Detran.SP lança Programa de Atenção à Acessibilidade

Compartilhe:

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) firma protocolo de intenções com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência para implantação de ações conjuntas voltadas à acessibilidade deste público no que tange aos processos de habilitação.

A solenidade aconteceu nesta quarta-feira, 13 de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, e contou com a presença da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, do secretário adjunto da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da cidade de São Paulo, Tuca Munhoz, da Drª Julia Greve, do HC em Movimento, e do diretor-presidente do Detran.SP, Daniel Annenberg, entre outras autoridades.

O Programa de Atenção à Acessibilidade estabelece um compromisso público do Detran.SP – por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT) – na execução de políticas que facilitem o acesso da pessoa com deficiência aos serviços de atendimento presencial e eletrônico.

Em outubro deste ano, o Departamento de Trânsito formou a primeira equipe especializada na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para o atendimento nas unidades. “Hoje contamos com 28 servidores aptos a oferecer um atendimento próprio ao deficiente auditivo e nossa meta é duplicar este número até o final de 2013”, explica Rosana Soares Néspoli, gerente da EPT.

Entre as ações em andamento na Escola Pública de Trânsito estão a adaptação da prova eletrônica para o deficiente auditivo, o fomento à pesquisa de mecanismos alternativos para uso em veículos adaptados e a elaboração de um modelo de certificação para dispositivos veiculares baseados em tecnologia assistiva (joystick, comandos de painel, manopla). Estão previstas ainda iniciativas voltadas à prevenção de acidentes e a adaptação dos serviços eletrônicos do Detran.SP.

"A secretaria da Pessoa com Deficiência tem um papel fundamental nas políticas afirmativas do Estado. Estão nos subsidiando com conhecimento técnico e dando suporte no desenvolvimento de uma cultura de acessibilidade institucional. É uma parceria de extremo valor”, destaca Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran.SP.

INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:
Portal
www.detran.sp.gov.br

Disque Detran.SP
Capital e municípios com DDD 11: 3322–3333
Demais localidades: 0300–101–3333
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h

Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões)
Acesso pelo portal www.detran.sp.gov.br, na área de "Atendimento"