Após veto, Federação de taekwondo homenageia atleta com deficiência

Compartilhe:

A Federação Mundial de Taekwondo (WTF) homenageou, com uma faixa preta personalizada, o atleta de Praia Grande (SP), Nathan Torquato, impedido de lutar o Campeonato Mundial cadete, realizado em Baku, capital do Azerbaijão. Ele foi vetado por conta de uma má formação congênita no braço esquerdo. A faixa foi entregue pelo presidente da Federação Mundial, Chungwon Choue.

Nathan, de 13 anos, que normalmente participa de competições contra atletas sem nenhum tipo de deficiência foi impedido de participar da disputa do Campeonato Mundial, após o corpo médico da WTF alegar que o atleta não teria condições de igualdade contra os outros participantes. A mãe do lutador, inclusive, utilizou as redes sociais para para desabafar e disparar contra a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).

O garoto chegou a fazer uma campanha de arrecadação de verba para conseguir ir ao Azerbaijão. Nathan pediu dinheiro em semáforos e contou com apoio de empresários para juntar cerca de R$ 20 mil para que ele e a mãe fossem ao país europeu para a disputa do Mundial.

Em 2014, Nathan foi campeão do Open cidade Maravilhosa, no Rio de Janeiro e vice-campeão da Copa das Confederações, no Rio Grande do Norte. Além disso, ele também ficou em segundo lugar no Paulista, categoria cadete.

Fonte: Globo Esporte

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *