Aades abre inscrições de processo seletivo para pessoas com deficiência

Compartilhe:

A Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades) lançou, na manhã desta segunda-feira (13), os editais dos Processos Seletivos Simplificados para contratação de profissionais para atuarem no Projeto de Implantação da Central de Libras no Amazonas e no Projeto Viver Melhor – Atividades Motoras, nas cidades de Manaus e Parintins.

São ofertadas 92 vagas para o profissional com deficiência para atuar na capital e em Parintins, com salários que variam de R$ 724,00 a R$ 3.853,63. As inscrições, que começam na terça-feira (14) e irão até o dia 20 de janeiro, só serão feitas através do site da Aades.

Para os dois projetos, serão dispostas vagas para psicólogos, pedagogos, fisioterapeutas, técnicos de desporto, auxiliares e analistas administrativos, além de intérpretes de libras que possui o número maior de vagas para os processos.

Os projetos serão executados em Manaus e em Parintins em parceria com as secretarias de Estado de Cultura (SEC) e dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped).

De acordo com a presidente em exercício da Aades, Márcia Augusta de Souza, o Projeto de Implantação do Centro de Libras e o programa Viver Melhor – Atividades Motoras têm como objetivo garantir maior acesso a pessoa com deficiência aos serviços públicos. O primeiro vai atender, mensalmente, cerca de 200 pessoas, com deficiência auditiva e surda.

O segundo programa tem como objetivo fortalecer e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência por meio da prática de atividades motoras, lúdicas, artísticas e pedagógicas, promovendo a inclusão social, no Serviço Social do Comércio (Sesc) e nos Centros Integrados de Educação. A meta é atender à 800 pessoas com deficiências (PCDs) e encaminhar 3 mil PCDs às redes de serviços socioassistenciais.

"Entre as vagas ofertadas para o projeto do Centro de Libras, estão 12 vagas para intérpretes de Libras e 2 vagas para apoio administrativo, atuando na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) e nos Prontos Atendimentos ao Cidadão (PACs). Já para o programa Viver Melhor, serão oferecidas 66 vagas para Manaus e 12 vagas para Parintins".

João Carvalho, de 32 anos, que tem deficiência visual, contou que o processo seletivo vai além de uma vaga de emprego e sim de uma inclusão social. "Mesmo nos dias de hoje, é muito difícil de conseguir se inserir do mercado de trabalho, desde a nossa condição até o próprio preconceito atrapalham o deficiente. Com os projetos, acredito que temos uma grande oportunidade de nos integrar e interagir no ambiente de trabalho e finalmente sermos tratados como gente 'normal'", desabafou.

Fonte: D24am

11 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

  3. em algumas companhias de avião (Latam, Gol…) só é permitido o voo gratuito do def.fisico em caso de tratamento médico comprovado, para isso deve preencher cadastro valido por um ano, no caso do acompanhante terá 50% de desconto na viagem. melhores informações no Youtube “Pessoas com deficiência terão passe livre em aviões” ou similares. boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *