Pessoas com deficiência têm dia dedicado à inserção no mercado de trabalho na Bahia

Compartilhe:

Será realizado nesta sexta (25) o ‘Dia D da Contratação das Pessoas com Deficiência’. A ação, que acontece na unidade central do SineBahia, no Iguatemi, dedicará o dia ao atendimento e inclusão da pessoa com deficiência (PcD) no mercado formal de trabalho, reunindo no mesmo espaço 50 empresas que vão disponibilizar vagas para este público.

O ‘Dia D da Contratação das Pessoas com Deficiência’ é uma proposta do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que convidou a Bahia para realizar o projeto. A ideia do MTE é levar essa experiência a todos os estados.

A mobilização baiana está sendo feita numa ação conjunta pelo Estado, por meio das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJDH), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia (SRTE-BA) e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

De 2007 até agosto deste ano, foram colocados no mercado, por meio da rede SineBahia, 4.989 trabalhadores com algum tipo de deficiência. A qualificação profissional voltada para o público PcD é outra ação desenvolvida por meio da Setre.

Nos últimos quatro anos, numa parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, foram qualificados profissional e socialmente 2.474 PcDs em cursos de cozinheiro industrial, massoterapia, jardinagem, almoxarife e auxiliar de administração, em 21 municípios baianos.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Bahia