Ministra entrega carros para Centrais de Intérpretes de Libras do RS

Compartilhe:

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), fez a entrega de três veículos para as Centrais de Intérpretes de Libras (CIL) ao governo do Rio Grande do Sul. A cerimônia aconteceu diante do Palácio do Piratini, em Porto Alegre (RS), nesta segunda-feira (4).

As chaves foram recebidas pelo próprio governador Tarso Genro. Os carros ficarão sob os cuidados da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (Faders). A distribuição desses veículos é uma das ações do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite.

Rosário destacou a importância do instrumento para todas as partes. "A Central valoriza o intérprete, a pessoa surda e o serviço também se sente mais seguro no atendimento", afirmou a ministra ao explicar que as CIL's estão sendo instaladas em todas as capitais do país. Ela ainda ressaltou que essas estruturas fortalecem os profissionais. "Dessa forma também valorizamos o intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que tivemos a oportunidade de constituir como profissão assegurada em lei", garante.

De acordo com a Faders, a sede das CIL's será instalada junto ao Tudo Fácil, uma espécie de central que unifica os serviços e informações referentes ao governo estadual, com o objetivo de proporcionar atendimento especializado e específico às pessoas com deficiência auditiva.

Fonte: Secretaria de Direitos Humanos

11 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

  3. em algumas companhias de avião (Latam, Gol…) só é permitido o voo gratuito do def.fisico em caso de tratamento médico comprovado, para isso deve preencher cadastro valido por um ano, no caso do acompanhante terá 50% de desconto na viagem. melhores informações no Youtube “Pessoas com deficiência terão passe livre em aviões” ou similares. boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *