Nova tecnologia pode trazer melhorias ao braile

Compartilhe:

O secretário-adjunto da Secretaria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo, Tuca Munhoz, destacou, para a Rádio Brasil Atual, como o avanço tecnológico trás ferramentas para a inclusão. “Pode servir como apoio e emancipação para pessoas com deficiência”, diz, em referência ao um novo tablet para deficientes visuais. O modelo foi inventado na Áustria e possui capacidade de reproduzir o idioma braile. “É um dispositivo comum que pode passar informações através de pequenas bolhas que se levantam e abaixam conforme a informação surge”, explica.

Para Munhoz, o dispositivo vem em boa hora. “Muitas pessoas consideravam que o braile fosse uma escrita em extinção, dado ao surgimento de tecnologias de reconhecimento de voz em computadores e celulares. Porém, o braile possui sua importância”, diz. “Quero crer que o braile nunca vai desaparecer, pois carrega a função de ser a base da alfabetização, sobretudo para crianças. Esse tablet vai contribuir e fazer com que o braile tenha uma nova vida.”

Fonte: Rede Brasil Atual

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *