Paixão de Cristo de Gravataí retorna com recursos de acessibilidade

Compartilhe:

Pela primeira vez, pessoas com deficiência visual poderão acompanhar em totalidade o espetáculo ‘Paixão de Cristo’, promovido pela Prefeitura de Gravataí, por intermédio da Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc) e Cia de Atores Independente. Para facilitar a imaginação desta parcela do público, na sessão desta quinta-feira (17) ocorrerá a narração dos detalhes da peça teatral, através do recurso de audiodescrição. Será disponibilizada uma cabine com fones de ouvidos para que essas pessoas tenham acesso à transmissão.

Este público específico, conforme explicou a audiodescritora da Mil Palavras Acessibilidade Cultural, Letícia Schwartz, terá pleno contato com som ambiente. “A audiodescrição ocorrerá durante as pausas e servirá como complemento”, explicou Letícia, responsável pela autodescrição da encenação da ‘Paixão de Cristo’. A técnica, segundo ela, é utilizada no Brasil há cerca de 10 anos, mas só nos últimos três anos começou a ganhar projeção. “O recurso possibilita que deficientes visuais tenham acesso a qualquer produção cultural”, sublinhou.

A ‘Paixão de Cristo’ será encenada nesta quarta (16) e quinta-feira (17), a partir das 20h, no Parcão. Com texto e direção de Daniel Assunção, o espetáculo descreve os últimos da vida de Jesus antes da sua crucificação. Exibida desde 1999, o espetáculo é hoje um dos principais eventos culturais do Vale do Gravataí, atraindo um público superior a 12 mil expectadores nos dois dias de apresentação. Está inserido no calendário oficial de eventos do município desde 2010, sendo que este ano comemoram-se os 15 anos da realização da primeira edição do evento.

SERVIÇO:
O quê: Paixão de Cristo de Gravataí, com a Cia. d­e Atores Independentes. Texto e direção cênica de Daniel Assunção
Quando: Dias 16 e 17 de abril de 2014, quarta e quinta-feira, às 20h
Onde: Parcão de Gravataí, Parada 79, Centro
Quanto: Entrada franca
Acessibilidade para cadeirantes, obesos e audiodescrição no dia 16 para deficientes visuais.

Fonte: Prefeitura de Gravataí