Programa entrega próteses e cadeiras de rodas em Caraguatatuba, SP

Compartilhe:

O Programa Municipal de Tecnologia Assistiva entregou 13 próteses e três cadeiras de rodas para pessoas com deficiência, totalizando, este ano, 47 equipamentos concedidos. O encontro ocorreu na secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, no Indaiá, em Caragatuatuba (SP).

O Programa foi implementado pelo Governo Municipal, por meio do Decreto 80, de 7 de maio de 2014, que disciplina a forma de concessão de empréstimo dos equipamentos. O objetivo é promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão.

O prefeito Antônio Carlos e o vice-prefeito Antônio Carlos Junior estiverem presentes no evento. De acordo com o prefeito, o programa tem a meta de atender, com recursos do Município, mais rapidamente a população que necessita de próteses, cadeiras de rodas e equipamentos que lhes proporcionem mais qualidade de vida. “Ainda este ano, vamos inaugurar o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), no Jardim Jaqueira, para atender mais de mil pessoas por mês, com ações educacionais, de saúde, esporte e lazer”, disse.

Em 2014, o Programa Municipal de Tecnologia Assistiva entregou à população 208 equipamentos entre cadeiras de rodas, de banho, órteses, próteses, meios auxiliares (andadores, bengalas, muletas) e adequações posturais.

O Governo Municipal também investiu na instalação de três transfers de piscina – no Centro de Reabilitação, nos Ciase’s Sumaré e Travessão – e um guincho móvel também no Centro de Reabilitação. No Teatro Mario Covas foram instalados um elevador e uma plataforma elevatória. Houve também o contrato com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), no valor de 144 mil reais, para aquisição de tecnologia assistiva. Os investimentos chegam a aproximadamente R$ 400 mil.

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba, afirmou que o Governo Municipal está sempre empenhado em promover políticas públicas voltadas a todos os cidadãos, como também as pessoas com deficiência e os idosos. “Os equipamentos são adquiridos com orçamento municipal e isso tem proporcionado mais agilidade para atender as pessoas com deficiência e idosos”, explicou.

CIAPI – Estão em andamento as obras do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), no Jardim Jaqueira, que contará com 15 salas para atividades diversificadas, quadra de esportes, piscina aquecida, salão de festas, refeitórios, salas para atendimento especializado com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, entre outros profissionais.

A secretária Ivy Malerba disse que no local haverá expansão da política de centro de convivência e inclusão da política de centro dia. “Os participantes passarão o dia realizando diversas atividades, que promovam saúde, educação, lazer e inclusão, ou seja, o desenvolvimento humano e o envelhecimento ativo”.

Fonte: Portal R3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *