Nova linha turística Recife / Olinda prevê recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência

Compartilhe:

A partir de abril de 2014, passará a funcionar na Região Metropolitana do Recife. (PE) uma nova linha de ônibus para turistas. Partindo do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, a linha "Recife/Olinda Tour" irá circular pelos principais pontos turísticos da RMR. O itinerário de 43,8 quilômetros irá custar R$ 4 milhões a serem financiados pela iniciativa privada. O projeto está engatilhado pela parceria entre Governo do Estado, Prefeituras do Recife e Olinda. Resta saber qual empresa arcará com os custos do empreendimento.

O projeto de linha de ônibus turística funcionará todos os dias, das 9h às 18h, passando por 24 paradas exclusivas. Serão 6 ônibus de dois andares, com capacidade para 74 pessoas cada, que sairão de 30 em 30 minutos. O início do itinerário é no Parque Dona Lindu, seguindo pela Avenida Boa Viagem, Marco Zero, Praça da República, Shopping Tacaruna. Segue para Olinda, passando pela Orla Marítima, Cidade Alta. Retorna ao Recife, pela Agamenon Magalhães, passando pelo Centro de Convenções, Parque Treze de Maio, Casa da Cultura e depois segue para a Avenida Domingos Ferreira, até retornar ao terminal, no Parque Dona Lindu.

O ônibus da linha "Recife/Olinda", de dois andares, terá plataforma de acessibilidade para cadeirantes e compartimento para bicicletas. O andar inferior será climatizado, com assentos preferenciais. Além do sistema de áudio em português, inglês e espanhol, os passageiros contarão com um guia trilíngue em cada ônibus e uma audiodescrição, destinada às pessoas cegas ou com baixa visão.

Os bilhetes custarão em média R$ 45,00, poderão ser usados em um único dia e serão vendidos pela internet, nos hotéis, shoppings, Aeroporto do Recife, Terminal Integrado de Passageiros (TIP), Terminal Marítimo de Passageiros, agências de viagens, no próprio ônibus e em quiosques a serem criados especificamente para este fim.

Nesta terça, foi assinado pelos secretários de Turismo de Pernambuco, Recife e Olinda o Termo de Compromisso para Assinatura do Convênio da Linha de Turismo Recife-Olinda Tour. O próximo passo é realizar o chamamento público para que empresas de transporte se prontifiquem à realizar o empreendimento. A concessão de exploração do transporte público terá duração de dois anos, a contar de abril de 2014, tendo possibilidade de renovação de quatro anos.

Fonte: Blog da Audiodescrição

11 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

  3. em algumas companhias de avião (Latam, Gol…) só é permitido o voo gratuito do def.fisico em caso de tratamento médico comprovado, para isso deve preencher cadastro valido por um ano, no caso do acompanhante terá 50% de desconto na viagem. melhores informações no Youtube “Pessoas com deficiência terão passe livre em aviões” ou similares. boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *