Pessoas com deficiência reclamam da falta de acessibilidade em Teresina, no Piauí

Compartilhe:

A simples ação de ir e vir é uma tarefa quase impossível para quem tem mobilidade reduzida. A dificuldade não é apenas de locomoção, mas também de assistência por parte do poder público. Uma política municipal assegura que as ruas onde moram pessoas com deficiência sejam asfaltadas, mas em Teresina isso não está sendo feito.

De acordo com Atenilton Marques, presidente Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), os próprios deficientes tem que procurar meios para enfrentar os problemas. “O conselho tem que encontrar uma saída para resolver esses problemas. Todas estão impedidas de estudar, trabalhar e ter uma vida com dignidade”, disse.

O conselho que defende pessoas com deficiências em Teresina, disse que recebeu no ano passado 96 pedidos para viabilizar melhorias em ruas que não tem a menor condição de uso para cadeirantes e outras pessoas com algum problema de locomoção.

O poder público disse que investiu R$ 1,5 milhão em obras de acessibilidade a cada ano, com calçadas sinalizadas e rampas. Mas Justina Soares, da Comissão de Defesa dos Direitos aos Deficientes da Ordem dos Advogados do Brasil, disse que esses órgãos não facilitam a vida. “Temos um decreto que regulamenta a lei da acessibilidade com dez anos tramitando e ainda não se adequaram a isso”, contou.

Fonte: G1

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *