Ministra entrega carros para Centrais de Intérpretes de Libras do RS

Compartilhe:

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), fez a entrega de três veículos para as Centrais de Intérpretes de Libras (CIL) ao governo do Rio Grande do Sul. A cerimônia aconteceu diante do Palácio do Piratini, em Porto Alegre (RS), nesta segunda-feira (4).

As chaves foram recebidas pelo próprio governador Tarso Genro. Os carros ficarão sob os cuidados da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (Faders). A distribuição desses veículos é uma das ações do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite.

Rosário destacou a importância do instrumento para todas as partes. "A Central valoriza o intérprete, a pessoa surda e o serviço também se sente mais seguro no atendimento", afirmou a ministra ao explicar que as CIL's estão sendo instaladas em todas as capitais do país. Ela ainda ressaltou que essas estruturas fortalecem os profissionais. "Dessa forma também valorizamos o intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que tivemos a oportunidade de constituir como profissão assegurada em lei", garante.

De acordo com a Faders, a sede das CIL's será instalada junto ao Tudo Fácil, uma espécie de central que unifica os serviços e informações referentes ao governo estadual, com o objetivo de proporcionar atendimento especializado e específico às pessoas com deficiência auditiva.

Fonte: Secretaria de Direitos Humanos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *