Laboratório usa robótica para tratar deficientes de graça em Mogi Mirim

Compartilhe:

A unidade de Mogi Mirim (SP) da Rede de Reabilitação Lucy Montoro iniciou, nesta sexta-feira (14), as atividades de seu primeiro laboratório de robótica da região de Campinas (SP). O espaço oferecerá, de graça, atendimento para deficientes físicos com tecnologia de ponta. Entre os recursos usados estão softwares de jogos virtuais e poltrona robô para estimular os movimentos.

O tratamento é indicado para pessoas que tiveram acidente vascular cerebral (AVC), esclerose múltipla e paralisia cerebral. De acordo com o coordenador médico da Rede Lucy Montoro, Eduardo Freire, a ressonância magnética dos pacientes que utilizaram esses laboratórios em São Paulo (SP) mostrou uma melhora depois do tratamento. “A melhora é através de um estímulo de células cerebrais, ou seja, áreas provavelmente lesionadas, são desenvolvidas”, explica.

Por meio da interatividade, é possível realizar tarefas de forma personalizada e assistida com retorno contínuo, proporcionando em média 1 mil movimentos a cada sessão. Os equipamentos que vão integrar o novo laboratório foram desenvolvidos pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

Reabilitação
Desde a inauguração, a unidade de Mogi Mirim da Rede de Reabilitação Lucy Montoro realizou mais de 5,5 mil consultas médicas e dispensou cerca de 1 mil equipamentos entre órteses, próteses e meios auxiliares à locomoção. Os beneficiados são pacientes encaminhados por meio dos departamentos regionais de saúde de São João da Boa Vista (SP) e Piracicaba (SP).

O serviço de reabilitação está instalado em dois espaços físicos: uma unidade de atendimento ambulatorial que oferece reabilitação às pessoas com deficiência ou doenças potencialmente incapacitantes, e um centro de cuidados complementares. De acordo com o coordenador médico da rede, para participar do tratamento, o paciente deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima para encaminhamento ao instituto e triagem.

O paciente que quiser mais informações sobre o tratamento pode entrar em contato com a Rede Lucy Montoro pelo telefone (19) 3806-5063.

Fonte: G1 Campinas e região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *