Tecnologia auxilia alunos com deficiência nas Etecs e Fatecs em SP

Compartilhe:

Para facilitar o acompanhamento das aulas, estudantes com deficiência visual das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) contam com equipamentos especiais como lupas eletrônicas, leitores de texto digitais, scanners especiais e máquinas de escrever em Braille.

Desde 2014, o Centro Paula Souza, responsável pelas Etecs e Fatecs, investiu R$ 500 mil na compra de 67 aparelhos com tecnologia de ponta que auxiliam na sala de aula e nos estudos extraclasse. Após a conclusão do curso, o material retorna à instituição para o uso de novos estudantes.

Foram adquiridos 16 scanners especiais (ReadEasy Move) e 16 leitores de textos digitais (Victor Reader Stratus) para deficientes visuais totais. Cada estudante recebe um scanner, que digitaliza textos impressos, e um leitor eletrônico para poder ouvir com a qualidade de voz humana diversos tipos de arquivos gravados. Também foram compradas 35 lupas eletrônicas (I-Loview 7 Full HD), que permitem ampliar e capturar textos e três máquinas de escrever em Braille.

Outras ações

Com o objetivo de explorar todas as potencialidades dos aparelhos e auxiliar os alunos no processo de aprendizagem, os professores das Etecs e Fatecs são capacitados pela ONG Laramara (Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual).

A instituição ainda disponibiliza transporte e mobiliário adaptados, tecnologias assistivas, intérprete de libras para acompanhar os alunos nas aulas, e também professores cuidadores que auxiliam estudantes que possuam paralisia cerebral ou déficit de atenção.

Outras informações no site do Centro Paula Souza.

Fonte: Portal do Governo do Estado de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *