Edusp lança terceira edição de dicionário de linguagem de sinais

Compartilhe:

A terceira edição do Novo Deit-Libras: Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras), baseado em linguística e neurociências cognitivas, já está disponível para aquisição no site da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp).

Esta nova edição do dicionário explica detalhadamente o novo paradigma da linguagem (oral, escrita e de sinais) baseado nas neurociências cognitivas e demonstra a sua utilidade na geração de instrumentos de avaliação e de intervenção educacional e clínica para a alfabetização de ouvintes, deficientes auditivos, surdos e surdo-cegos.

A edição anterior continha 14 mil verbetes em português, 9.828 sinais de libras e 56 mil verbetes em inglês. A atual possui um conteúdo léxico de sinais duas vezes maior e inovações – como a soletração digital dos verbetes.

A obra foi ampliada e revisada seguindo o novo acordo ortográfico e ainda apresenta a classificação gramatical dos verbetes, a descrição escrita da forma e do significado dos sinais, exemplos de uso e ilustrações gráficas dos verbetes.

Organizado pelo professor Fernando César Capovilla, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, em parceria com as pesquisadoras Walkiria Duarte Rafael, também do IP-USP, e Aline Cristina Lofrese Maurício, do centro universitário UniSant’Anna, a obra é um desdobramento do Dicionário da Língua de Sinais Brasileira (Libras), ganhador do Prêmio Jabuti 2002 na categoria de Educação e Psicologia.

O exemplar pode ser adquirido pelo site da Edusp.

Mais informações: www.edusp.com.br/detlivro.asp?ID=414336

Fonte: Agência FAPESP

11 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

  3. em algumas companhias de avião (Latam, Gol…) só é permitido o voo gratuito do def.fisico em caso de tratamento médico comprovado, para isso deve preencher cadastro valido por um ano, no caso do acompanhante terá 50% de desconto na viagem. melhores informações no Youtube “Pessoas com deficiência terão passe livre em aviões” ou similares. boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *