Cientistas criam mouse para computador movido pela respiração

Compartilhe:

Pesquisadores da Universidade Kinki, no Japão, desenvolveram um mouse de computador que pode ser controlado pela respiração, tecnologia que permite pessoas com dificuldades motoras utilizar computadores de uma maneira mais cômoda.

De acordo com a agência EFE, por meio de um tubo, e pela duração e intensidade do sopro, a pessoa pode controlar o cursor, além de clicar nos botões direto e esquerdo do mouse. Segundo a universidade, é o primeiro aparelho deste tipo desenvolvido em todo o mundo. Os usuários dessa tecnologia podem utilizar o teclado na tela, com o qual também estariam aptos a escrever mensagens no computador.

"O uso das redes sociais e outros serviços on-line permitem que pessoas com deficiências motoras possam ampliar suas formas de comunicação e, inclusive, realizar certas atividades de trabalho", disse o professor encarregado do desenvolvimento do aparelho, Ichiro Kitayama.

O dispositivo foi desenvolvido para pessoas com lesões na coluna vertebral, como os pacientes de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa que afeta especialmente homens com entre 55 e 67 anos.

O preço do mouse, que a universidade espera que possa ser oferecido ao mercado em dois anos, está estimado em 50 mil ienes (cerca de US$ 508). Os cientistas responsáveis pelo dispositivo estão negociando com vários fabricantes a viabilidade comercial do aparelho.

O professor Kitayama comentou que seu objetivo final é desenvolver um robô que possa ajudar os deficientes físicos nas necessidades da vida diária e que seja controlado, simplesmente, pela respiração.

Fonte: G1

11 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

  3. em algumas companhias de avião (Latam, Gol…) só é permitido o voo gratuito do def.fisico em caso de tratamento médico comprovado, para isso deve preencher cadastro valido por um ano, no caso do acompanhante terá 50% de desconto na viagem. melhores informações no Youtube “Pessoas com deficiência terão passe livre em aviões” ou similares. boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *