Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo comemora 25 anos

Compartilhe:

Há 25 anos, em 21 de agosto de 1989, era criado em São Paulo o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência como resultado dos movimentos sociais pela inclusão dessas pessoas na cidade.

O CMPD, como é mais conhecido, é o órgão que representa as pessoas com deficiência junto à Prefeitura de São Paulo, sendo o responsável por fiscalizar, elaborar e acompanhar a implementação de políticas públicas para a inclusão dessa parcela importante da população paulistana. Segundo dados do IBGE, a maior cidade do país possui 2,7 milhões de pessoas que se autodeclararam com alguma deficiência.

Nestes 25 anos, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência participou de conquistas como a inclusão pelo SUS de ações preventivas a fatores causadores ou agravantes de deficiências, a adaptação arquitetônica de espaços de uso público, a reserva de 10% de unidades em projetos habitacionais para famílias com pessoas com deficiência e de 5% de vagas nos programas municipais de geração e complementação de renda. Atualmente, o Conselho têm atuado na reformulação do regulamento do Serviço Atende, da SPTrans, para transporte de pessoas incapacitadas de usarem a rede de ônibus e metrô.

O CMPD é formado por integrantes da sociedade civil, sendo 7 conselheiros titulares e respectivos suplentes, eleitos a cada dois anos por voto popular. A sua estrutura de funcionamento é disponibilizada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Qualquer pessoa com deficiência e moradora da cidade de São Paulo, bem como representantes legais podem participar das atividades do CMPD. Para saber mais, acesse www.prefeitura.sp.gov.br/cmpd e www.facebook.com/cmpdsaopaulo