é que ela esteja incluída socialmente, na família, na comunidade e no trabalho, desenvolvendo sempre seu potencial”, afirma.

Aumentar a educação inclusiva qualificada está entre as metas da Seed. Professores têm sido habilitados em cursos e pós-graduação e há a possibilidade de que as turmas com alunos com deficiência sejam menores para que o docente dê mais atenção a quem precisa. Além disso, a criação de salas de apoio permite atendimento especializado aos alunos no contraturno.

Obrigatoriedade

Para Margareth Terra Al­cântara, diretora pedagógica da escola de estimulação e de­senvolvimento da Apae Curi­tiba, as escolas especiais desenvolvem um acompanhamento direcionado e único para cada aluno. Nesse sentido, a obrigatoriedade de inclusão poderia ser prejudicial. “A inclusão é muito importan­te, mas o que não podemos permitir é que ela seja radical e obrigatória. Tem de ser um direito, mas ninguém deve ser obrigado a fazer isso.” Margareth aponta uma saída: “É possível fazer a matrícula dupla, em duas instituições diferentes, uma regular e uma especial, para as duas trabalharem juntas”.

Segundo Sônia Miranda, doutoranda em Educação e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), nem todos os casos poderiam ser atendidos em escolas regulares. “A escola não pode flexibilizar seus procedimentos para atender necessidades muito específicas”, afirma. Isso pode acabar excluindo do processo educativo alunos que não conseguem participar de aulas regulares.

MEC defende regra única e contraturno

Em comunicado da assessoria de imprensa, o Ministério da Educação (MEC) alega que “defende que o atendimento de estudantes com deficiência precisa ser feito de forma integrada, por meio de um conjunto de ações para garantir o pleno desenvolvimento desse público”. A pasta informa ainda que esses alunos podem receber também um atendimento educacional especializado em contraturno escolar ou em instituições específicas. A partir disso, caberia às Apaes apenas verbas de educação complementar.

Ainda no comunicado, “O MEC entende que estudantes com deficiência têm especificidades e precisam ter atendimento mais individualizado. No entanto, o atendimento individualizado deve dialogar com a escola em que o aluno está inserido”.

Para o ministério, esse processo pode ser melhorado com a “construção de salas de recursos multifuncionais e a capacitação de professores”.

A partir de 2016, a escolarização deverá ser feita exclusivamente pela rede fundamental. As Apaes poderão receber apenas a segunda matrícula, sem oferecer escolarização.

Fonte: Gazeta do Povo

11 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

  3. em algumas companhias de avião (Latam, Gol…) só é permitido o voo gratuito do def.fisico em caso de tratamento médico comprovado, para isso deve preencher cadastro valido por um ano, no caso do acompanhante terá 50% de desconto na viagem. melhores informações no Youtube “Pessoas com deficiência terão passe livre em aviões” ou similares. boa sorte

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