Academia da Acep para pessoas com deficiência visual é reinaugurada no Piauí

Compartilhe:

As pessoas com deficiência visual que são atendidas pela Associação dos Cegos do Piauí (Acep) poderão contar novamente com um lugar todo especial para praticar exercícios físicos. Foi reinaugurada na úlima quarta-feira (08) a academia de ginástica da associação, que conta com diversos equipamentos e profissionais diariamente disponíveis para orientar os frequentadores.

Criada em 2008, a academia fechou as portas por falta de manutenção e sua reabertura é fruto da reivindicação dos alunos da Acep. “As pessoas com deficiência visual possuem poucas opções para praticar atividades físicas, portanto, neste ano, uma das prioridades da associação foi atender ao pedido desses alunos e reaparelhar a academia, além de recuperar as instalações físicas e hidráulicas”, conta o presidente da Acep, Aluísio Carvalho.

Ainda de acordo com o presidente, a iniciativa tem como objetivo oferecer um lugar específico e seguro para que estas pessoas possam cuidar da saúde e ficar em forma. “Os alunos também serão acompanhados por um médico especialista em clínica geral para que não corram nenhum risco de praticar atividades que acarretem algum problema”, destacou Aluísio.

Na reinauguração do espaço, os convidados puderam conferir ainda o coral da Acep, composto por alunos com deficiência visual que também frequentarão a academia. Representando a secretária Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Larissa Maia, o coordenador de acessibilidade da Seid, Claude Girão, esteve presente na ocasião e conheceu a nova estrutura do local.

“A academia apresenta ótimas condições e será uma forte ferramenta na prevenção de doenças degenerativas e mesmo como fator de socialização e reabilitação importante entre esse público, que ainda possui uma grande tendência ao isolamento social e a não participação em atividades que visam o aprimoramento da saúde e qualidade de vida”, ressaltou o coordenador.

Segundo estudos realizados ainda este ano e publicados na Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, o sedentarismo entre as pessoas com deficiência visual é alarmante. Para Francisca Silva, que pretende se matricular na academia, a iniciativa incentiva este público a levar uma vida mais saudável, não abrindo mão dos exercícios físicos, requisito indispensável para o bem estar de qualquer cidadão.

Fonte: Cidade Verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *