Projeto Experimentando Diferenças chega ao Shopping Estação BH

Compartilhe:

O Shopping Estação BH, em Belo Horizonte, será palco da 8ª etapa do projeto Experimentando Diferenças, que tem como objetivo formar espectadores para os Jogos Paralímpicos de 2016 e fazer com que o público experimente as sensações e limitações dos esportistas paralímpicos. O evento, que possui chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), é patrocinado pela Caixa Loterias. A arena será montada para a prática e demonstração dos esportes de 31 de janeiro a 9 de fevereiro. Durante o período de exposição, atletas medalhistas mundiais estarão presentes para  interagir com os visitantes.

O Experimentando Diferenças ocorre em dez capitais e apresenta um palco cenográfico de 160m², construído especialmente para o evento. No espaço, o público vivencia emoções semelhantes àquelas sentidas pelos atletas nos esportes paralímpicos. Futebol (chute a gol) com olhos vendados e utilizando a bola sonora, bocha, além de corrida e basquete em cadeira de rodas podem ser ‘experimentados’. Um grupo de monitores auxilia o público nas atividades esportivas.

O público infantil também participa da ação brincando com um game com a temática dos esportes paralímpicos, desenvolvido especialmente para o evento. “Estamos trabalhando desde agora para sensibilizar o público para a competição em 2016, além de incentivar a experimentação de novas sensações e promover a inclusão social”, explica Fernando Rigo, organizador do evento.

Simultaneamente à arena de experimentação, estará exposta a mostra fotográfica Caravana Vencedores, composta por 60 imagens capturadas pelo premiado fotógrafo Sérgio Dutti, publicadas no livro Vencedores, que retratam a preparação e o desempenho dos atletas brasileiros nos Jogos de Londres-2012.

Dutti já recebeu importantes prêmios como Vladimir Herzog e Prêmio Abril de Fotojornalismo. “Após cobrir política e economia e acompanhar dramas sociais e catástrofes, esse trabalho me deu a oportunidade e a honra de assinalar em meu currículo uma experiência fabulosa, que espero continuar desenvolvendo”, comenta o fotógrafo.  A realização do projeto conta ainda com o apoio técnico da ANDEF (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos).

SERVIÇO

Projeto Experimentando Diferenças e Exposição Fotográfica Caravana Vencedores 
Quando: de 31/1 a 9/2
Onde: Shopping Estação BH
Endereço: Av. Cristiano Machado, 11.833, bairro Venda Nova
Funcionamento: Segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 12h às 20h;
Quanto: Gratuito

Mais informações:
www.facebook.com/www.experimentandodiferencas.com.br
www.experimentandodiferencas.com.br
www.flickr.com/photos/experimentediferencas/

 

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)