Primeiro celular em braille do mundo é lançado com preço popular

Compartilhe:

A empresa britânica OwnFone lançou oficialmente na última segunda-feira (19) o primeiro celular em braille do mundo, que custa 60 libras (cerca de R$ 223), no Reino Unido. Para quem não sabe ler em braille, o smartphone ainda oferece uma cobertura opcional com teclas de letras em alto relevo no teclado.

Voltado para quem tem deficiência visual, ele é fabricado todo com impressão 3D, segundo o seu inventor Tom Sunderland. Em entrevista à BBC, ele diz que o método foi suficiente para criar os botões personalizados em braille de maneira rápida e econômica. O design do gadget, por sua vez, é bem arredondado, e ele está disponível em várias cores.

“O telefone pode ser personalizado com dois ou quatro botões pré-programados para ligar para amigos ou serviços de emergência. É o primeiro telefone com teclado impresso em 3D, e para quem não sabe ler Braille, podemos imprimir textura e texto em alto relevo”, conta o inventor do aparelho.

Quem deseja comprar um telefone tem que entrar no site da companhia e criar um design customizado de acordo com as necessidades pessoais. Vale lembrar que uma empresa indiana já fez um protótipo de smartphone com braille em 2013, porém, esse é o primeiro que, de fato, acaba saindo do papel.

Fonte: Techtudo