Deficientes visuais são diplomados como radialistas em Teresina

Compartilhe:

Dezoito pessoas com deficiência visual foram diplomadas como radialista profissional. A solenidade de entrega ocorreu na sexta-feira (06), às 18h30, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, Centro de Teresina (PI). De acordo com Iraildo Mora, presidente do instituto Comradio, os profissionais tiveram aulas durante um ano, por meio do projeto Um Olhar para a Cidadania. 

“Isso mostra que não existe barreiras para quem der ser alguém na vida. Esses formandos são exemplos para todos. O momento é bem especial para todos nós que fizemos parte dessa história”, contou.

Antonildon Marques, com deficiência visual desde que nasceu, é um dos formandos e disse que uma das maiores descobertas na sua vida foi entender que o papel da comunicação é fundamental para fortalecer a garantia da cidadania. “Não queremos privilégios, apenas uma atenção específica e adequada. Somos pessoas como qualquer outra pessoa. Cada um tem sua história e nenhuma anula a do outro. E por meio do rádio, que também é “cego” como eu, poderei dizer e fazer pessoas refletirem e agirem sobre o meu mundo que é o mesmo mundo de todos nós”, falou Antonilton.

Para Isaias Pereira da Silva, também com deficiência visual, a formatura mostra que todos têm o mesmo direito e que não existe pessoa incapaz. “Todos nós somos capazes de um dia chegar onde deseja, só precisa ter força de vontade. Não existe ninguém melhor que outra pessoa, todos somos iguais. A deficiência só se torna um problema se a pessoa pensar negativo, pelo contrário se torna mais um incentivo”, relatou Isaias.

Os novos radialistas receberão o registro na carteira profissional, emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego válido em todo o Brasil. O projeto ‘Um Olhar Para a Cidadania’ é executado desde 2011 pelo Instituto Comradio do Brasil.

Fonte: G1 Piauí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *