Idosos e pessoas com deficiência têm direito ao transporte público de graça em MG

Compartilhe:

Idosos e pessoas com deficiência e com renda individual inferior a dois salários mínimos têm direito à gratuidade no serviço intermunicipal de transporte coletivo de passageiros. Em Minas Gerais é preciso fazer uma carteirinha do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (Sindpas).

Para obtê-la, o interessado deve comparecer a um dos postos de atendimento do Sindpas levando os seguintes documentos: cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante atualizado de endereço; uma foto 3×4 recente e sem rasuras; comprovante de renda.

Aposentados e pensionistas do INSS devem apresentar o demonstrativo de crédito e benefício (DCB), emitido pelo banco onde eles recebem seus benefícios. Pessoas com deficiência precisam também apresentar o laudo médico-pericial emitido por profissional de saúde pertencente a entidade integrante do Sistema Único de Saúde (SUS). A carteira fica pronta em 30 dias e deve ser retirada no mesmo local onde foi solicitada.

Há um posto de atendimento na rodoviária de Belo Horizonte e também no Espaço Cidadania da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Este posto funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. O endereço é Rua Martim de Carvalho, 94, no bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul da capital mineira. Mais informações no site do Sindpas.

Fonte: G1

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *