Instituto do RS disponibiliza e-books gratuitos e voltados a pessoas com deficiência

Compartilhe:

Os e-books, livros digitais, cada vez mais têm atraído a atenção dos leitores. A chance de aprender, de ler histórias e de conhecer um mundo novo pode ser compartilhada. Com o avanço tecnológico, os leitores do Rio Grande do Sul já têm mais de 25 mil e-books em português à disposição. Desses, cerca de 7 mil títulos podem ser lidos de graça.

O Instituto Estadual do Livro no RS é uma das instituições que já disponibiliza os livros digitais gratuitamente. Também são oferecidas obras para pessoas com deficiência visual e auditiva. "Na verdade é uma maravilha para todo mundo. A letra pode ficar maior e as pessoas podem preferir ler e não ouvir", explica Laís Chaffe, diretora da entidade.

Para o empresário Eduardo Melo, os e-readers, ou seja, os equipamente exclusivos para a leitura, não caíram no gosto do brasileiro, mas o iPad, por exemplo, todo mundo conhece. Com a entrada dos tablets, vários autores começaram a ter as obras digitalizadas ou publicar direto na internet. "Todas as livrarias grandes que comercializam ebooks em português oferecem opções gratuitas. São coleções de editoras, livros de autores oferecidos gratuitamente", explica Melo.

Para incentivar o gosto pela leitura, uma escola promove desde cedo o contato dos alunos com os tablets. "Assim eles se tornam leitores e também desbravadores de novos conhecimentos, leitores do mundo digital", conta Ana Margarida Chiavaro, coordenadora pedagógica da educação infantil. Já para os alunos maiores, há outra maneira de incentivo.

Além de poderem ler, os estudantes também produzem os ebooks. "Se a gente acredita que a escola é uma experiência para a vida, então isso também faz parte da aexperiêcia. O aluno vai experimentar coisas agora, para que no futuro ele também seja um leitor de ebooks e de outras plataformas", conclui Adriana Gandin, especialistas em tecnologia da educação.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *