Ação paralímpica traz a Campinas (SP) o projeto “Experimentando Diferenças” e exposição

Compartilhe:

A exposição Caravana Vencedores, que traz momentos impactantes e emocionantes dos paratletas brasileiros e internacionais na última edição dos Jogos Paralímpicos de Londres retratados em 60 imagens do premiado fotógrado Sergio Dutti, chega a Campinas (SP) após passar por 14 cidades do País. Junto com a mostra, o público poderá vivenciar as sensações de um atleta paralímpico no projeto Experimentando Diferenças. As atividades ocorrem no shopping Parque das Bandeiras a partir desta quarta-feira (27). A exposição terá um coquetel de abertura na quinta (28), às 19h, e ficará aberta para visitação a partir de sexta (29). A entrada é gratuita.

No projeto “Experimentando Diferenças”, os visitantes poderão ter contato com as modalidades disputadas pelos atletas paralímpicos, como no futebol (chute a gol) com olhos vendados e bola com guizos (bola sonora); na bocha, na corrida e no basquete em cadeira de rodas. Uma equipe de monitores auxiliará os visitantes durante as atividades esportivas. De quinta a domingo, atletas medalhistas dos esportes adaptados interagem com o público, convidado a "entrar na pele" de uma pessoa com deficiência.

A proposta do evento é sensibilizar o público para as conquistas e o valor dos atletas paralímpicos brasileiros, com vistas à Paralimpíada, que será realizada no Rio de Janeiro em 2016.

Na modalidade paralímpica, o Brasil é campeão imbatível no futebol há 13 anos. Troféus e títulos no basquete, judô, canoagem, atletismo, dentre outras modalidades esportivas, são conquistas dos brasileiros há muito tempo. Mas enquanto na Europa, por exemplo, eles têm notoriedade de estrelas, no Brasil são pouco reconhecidos. "Nosso sonho é que as Paralimpíadas ganhem, também, o coração da torcida brasileira”, diz Fernando Rigo, idealizador do projeto, que tem o aval do Comitê Paralímpico Brasileiro e o patrocínio da Caixa Loterias.

Exposição de fotos
Os cliques expostos na exposição "Caravana Vencedores" compõem o livro “Vencedores” e Campinas é a 15ª cidade a receber a mostra. Para realizar o projeto, o fotógrafo Sergio Dutti acompanhou os Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012, quando atletas do Brasil conquistaram um surpreendente 7º lugar nos resultados gerais e ficaram à frente de atletas de potências paraolímpicas, como a Alemanha.

Nas imagens, Dutti dá destaque para as feições dos atletas, o que emociona o espectador. A exposição tem um colorido especial que dá uma alegria ao ambiente. A mostra fez parte também do lançamento do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência, vinculado à Secretaria-Geral da Presidência da República, no Palácio do Planalto. "Caravana Vencedores" abriu a 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com o tema “A história em suas mãos” e participou do Congresso Internacional sobre Saúde da Pessoa com Deficiência no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.

Serviço
Projeto "Experimentando Diferenças" e exposição "Caravana Vencedores"
Local: Praça de Eventos (2º Piso) do shopping Parque das Bandeiras. Avenida John Boyd Dunlop, 3900, Jardim Ipaussurama – Campinas (19) 3728-4000
Data: 28 de agosto a 7 de setembro (a exposição terá um coquetel de abertura no dia 28,  às 19h, e abre para visitação no dia 29)
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 12h às 20h
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Fonte: Campinas.com.br

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *