Estudantes analisam perfil de pessoas com deficiência que cursam Ensino Superior

Compartilhe:

Alunos dos cursos de Enfermagem, Direito e Administração das FIPA (Faculdades Integradas Padre Albino) estão finalizando uma pesquisa sobre a inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior.

A pesquisa constitui-se em um dos temas fundamentais para aqueles que estão inseridos no contexto educacional. A professora doutora Maria Rita Braga, do curso de Enfermagem das FIPA, com a colaboração do professor Nilson Mozas Olivares, do curso de Administração, coordena sete alunos no projeto de pesquisa intitulado em “Inclusão no Ensino Superior: perspectiva docente e discente”.

De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Padre Albino, a legislação sobre o tema – Aviso Circular 277/96, Portaria 1679/99 e Portaria 3284/03, dentre outras, dispõe sobre a responsabilidade das Instituições de Ensino Superior em assegurar condições que viabilizem o ingresso e permanência do aluno com deficiência.

“O objetivo desse estudo é apreender a perspectiva docente e discente sobre o processo de inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior”, explica a professora Maria Rita.

O estudo está sendo realizado com docentes e discentes das FIPA, após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, e os dados serão coletados nos dois câmpus, por meio de questionário. A previsão é finalizar a pesquisa no próximo mês. A pesquisa terá a duração de um ano.

Fonte: O Regional

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *