Crianças cegas ganharão brinquedos socioeducativos no Dia das Crianças

Compartilhe:

Até o dia 11 de outubro, a Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual celebrará o Dia das Crianças com a entrega de mais de 240 brinquedos e jogos adaptados para crianças e jovens cegos e com baixa visão. Esses brinquedos estão sendo produzidos pelos pais e pelas próprias crianças, no Espaço de Convivência da instituição, por meio do Projeto “Coisa de Mãe”.

A iniciativa está em seu segundo ano e conta com a orientação de especialistas da Laramara para confecção artesanal de brinquedos. Paralelamente, os familiares dos pequenos aprendem, durante os atendimentos, a importância destes materiais e das brincadeiras na aprendizagem e no desenvolvimento de seus filhos.

O projeto conta, ainda, com a utilização do livro Brincar para Todos, disponibilizado gratuitamente para os pais da instituição. Este livro, escrito pela pedagoga e presidente da Associação, Mara O. Campos Siaulys, ensina pais e educadores a confeccionarem 109 brinquedos, como brincar com eles e quais as competências que cada um deles traz para a educação das crianças.

Como explica Mara Siaulys, “todas as crianças, independentemente de suas diferenças, têm o direito e a necessidade vital de brincar, mas é necessário que todos se preocupem em garantir a elas as oportunidades para que tal aconteça”.

11 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

  3. em algumas companhias de avião (Latam, Gol…) só é permitido o voo gratuito do def.fisico em caso de tratamento médico comprovado, para isso deve preencher cadastro valido por um ano, no caso do acompanhante terá 50% de desconto na viagem. melhores informações no Youtube “Pessoas com deficiência terão passe livre em aviões” ou similares. boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *