Pessoas com deficiência desfilam pela primeira vez em passarela de Fortaleza, CE

Compartilhe:

Quinze pessoas com deficiência participaram de uma experiência diferente na última quarta-feira (24) em Fortaleza. O grupo desfilou pela primeira vez em uma passerela de moda com uma coleção de roupas feitas exclusivamente para ele. O desfile, realizado pelo Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) fez parte da programação do Ceará Summer Fashion.

Em parceria com agência, o Cepid selecionou os modelos para o evento, todos com algum tipo de deficiência. Uma turma de 45 alunos participou do curso de modelo e manequim. Quinze deles foram escolhidos para desfilar nesta quarta-feira (24), entre ele, pessoas com deficiência visual, cadeirantes e pessoas com síndrome de down. Também foram realizados cursos de maquiagem e fotografia.

A cadeirante Shirley Kátia foi uma das modelos do desfile. "Foi uma experiência muito maravilhosa. Como é a primeira vez, é muito diferente. Eu não imaginava que um deficiente poderia desfilar em uma passarela", disse.

As roupas apresentadas no desfile são o resultado do 1º Concurso Ceará Moda Acessível. Doze estudantes de instituições técnicas ou de ensino superior e profissionais formados na área de moda participaram do concurso, dos quais oito tiveram trabalhos selecionados. "A gente notava que o mundo da moda estava sempre à parte dessa inclusão profissional. Nós lançamos o concurso em que estilistas pensassem o conceito de moda dentro da acessibilidade", afirma a coordenadora do Cepid, Regina Tahim.

Fonte: G1