No Amapá, jiu-jítsu ajuda criança de dez anos com deficiência a vencer limitações físicas

Compartilhe:

Quem sonha em obter sucesso em qualquer que seja o esporte, sabe muito bem que os desafios vão existir ao montes e sempre. Em esportes de contato físico como judô, caratê ou jiu jítsu, o grau de dificuldade aumenta consideravelmente e o que para muitos poderia ser somente mais uma atividade esportiva, está se tornando uma ferramenta superação e motivação para o o garoto Lucas Tiago, de apenas dez anos de idade, em Macapá (AP). O jovem encontrou no jiu-jítsu a ferramenta que faltava para ajudar no desenvolvimento e na melhoria da qualidade vida. Além disso, o pequena já vem destacando entre os colegas.

O garoto de origem humilde reside numa área ponte no bairro Muca, Zona Sul da capital amapaense, e nunca havia praticado qualquer tipo de modalidade esportiva. Ele nasceu com artrogripose múltipla congênita e ainda na formação dentro da barriga da mãe, foi gerado de joelhos. A mãe, Jacione Campos, de 32 anos, conta que antes o menino não tinha iniciativa e dependia muito dela. Após iniciar os treinamentos no projeto social 'Faixa Preta: Formando Campeões', a mudança foi surpreendente.

– Em casa, ele me pedia pra fazer de tudo. Era uma dificuldade até quando precisa sair de casa. Mas, quando ele começou aqui no projeto, vi que se tornou mais independente e até querendo fazer as coisas sozinho. Ele agora quer ir pra escola sozinho, vir para os treinos sozinho e melhorou muito em sala de aula. Ou seja, o esporte tem ajudado bastante – disse. 

A descoberta do jovem talento foi feita por Daimon Castelo. Ele via diariamente o garoto sendo levado para escola, bem próximo de onde funciona as atividades do projeto social, do qual é fundador. O professor de jiu-jítsu acreditou que o garoto que era levados à escola em uma cadeira de rodas, poderia surpreender a todos. Não deu outra: Tiago não parou mais.

– Encontrava o Tiago quase que todos os dias, quando também ia deixar minha filha na escola. Sempre acreditei que as pessoas têm um poder de superação e com ele não foi diferente. Falei com a mãe dele e ela também apostou no garoto. Desde então, treina forte, se dedica nos golpes e é o primeiro a chegar para os treinos.

Tiago segue uma rotina de treinamento pesado. Ele se prepara para a primeira competição oficial prevista para ocorrer no Pará, em outubro. O garoto realiza exercícios de igual para igual com os outros colegas, não tem e não dá moleza. Com a companheira Sofia, raspagem, pegada pelas costas e montada são golpes que a menina precisa tomar cuidado.

– Ele é muito rápido e se não tomar cuidado, ele finaliza a gente – diz a menina.

O garoto conta que tudo aconteceu de maneira inesperada e agora acredita que tem condições de vencer os adversários. Apesar do otimismo, ele afirma que só irá conseguir sucesso se treinar bastante. Tiago diz que ainda tá começando e que em breve os resultados positivos vão aparecer.

– Quero continuar treinando muito aqui com o professor até começar a competir. Faz pouco tempo que estou treinando e preciso treinar bastante até a primeira competição. Acho que daqui com um tempo, vou começar a ganhar medalhas e isso vai ser bom – entusiasma-se.

E assim Tiago vai continuando, dando uma prova de quem tudo é possível, basta acreditar como ele acreditou.

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *