Campinas (SP) sedia encerramento da Caravana da Inclusão, na sexta, 13/12

Compartilhe:

Com apoio da Prefeitura e Câmara Municipal, Campinas (SP) recebe, no dia 13 de dezembro, no Ginásio de Esportes do Clube Regatas, autoridades municipais e estaduais para o último evento do ano da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania.

É realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo – UVESP, Rede de Reabilitação Lucy Montoro e Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência – CEAPcD.

A Caravana percorre o interior do estado buscando fomentar políticas públicas que assegurem a cidadania e os direitos das pessoas com deficiência, conscientizando os participantes sobre os direitos do segmento, que incluem: educação inclusiva, trabalho, cidadania e reabilitação, entre outros.

A cada encontro, um atleta de elite do paradesporto do Estado está presente. O comparecimento dos atletas faz parte do projeto do Time São Paulo para apoiar clubes esportivos paralímpicos nos municípios. A meta do governador Geraldo Alckmin é fomentar essa prática esportiva em todas as cidades do Estado.

Todas as cidades por onde a Caravana passa recebem o Mutirão do Emprego. Realizado em parceria com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho – SERT, por meio do PADEF e o Poupatempo. São disponibilizados às cidades visitadas pela Caravana: emissão de carteira de trabalho (1ª e 2ª via); cadastro para vagas de emprego; encaminhamento para processo seletivo, mediante oportunidades de emprego disponibilizadas pelas empresas parceiras da região; e captação de currículos de pessoas com deficiência.

Durante as Caravanas deste ano acontece também o Desfile de Moda Inclusiva, que busca sensibilizar os profissionais e futuros profissionais ligados ao segmento sobre a importância de pensar num vestuário acessível a todas as pessoas, com e sem deficiência.

“É uma honra para Campinas sediar o encerramento da “4ª Caravana da Inclusão, acessibilidade e Cidadania quando se defende a universalização dos direitos das pessoas com deficiência, através da conscientização da sociedade e dos poderes públicos”, disse o prefeito Jonas Donizete ao receber o pedido para sediar o evento.

Marco Antonio Pellegrini, secretário adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e coordenador da Caravana disse que “cada vez mais os poderes públicos trabalham pelos direitos humanos e pelos direitos de igualdade. Conquistamos muito e estamos a cada dia lutando por novas e necessárias conquistas”.

Para o presidente da Uvesp, organizadora da Caravana, Sebastião Misiara, “incluir as pessoas com deficiência em todas as políticas públicas no município é um dever de consciência”. Para a Secretária de Estado, Dra. Linamara Rizzo Battistella a educação inclusiva deve ser adotada como uma política sistêmica, sendo inserida nos meios educacionais de forma generalizada, “fazendo com que haja mais conexão entre os alunos das redes de ensino”.

A Caravana é aberta ao público, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na abertura de cada evento. PARTICIPE!"

SERVIÇO:
4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania
Data: 13 de Dezembro – sexta-feira
Horário – das 9h às 13h
Local: Ginásio do Clube Regatas – Av Coronel Silva Telles, 462 – Bairro Cambuí – Campinas – SP

Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo