Inaugurada academia adaptada para pessoas com deficiência em Monte Mor (SP)

Compartilhe:

Monte Mor (SP) ganhou neste sábado (24) a primeira academia ao ar livre com equipamentos adaptados para pessoas com deficiência. Conquistada por meio de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a academia foi inaugurada com a participação de autoridades e da população montemorense.

Localizada na Rua Aniceto Muniz Alves, no bairro Jardim Paulista, ao lado do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), a academia ficará aberta de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. O prefeito Thiago Assis (PMDB) comentou sobre mais essa conquista para o município. “Nossas obras são voltadas para as pessoas, para as famílias, e esta não é diferente. As pessoas com deficiência de Monte Mor têm a oportunidade agora de praticar exercícios físicos em uma academia ao ar livre especialmente adaptada para elas”, afirmou. O prefeito informou ainda que outras academias ao ar livre serão implantadas em breve no município, tanto na região dos bairros como na região central.

No total, são dez equipamentos diferentes disponibilizados na academia adaptada: máquina de tríceps; máquina de bíceps; máquina supino vertical; máquina remada sentado; máquina abdominal; máquina twist; jogo de barras; jogo de barras paralelas; máquina giro de punho; e bicicleta de mão. A diretora de Desenvolvimento Social, Sandra Medeiros, também falou sobre a importância da academia no atendimento das pessoas com deficiência. “Fizemos um levantamento e esta é a região com maior número de pessoas com necessidades especiais. Acredito que será de grande valor para elas, trazendo qualidade de vida e a possibilidade de se fazer exercícios físicos, de fortalecer os membros superiores principalmente”, explicou. Ela informou ainda que a academia contará todas as quartas-feiras com a presença de um orientador físico.

De acordo com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o objetivo da academia é melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência com o favorecimento da reabilitação física; estimular à prática de esportes em equipamentos adaptados compatíveis às necessidades físicas e patológicas do usuário; utilizar o esporte como meio de promoção da inclusão social, além do resgate e estímulo da autoestima promovendo a cidadania.

Também estiveram presentes na solenidade de inauguração, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Flávia Beckedorf, os secretários municipais Vilson Ribeiro Amaral (Planejamento e Obras) e Adelício Paranhos (Segurança e de Defesa Civil), diretores municipais, vereadores, servidores públicos municipais e população em geral.

Fonte: Portal Novidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *