Conheça o primeiro relógio inteligente para pessoas com deficiência visual

Compartilhe:

A empresa sul-coreana Dot criou o primeiro relógio inteligente voltado para pessoas com deficiências visuais. O dispositivo, que se chama "the Dot" ("o ponto", em tradução livre), possui um display com 24 pinos que consegue projetar quatro caracteres em Braille por vez. A velocidade com a qual os caracteres são atualizados pode ser controlada pelo usuário.

Segundo o site da empresa, a acessibilidade foi um fator determinante na criação do aparelho: apenas 1% dos livros existentes são traduzidos para Braille, e leitores digitais de livros em Braille custam mais de US$ 2000. O Dot, por sua vez, deve custar menos de US$ 300. Ele também promete ajudar usuários que não saibam Braille a aprender a ler usando essa linguagem.

Além de mostrar o tempo, o relógio também funciona como alarme, possui um aplicativo de mensagens, capacidade de navegação GPS e conectividade Bluetooth 4.0 para interagir com outros dispositivos. Segundo a fabricante, sua bateria lhe permite ficar 5 dias sem precisar recarregar.

Uma funcionalidade do Dot que poucos outros smartwatches (relógios inteligentes) poderiam reproduzir é a de leitor de ebooks. O display em Braille do dispositivo permite tanto que ele transmita mensagens mais curtas quanto textos mais longos. O gesto de correr o dedo pelo display do relógio também deve ser mais confortável do que entar ler um documento na tela de um Apple Watch, por exemplo.

Fonte: Olhar Digital

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *