Porto Velho (RO) terá o primeiro Centro de Reabilitação do Estado para pessoas com deficiência

Compartilhe:

O Governo de Rondônia vai implantar o primeiro Centro de Referência em Reabilitação de Rondônia (Cero), que atuará nos quatro âmbitos da Reabilitação (física, auditiva, intelectual e visual), com investimentos previstos em R$7 milhões de reais. A unidade de saúde funcionará na estrutura onde seria localizada uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro Mariana, Zona Leste de Porto Velho, e sua inauguração está prevista para o mês de dezembro deste ano.

‘Será o primeiro Centro de Reabilitação no Estado que prestará o atendimento das necessidades básicas especificas de saúde para pessoas que necessitam de habilitação e reabilitação, focando principalmente a inclusão social. O Cero é a estrutura organizada de assistência à atenção integral à saúde em reabilitação, fortalecida pelo o ideário do Sistema Único de Saúde (SUS)", disse Williames Pimentel, secretário de Estado da Saúde."

De acordo com o secretário, o serviço prestará o atendimento das necessidades específicas de saúde para pessoas que necessitam, através da promoção, prevenção, reabilitação e principalmente a inclusão social, e vem atender a uma determinação do governador Confúcio Moura em fortalecer a demanda de atendimento à saúde, notadamente na região mais populosa da cidade, a Zona Leste da capital.  

De acordo com Pimentel, o Cero terá profissionais especializados em reabilitação, atuando nas áreas de reabilitação física, auditiva, intelectual e visual. Esta estratégia tem como base os atendimentos às pessoas que precisam dos serviços de reabilitação em todo o Estado, mas estará localizada em Porto Velho, onde os índices de acidentes de trânsito são maiores, fazendo inúmeras vítimas que, posteriormente, necessitam ser habilitadas ou reabilitadas.

Com a implantação do Centro de Reabilitação, será reduzido o encaminhamento de pacientes para tratamento fora de domicilio (TFD), para esta finalidade. O Cero será criado com inovações, focadas para o atendimento integral às pessoas com deficiência. O atendimento será implantado com base no serviço prestado pelo Hospital Sarah Kubitschek de Brasília e pelo Centro de Reabilitação Dr. Henrique Santillo em Goiânia, que são referências em Reabilitação.

Para atender com qualidade e eficiência os usuários do serviço, o Cero vai disponibilizar especialidades como fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, e enfermagem, assistência social e clínica.

Fonte: Governo de Rondônia

11 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

  3. em algumas companhias de avião (Latam, Gol…) só é permitido o voo gratuito do def.fisico em caso de tratamento médico comprovado, para isso deve preencher cadastro valido por um ano, no caso do acompanhante terá 50% de desconto na viagem. melhores informações no Youtube “Pessoas com deficiência terão passe livre em aviões” ou similares. boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *