Academias para pessoas com deficiência chegam a Lins e Penápolis (SP)

Compartilhe:

Penápolis (SP) recebeu no sábado, 03 de maio, uma Academia Adaptada para pessoas com deficiência, que foi instalada ao lado do Ginásio de Ginástica, no Parque Maria Chica. A academia foi implantada por meio de parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e a prefeitura do município.

A academia possui dez conjuntos de musculação e ginástica de baixo impacto físico e pode ser utilizada por pessoas com e sem deficiência. Entre os equipamentos estão a máquina giro de punho, bicicleta de mão, máquina para remada sentado, entre outros. 

De acordo com o Censo IBGE 2010, a região de Penápolis conta com 58.510 pessoas com deficiência, destas, 4.437 tem deficiência física. O uso dos equipamentos auxilia nas capacidades físicas, postura, mobilidade e independência nas atividades da vida diária. Além disso, há benefícios diretos na melhora da autoestima, autonomia e qualidade de vida. O uso desses equipamentos de musculação adaptados deve ser devidamente orientado e supervisionado por profissionais de educação física.

O projeto de entrega de academias adaptadas para os municípios paulistas tem o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência na prática de atividades esportivas e contribuir para melhora da capacidade física, postura e mobilidade dos praticantes. Há uma previsão de entrega de 200 academias adaptadas em todo o estado de São Paulo.

A cidade de Lins (SP) também recebeu na última semana uma Academia Adaptada para pessoas com deficiência. Instalada no Horto Florestal da cidade, a academia foi implantada por meio de parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e a prefeitura do município.

Os equipamentos adaptados funcionam anexo à academia, ao ar livre, e podem ser utilizados por pessoas com e sem deficiência. Segundo a prefeitura do município, esta é a segunda academia adaptada de Lins, outras seis serão instaladas por meio de parceria com o Governo. A academia de Lins é aberta ao público todos os dias da semana, das 6h às 19h.

Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *