Mostra Cinema Silencioso terá audiodescrição em Recife, PE

Compartilhe:

A primeira sessão da II Mostra Cinema Silencioso, nesta sexta-feira (8), terá audiodescrição para o filme Veneza Americana, de 1926, da Pernambuco Film, produzido pelos italianos de Hugo Falângola e J Cambiere.

A audiodescritora Liliana Tavares, da COM Acessibilidade Comunicacional vai “contar tudo” o que se passa na grande tela do Cinema São Luiz para as pessoas com deficiência visual durante a exibição do documentário, que mostra obras do governador de Pernambuco, Sérgio Loreto, nos anos vinte. Entre autoridades e obras que anunciam o desenvolvimento de Pernambuco, o filme mostra aspectos do porto de Recife, a circulação de automóveis e bondes pela cidade, as praias de Boa Viagem e do Pina, o quartel do Derby, até um passeio inusitado por um parque de diversões. A trilha sonora será apresentada ao vivo pelo músico pernambucano Alex Mono, criada especialmente para o Veneza Americana.

O filme pertence ao acervo da Fundação Joaquim Nabuco, restaurado pela Cinemateca Brasileira em 2007 .

A COM Acessibilidade Comunicacional presta serviços de audiodescrição, Braille e interpretação de libras. Elabora, coordena e executa projetos de acessibilidade comunicacional nas áreas das artes, da cultura, do esporte, do lazer, da mídia e da educação.

Segundo Liliana Tavares, fazer audiodescrição de um filme mudo é o desejo de todo audiodescritor. Tornar acessível algo que sem a AD não seria possível de ser compreendido por uma pessoa com deficiência visual. Ela, que já fez um curta e duas peças sem falas, diz que sem as falas, restam, além das imagens, os sons para guiar a inserção da audiodescrição. "É preciso ajustar os descritivos de forma precisa para sincronizar com a exibição. Para isso seguimos alguns passos: fazer roteiro a partir das imagens do filme, submeter a uma revisão com um consultor de audiodescrição e uma pessoa cega, reajustar o roteiro, ensaiar com a película (já que será realizado em voice over, digo, ao vivo e não gravado) e fazer a locução na hora da exibição", explica.

Ela explica ainda que no momento da entrada o usuário recebe um aparelho de recepção com fones de ouvido e escolhe onde quer sentar. O audiodescritor fica em uma cabine acusticamente isolada. Não há nenhuma interferência para o público em geral.

Informações:

É recomendado que as pessoas cegas entrem com 15 minutos de antecedência para ouvir as notas proêmias introdutórias sobre o local, os músicos, e outras informações.

A abertura da II Mostra Cinema Silencioso será às 20 horas da próxima sexta-feira, 08. A entrada é franca.

Fonte: Blog da Audiodescrição

11 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

  3. em algumas companhias de avião (Latam, Gol…) só é permitido o voo gratuito do def.fisico em caso de tratamento médico comprovado, para isso deve preencher cadastro valido por um ano, no caso do acompanhante terá 50% de desconto na viagem. melhores informações no Youtube “Pessoas com deficiência terão passe livre em aviões” ou similares. boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *