Todos@Web premia projetos de acessibilidade na web

Compartilhe:

Na noite da terça-feira (03), o escritório brasileiro do W3C e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) realizaram a cerimônia de encerramento do 2º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, o concurso Todos@Web. A iniciativa reconhece personalidades, tecnologias, sites e aplicativos que eliminam as barreiras de acesso à web por pessoas com deficiência temporárias ou permanentes.

Essa edição do prêmio teve um aumento de 40% no total de inscritos, passando de 47 iniciativas em 2012 para 66 este ano. Os participantes inscreveram projetos para os mais diversos setores, como bancário, educacional, governamental, empresarial e de organizações sem fins lucrativos.

Confira os vencedores em cada categoria:

Pessoas / Instituições:
Leda Spelta – psicóloga e consultora da Acessibilidade Brasil http://www.acessobrasil.org.br/, Leda é deficiente visual e uma das maiores especialistas do País na avaliação de acessibilidade na Web e na orientação para a construção de sites acessíveis.

Aplicativos e tecnologias assistivas:
Mouse Acessível http://migre.me/gS1QP – criado pelo Núcleo de Acessibilidade Virtual da Universidade Federal do Ceará, o equipamento utiliza conexão Bluetooth e permite o uso de um smartphone ou tablet no lugar do mouse convencional para navegação na Internet.

Projetos Web (com três subcategorias):
Governamentais:

Portal da Casa de Oswaldo Cruz www.coc.fiocruz.br/ – o canal da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) destaca-se por atender à maior parte dos padrões que garantem a acessibilidade de pessoas com deficiência.

Serviços / E-commerce:

Reclamações Procon http://www.reclamacoesprocon.com.br/ – o projeto visa facilitar a busca por dados de queixas registradas na entidade de defesa do consumidor e foi desenvolvido por um grupo de estudantes, programadores e designers do curso da Especialização em Padrões Web da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Londrina.

Institucionais / Entretenimento / Cultura / Educação / Informação / Blogs:

Studio Pilates Potirendaba http://www.studiopilatespoty.com.br/ – dentre os concorrentes, o veículo criado para uma academia de Pilates, foi considerado aquele com mais recursos de acesso às pessoas com deficiência.

Prêmio MAQ

A noite da premiação do Todos@Web contou ainda com a entrega do Prêmio MAQ de Acessibilidade na Web, que foi entregue ao Portal da Casa Oswaldo Cruz. O prêmio reconhece o melhor trabalho, entre todas as categorias de Projetos Web inscritas no prêmio.

O nome do Prêmio MAQ é uma homenagem a Marco Antonio de Queiroz, conhecido como MAQ e criador do site Bengala Legal. Reconhecido como um importante defensor do direito ao acesso das pessoas com deficiência e premiado na edição do ano passado, MAQ faleceu em julho deste ano.

Além do troféu entregue durante a cerimônia, os vencedores de cada uma das categorias ganhou um prêmio em dinheiro.

A cerimônia de premiação do Todos@Web ocorreu no Auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Barra Funda, em São Paulo. O prêmio teve apoio da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.

Acessibilidade na Web: um dos princípios do W3C

O W3C desenvolve padrões de acessibilidade há mais de 10 anos, que têm o objetivo de promover a criação e utilização de recursos que ajudem a remover barreiras de acesso à web. Os desenvolvedores são estimulados a criar de forma colaborativa páginas e aplicativos em código livre e aberto.

“Defender a acessibilidade na Web é promover também um ambiente de cooperação e colaboração. Quanto mais pessoas utilizam a web, mais estaremos promovendo um ambiente colaborativo que não é somente ‘para todos’, mas sim ‘de todos’”, observa Vagner Diniz, gerente do W3C Brasil.

Como forma de garantir a disseminação desses padrões, o W3C promove cursos sobre o tema e está lançando o 1º Fascículo da Cartilha de Acessibilidade na Web, disponível em http://www.w3c.br/Materiais/PublicacoesW3C.

Dia 03 de Dezembro

A data para a cerimônia de premiação do 2º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web foi definida em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Indicado em 1998 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 03 de dezembro busca conscientizar as pessoas a respeito da integração com deficiência na vida política, social, econômica e cultural. O tema da celebração deste ano é “Quebra de barreiras, portas abertas: para uma sociedade inclusiva e desenvolvimento para todos”.

Para conhecer a lista completa dos ganhadores do Prêmio Todos@Web, acesse: http://premio.w3c.br/.