Crea-MT constata falta de acessibilidade no Fifa Fan Fest

Compartilhe:

Para o período dos jogos da primeira fase da Copa do Mundo, foi preparado um local especial para receber os turistas torcedores em Cuiabá (MT), o Fifa Fan Fest. Instalado no antigo Parque de Exposições da Acrimat, o espaço tem uma área de 40 mil metros quadrados e capacidade de até 52 mil torcedores, onde serão transmitidos os jogos, seguidos de shows nacionais e regionais, do dia 12 a 24 de junho.

A pedido do Ministério Público Estadual, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) realizou uma operação fiscalizatória para averiguar a documentação das instalações e atividades realizadas no local e principalmente analisar se o local está acessível a toda população, condição imposta por lei federal e constante também no Plano Diretor do município. "É importante salientar  que este espaço deve estar preparado para receber torcedores com todos os tipos de necessidades, afim de proporcionar um tratamento igualitário a todos, direito este constitucional", esclareceu Givaldo Dias Campos, coordenador de acessibilidade do Crea-MT.

Durante a operação, ficou constatado que o espaço não está adequado para receber as pessoas com deficiência, uma vez que as calçadas, arquibancadas, balcões de atendimento, principais acessos e até mesmo o palco não estão instalados de acordo com as normas de acessibilidade. "O que verificamos é que as pessoas com deficiência motora, visual e auditiva não terão como frequentar o espaço. Faltam pisos táteis, rebaixamentos adequados, sinalizações, rampas de acesso com corrimões, enfim, visivelmente o espaço não atende o direito fundamental de igualdade e dignidade que se esperava já que se trata de um espaço público que receberá milhares de pessoas vindas de várias partes do mundo.

O  relatório completo contendo todas as irregularidades encontradas no local foi encaminhado no mesmo dia da vistoria (11/06), ao Ministério Público para a tomada das providências cabíveis. 

Fonte: Expresso MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *