São Caetano do Sul (SP) ganha aplicativo que garante às pessoas cegas informações completas sobre ônibus urbanos

Compartilhe:

Em conjunto com a Prefeitura de São Caetano do Sul (SP) e a empresa de ônibus VIPE, a Cittati, empresa de soluções inteligentes para Mobilidade Urbana, acaba de lançar o aplicativo CittaBus Acessibilidade nessa cidade. Trata-se de um programa para pessoas cegas ou com deficiência visual que se utilizam de smartphones com plataformas iOS e Android. O aplicativo, quando acionado, fornece em tempo real informações completas sobre o sistema de ônibus urbano da cidade (paradas, linhas e previsões de chegada).

O CittaBus Acessibilidade é gratuito. Funciona através das informações enviadas pelos cerca de 50 ônibus que circulam na cidade equipados com GPS. São Caetano do Sul é a primeira cidade do Estado de São Paulo a contar com esse sistema em 100% da frota. Os dados enviados ajudam a fornecer informações para o aplicativo.

O aplicativo é uma versão desenvolvida especialmente para pessoas cegas. Foi idealizado pelo desenvolvedor de software Luiz Eduardo Porto, que possui deficiência visual. "Esta solução é um complemento importante do nosso portfólio. Estamos trabalhando para levar o CittaBus Acessibilidade para mais cidades do país", diz Ramon Canales, gerente de produto.

Com o aplicativo, o usuário de ônibus consegue saber qual os pontos mais próximos de onde se localiza, quais as linhas que percorrem esse ponto e em quanto tempo os ônibus chegam na parada. Também é possível obter essas mesmas informações de pontos distantes de onde o usuário do aplicativo se encontra. Basta localizar no mapa. "Isso garante bastante independência para quem tem deficiência visual", afirma Porto.

Recife foi a primeira cidade do Brasil a ter o mesmo serviço. Em fevereiro, a capital de Pernambuco lançou o CittaBus, aplicativo que contempla o mesmo tipo de informação para toda a população.