BBC cria controle remoto para TV que funciona por força do pensamento

Compartilhe:

Se você pensa que controlar sua TV com a força do pensamento só existe na ficção, está na hora de rever seus conceitos.

Em colaboração com a empresa de tecnologia This Place, a BBC desenvolveu uma forma de escolher quais programas assistir por meio de um aparelho que lê ondas cerebrais do espectador, compatível com a plataforma de conteúdo sob demanda da emissora, o iPlayer.

Usuários podem ligar e operar o aplicativo da BBC ao concentrar-se ou relaxar a mente.

"É um protótipo feito para dar a quem faz nossa programação, nossos especialistas em tecnologia e outros usuários uma ideia de como isso poderá ser usado no futuro", diz Cyrus Saihan, chefe de desenvolvimento de negócios da divisão digital da BBC.

Teste
No primeiro teste, dez funcionários da BBC testaram o aparelho e conseguiram usá-lo para acionar o iPlayer e iniciar a transmissão de um programa, segundo Saihan.

"É mais fácil para alguns do que para outros, mas todos conseguiram fazê-lo funcionar."

Saihan explica que este tipo de tecnologia poderia ser usada por pessoas com uma série de deficiências e que não podem usar facilmente um controle remoto.

A técnica vem se popularizando. Por exemplo, em fevereiro, a empresa Tekever demonstrou como um drone pode ser operado à distância desta mesma forma.

O piloto controlou o robo aéreo usando um touca dotada de sensores eletrônicos capazes de ler sua atividade cerebral.

Fonte: G1

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *