Conheça brinquedos para crianças com deficiência visual

Compartilhe:

Escolher um brinquedo em uma loja especializada é um verdadeiro desafio diante de tantas opções. Isto é, torna-se difícil escolher se estamos falando de uma criança comum. 

Mas e quando falamos de brinquedos para uma criança com deficiência visual? Como para qualquer outra criança, brincar é fundamental para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas (memória e atenção) e sociais. Além do mais, o brinquedo pode ser um recurso pedagógico, quando pensamos nos conhecimentos atrelados à escrita, leitura e até ao cálculo ou às ciências.

Claro que alguns brinquedos podem ser adaptados e ajudam as crianças nesse processo de aprendizagem próprio, como é o caso da massa de modelar e outros brinquedos que envolvem texturas e sons, mas brinquedos apropriados que considerem as necessidades específicas de uma criança com deficiência visual são poucos.

Veja algumas opções de brinquedos específicos para crianças com deficiência visual:

Foto de um alfabeto em braille

Foto de um cubo em braille

Foto de um relógio de madeira tátil

Fonte: Deficiente Ciente

6 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *